Blog Saúde Bucal

Aparelho transparente? Confira essa tendência!

Um sorriso alinhado e harmônico pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Promove, inclusive, a melhora considerável da autoestima, uma vez que pode influenciar bastante na apresentação pessoal e até mesmo na vida profissional do indivíduo.

Embora nem todos tenham a sorte de nascer com os dentes alinhados, a evolução da ortodontia ao longo dos últimos anos permitiu que os tratamentos de correção dentária pudessem ser cada vez mais acessíveis e eficientes.

Até pouco tempo, muitas pessoas fugiam do aparelho ortodôntico por não existirem opções mais discretas no mercado. Porém, essa realidade mudou com a chegada de alternativas de tratamento bastante discretas e funcionais, como o aparelho fixo transparente.

Pensando no assunto, separamos as principais informações sobre esse tipo de aparelho. Confira essa tendência!

O que é o aparelho transparente?

O funcionamento do aparelho transparente é bastante parecido com o do aparelho fixo convencional. A grande diferença é que os bráquetes (as peças coladas nos dentes e por onde passa o fio metálico) são confeccionados em um material transparente, o que torna seu uso muito mais discreto em relação aos tradicionais bráquetes metálicos.

Geralmente, o material utilizado para a confecção desse modelo de bráquetes é a porcelana monocristalina. Embora seja possível que essa confecção seja feita em outros materiais transparentes, somente a porcelana monocristalina garante a manutenção da transparência e o não amarelamento ao longo de todo o tratamento ortodôntico.

Além disso, é importante citar que esse material possui uma grande resistência, sendo bastante incomum que os bráquetes se quebrem durante o período de uso do aparelho transparente.

Quando o aparelho transparente é indicado?

Por funcionar da mesma forma que o aparelho convencional, as indicações de tratamento para o aparelho transparente são basicamente as mesmas. Pode-se citar como exemplos o alinhamento dentário, a correção de diastemas, o tratamento de mordida aberta, cruzada e profunda ou mesmo o alinhamento mandibular.

Porém, por se tratar de uma opção de tratamento ortodôntico bastante discreta, a utilização de aparelhos transparentes se dá principalmente por aqueles que se preocupam com a estética ao longo do tratamento. Por essa razão, o aparelho transparente é frequentemente utilizado por apresentadores de televisão, atores e pessoas que trabalham com a exposição da imagem.

Quais são as principais vantagens do aparelho transparente?

O aparelho fixo transparente apresenta diversas vantagens. Ele foi elaborado para ajudar os pacientes durante o tratamento, visto que muitos deles não queriam usar algo que mostrasse tanto. Confira! 

Discreto

A principal vantagem do aparelho transparente é a possibilidade de ser praticamente imperceptível a certa distância. Dessa forma, sua utilização é perfeita para aqueles que se sentem velhos demais para usar aparelhos ou que simplesmente querem preservar a estética dental ao longo do período de tratamento estipulado pelo dentista.

Além disso, é possível citar ainda que o aparelho transparente possui as mesmas funcionalidades que o tradicional aparelho metálico. Ou seja, a sua utilização em detrimento da opção metálica não influencia drasticamente no período de tratamento, sobretudo por já existirem os bráquetes transparentes para aparelhos com o sistema autoligado.

Resistente 

Mesmo que esse aparelho tenha uma aparência mais delicada, ele é muito resistente. Isso porque é elaborado com policarbonato, safira ou porcelana monocristalina. Esses materiais não quebram com facilidade. 

Eficiente 

Há diversos modelos de aparelhos transparentes, mas todos apresentam o mesmo objetivo dos metálicos. Sendo assim, seja qual for a recomendação do dentista para você alinhar os dentes, poderá escolher esse modelo.

Moderno 

Diferentemente dos modelos mais tradicionais que precisam de borrachinhas ou elásticos coloridos, os transparentes não mudam com o passar do tempo. Assim, eles estão sendo muito procurados nas clínicas odontológicas. 

Hoje em dia, por causa dos avanços das ferramentas tecnológicas, os materiais e estruturas estão sendo criados para se adequar às novas necessidades dos pacientes. Eles estão procurando, cada vez mais, por aparelhos confortáveis e discretos. 

Quais são os cuidados necessários com um aparelho fixo transparente? 

É essencial ter muito cuidado no momento de inserir o aparelho fixo transparente para evitar possíveis contratempos. Sendo assim, é necessário que você tenha atenção e zelo, assim não precisará ir ao dentista antes do tempo previsto para realizar a manutenção. Veja as principais recomendações!

Higiene 

A higiene bucal é essencial com ou sem aparelho ortodôntico. Se você fizer uso do modelo transparente, é preciso ter ainda mais atenção. Assim, é necessário realizar uma escovação correta e passar fio dental após todas as refeições. Um bochecho com água morna e bicarbonato de sódio ajuda ainda mais na preservação da cor.

Caso você fique muito tempo fora de casa, é indicado levar todos os produtos para realizar a higiene, para que a cor não escureça. No momento de escolher o modelo do aparelho, o profissional passará todas as recomendações.

Saiba que, para manter ainda mais a tonalidade do aparelho, você pode fazer processos de limpeza e higienização no consultório odontológico, já que o profissional terá todos os produtos necessários para deixar o aparelho ainda mais imperceptível.

Uma correta higienização é primordial para a saúde bucal. Além de conservar o aparelho, evita o surgimento de cáries e de outros problemas. Por essa razão, ela jamais pode ser negligenciada. Com isso, muito dinheiro é poupado.

Alimentação 

A alimentação é um dos aspectos mais capazes de afetar a estética do aparelho transparente. Logo, é fundamental evitar alimentos que apresentam corantes artificiais e naturais para que a cor do aparelho não seja danificada. 

Os principais alimentos que devem ser evitados são o açaí, o refrigerante, a beterraba e o café. Além disso, os alimentos mais duros podem estragar os fios e os bráquetes. Assim, eles precisam ser evitados. 

Muitas vezes, quando o aparelho é quebrado, é necessário realizar a troca. Dessa forma, é necessário ter muita atenção aos alimentos ingeridos. A maçã do amor, por exemplo, favorece a quebra do aparelho e ainda altera a sua cor. Não é nada satisfatório ter que ficar indo ao dentista por causa de falta de cuidado. Portanto, busque evitar alimentos que possam prejudicar o seu aparelho.

Quais as diferenças entre o aparelho transparente e o aparelho invisível?

É bastante comum que as pessoas confundam o aparelho transparente com o aparelho invisível, outra opção de tratamento ortodôntico disponível no mercado. Porém, as duas opções diferem bastante entre si.

O aparelho invisível consiste numa estrutura translúcida e removível, que é feita a partir de um molde dos dentes do usuário. Com um programa de computador, são desenvolvidas várias placas que deverão ser trocadas consecutivamente, de 15 em 15 dias. Dessa forma, os dentes serão alinhados progressivamente, sem que haja necessidade da utilização de estruturas fixas na boca.

Embora essa pareça ser uma opção mais atraente em relação ao aparelho transparente, é necessário pontuar que os tratamentos com o aparelho invisíveis são indicados para casos de desalinhamentos dentários mais simples. Casos mais severos não possuem uma resposta tão eficiente com essa opção e demandam a utilização do sistema tradicional de bráquetes fixos.

Portanto, antes de escolher o aparelho ideal, é necessário ir ao dentista para conhecer seus problemas dentários. Alguns poderão não solucionar seus desvios de alinhamento. Por essa razão, uma consulta em uma clínica especializada é primordial. Saiba que com um aparelho fixo transparente você pode alcançar ótimos resultados sem gastar muito, por isso busque também adotar aquele que cabe no seu bolso.

Então, gostou de saber mais sobre o aparelho transparente? Confira também nosso artigo sobre clareamento dental: antes ou depois de tirar o aparelho ortodôntico?

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

Afinal, o que é sialorreia? Entenda aqui

Algumas doenças podem se manifestar na boca, mas ter uma origem mais profunda — no sistema nervoso, por exemplo. Por isso, é importante cuidar da saúde de todas as maneiras possíveis: com uma alimentação saudável, atividades
Saúde Bucal

Aparelho transparente? Confira essa tendência!

Um sorriso alinhado e harmônico pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Promove, inclusive, a melhora considerável da autoestima, uma vez que pode influenciar bastante na apresentação pessoal e até mesmo na

Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada