Blog Saúde Bucal

Borrachinhas do aparelho você sabe como cuidar

borrachinhas do aparelho você sabe como cuidar

O aparelho dentário, é o método de correção mais utilizado pelos dentistas atualmente. Isso se deve, principalmente, por conta de sua extrema eficácia nos tratamentos que lhe são propostos e pela sua popularidade entre aqueles que se preocupam em exibir belos dentes.

As borrachinhas são muito importantes no aparelho ortodôntico e, por esse motivo, merecem um zelo especial durante todo o tratamento. Sendo assim, aprenda agora como cuidar delas da melhor forma.

Fazendo a manutenção das borrachinhas do aparelho

Ao envolverem certas partes metálicas do aparelho, chamadas braquetes, as borrachinhas não só contribuem para a proteção da boca contra possíveis ferimentos, como auxiliam na sustentação dos fios do aparelho. Assim, uma boa manutenção é necessária para que tudo funcione corretamente. Confira algumas das perguntas mais frequentes feitas por usuários de aparelho:

Quais alimentos posso comer?

Ao iniciar o tratamento com o aparelho dentário, deve-se ter em mente que nem todo o tipo de alimento pode ser consumido, já que  alguns podem danificar o aparelho.

Alimentos como refrigerantes e frutas cítricas, são muito ácidos. Outros, por sua vez, são duros, como sementes, chocolate e frutas secas. Há ainda aqueles que são grudentos, como balas e chicletes. Todos esses devem ser evitados para que não ocorram complicações durante o tratamento.

O segredo é optar por beber bastante água e consumir alimentos menos ácidos e fáceis de mastigar. Entre eles, pode-se citar ovos, peixes, vegetais ou ainda algumas frutas, como banana e melão.

O que posso usar para proteger o aparelho?

As borrachinhas do aparelho, em geral, já possuem a função de revestir os braquetes, como explicamos. No entanto, mesmo assim, há algumas pessoas que não conseguem se adaptar facilmente nos primeiros dias e acabam se machucando.

Nesses casos, há uma cera especial que pode ser colocada nos braquetes, protegendo o aparelho contra danos e evitando machucados na boca.

Como faço para limpar as borrachinhas?

As borrachinhas devem ser limpas todos os dias, a cada escovação. Para isso, realize movimentos leves e circulares em cada dente, retirando qualquer resíduo sem danificar o aparelho.

Não se esqueça de usar o fio dental também, visto que a sujeira entre os dentes é a principal causa de tártaro, o que pode gerar mal hálito e uma má aparência estética nas borrachinhas.

Qual o prazo para trocar as borrachinhas?

O prazo médio para se trocar as borrachinhas é de um mês, já que elas se deterioram com o passar do tempo e acabam perdendo elasticidade.

No entanto, cada troca de borrachinhas deve ser vista com bons olhos, já que é uma oportunidade de deixar os seus dentes estilosos com novas cores e combinações. E atenção! Não tente retirar sozinho as borrachinhas do seu aparelho, pois somente o dentista sabe como realizar o procedimento da melhor maneira.

Borrachinhas transparentes: por que elas amarelam?

As borrachinhas que usamos nos braquetespor serem feitas de ligaduras elásticas, estão mais suscetíveis à oxidação por agentes químicos. Esses agentes, geralmente mais ácidos, são os próprios alimentos que consumimos, como café, refrigerantes e vinho, por exemplo.

A dica é optar por borrachinhas mais escuras, pois são mais difíceis de perderem a coloração e de ficarem manchadas pela ação de outros alimentos, resultando naquele aspecto pouco agradável.

As borrachinhas do aparelho exercem funções muito importantes para a boa eficácia do tratamento dentário. Por esse motivo, é essencial que elas tenham uma boa manutenção e sejam preservadas com os bons hábitos que praticamos no dia a dia.

Gostou do nosso texto sobre como cuidar das borrachinhas do aparelho? Então, aproveite e baixe agora o nosso E-book: Como cuidar da sua saúde bucal para um sorriso perfeito!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada