Para que serve a borrachinha do aparelho? Venha descobrir! | Sorridents - Clínicas Odontológicas
Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Para que serve a borrachinha do aparelho? Venha descobrir!



Após ser colocada toda a armação do aparelho ortodôntico, que consiste na colocação dos bráquetes, dos arcos, das bandas e do tubo, é que chega o momento de posicionar a ligadura estática, que é a tão conhecida borrachinha, que tem importância fundamental no tratamento ortodôntico. E é aí que muita gente se pergunta: mas para que serve a borrachinha do aparelho?

Ela é muito mais que um mero detalhe estético, que se pode escolher uma cor para deixar o sorriso mais personalizado. A borrachinha tem a função de unir e prender o arco nos bráquetes, que ficam colados um em cada dente e necessitam de uma ligadura individual. Desse modo, a borrachinha serve para auxiliar na pressão exercida sobre o dente.

Para entender mais sobre o seu funcionamento, leia o post até o fim e descubra qual o papel da borrachinha no tratamento ortodôntico!

Auxilia na movimentação correta dos dentes

Existem alguns tipos de elástico e cada um deles tem uma função, o que os fazem ter diferentes tamanhos e espessuras. Assim, dependendo da ligadura escolhida, ela pode ajudar a fechar espaços entre os dentes, fazer movimentações ortopédicas, fechar mais a mordida, entre outras funcionalidades.

Dessa maneira, a borrachinha, em conjunto com o bráquete, ativa a movimentação do dente. Nesse caso, elas podem ser mais finas, com força mais branda, ou, se precisar de mais força, são colocados os elásticos mais espessos e grandes. Portanto, a ligadura estática é fundamental para que os dentes se movimentem e sem ela isso não aconteceria.

Contudo, existe o aparelho autoligado, que não precisa da borrachinha, pois a estrutura dos bráquetes, nesse caso, permite que o aparelho exerça uma força constante, o que acelera a movimentação dos dentes. Além disso, a sua principal função é prender ou ligar pressionando o fio metálico ortodôntico nos bráquetes.

Exerce pressão no fio metálico


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


A borrachinha é a peça que exerce pressão no bráquete para que o dente se movimente de acordo com o desejado. Sem ela, o tratamento pode ficar comprometido, uma vez que a falta desse item não influencia apenas naquele dente que perdeu a ligadura, mas também afeta a posição dos dentes vizinhos.

Nesse sentido, ficar muito tempo sem trocar as borrachinhas ou não fazer a reposição quando elas soltarem atrapalhará a movimentação dentária. Vale ressaltar que a borrachinha exerce força ou faz pressão no fio metálico, por isso ela é escolhida de acordo com a força e a direção desejadas e somente um profissional pode escolher quais são os elásticos indicados para cada caso.

Ajuda na correção da mordida

Como o aparelho é usado para fazer um alinhamento dos dentes para que eles sejam colocados no lugar certo, a borrachinha ajuda a corrigir a mordida. No entanto, ela perde sua firmeza após a passagem dos dias, o que diminui sua eficiência na ativação dos movimentos — e é por isso que o paciente sente dor logo que a ligadura é colocada, mas depois passa.

Se a borrachinha for colocada de modo errado, isso poderá influenciar a mordida e todo o tratamento. Desse modo, elas jamais devem ser trocadas por conta própria e somente o ortodontista é capaz de colocar ou trocar a ligadura estática da maneira correta. Assim, não haverá desconforto ou prejuízo ortodôntico. Portanto, a ligadura deve ser trocada regularmente para que o paciente tenha resultados.

Percebeu a importância e para que serve a borrachinha do aparelho? Apesar de fazer toda a diferença estética com suas mais variadas cores, ela exerce uma função essencial para que o tratamento seja efetivo, deixando o paciente com um sorriso saudável e bonito!

Aproveite e complemente seus conhecimentos apendendo também sobre a idade certa para começar a usar aparelho ortodôntico!

Postado em 19/11/2020.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter