Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Saiba o que é preciso para ser um dentista de sucesso


o que é preciso para ser um dentista de sucesso

Ser um dentista de sucesso é um conceito relativo, já que esse é um conceito diferente para cada pessoa. Enquanto alguns acreditam que sucesso é ter muitos clientes, carros e casas luxuosos, outros acham que é ter uma vida tranquila, bem-sucedida, ter qualidade de vida e uma renda que permita parar de trabalhar no futuro para manter um estilo de vida bom, mas não necessariamente luxuoso.

Independentemente do seu conceito de sucesso, provavelmente você deseja alcançá-lo. No texto de hoje, daremos algumas informações e dicas que podem te ajudar nessa tarefa, e assim você poderá saber o que é preciso para ser um dentista de sucesso, confira!

Para saber o que é preciso para ser um dentista de sucesso você vai precisar ir além da técnica

Por mais que a faculdade e as especializações forneçam a parte teórica — que, de fato, é muito importante para essa profissão — para que você seja um dentista de sucesso, é preciso ir além. Você não precisa ser um especialista em todos os setores, mas é importante ter conhecimento em outras áreas além dos procedimentos odontológicos, como essas que separamos:

Finanças e contabilidade

Saber cuidar de suas finanças pessoais é imprescindível e, embora possa parecer muito complicado, a verdade é que, com algumas informações e um pouco de prática, você consegue se sair muito bem.

Para começar, se você não tem uma boa administração do seu orçamento, você pode até ganhar muito bem, mas os resultados não aparecerão e você terá a sensação constante de que tem que trabalhar mais e mais.

Além disso, caso você opte por ter o próprio negócio, você precisará analisar diversas questões financeiras e estar preparado pode fazer toda a diferença.

Vendas

Muitas pessoas associam o ato de vender a shoppings e outros estabelecimentos, mas um dentista também precisa vender seus serviços. Na verdade, essa é uma parte bem importante, já que, sem conquistar os pacientes, não há como chegar ao sucesso.

Embora nem todos tenham uma habilidade extraordinária para vendas, adquirir conhecimentos sobre algumas técnicas pode fazer toda a diferença.

Marketing

O marketing também é uma área importante se você realmente deseja ter sucesso como dentista. Afinal, como seus clientes veem você e o seu trabalho? Como eles podem te conhecer e qual é a marca a que eles te associam?

O marketing inclui ainda fatores como apresentação pessoal, uniforme, campanhas de divulgação, entre outros aspectos que poderão fazer com que ocorra a captação e a fidelização de pacientes.

Recursos humanos

O setor de recursos humanos é responsável por contratar funcionários, colaboradores, fornecedores e parceiros, além de treinar, acompanhar resultados e estabelecer fluxos de trabalho, metas e rotinas, entre outras funções.

À primeira vista, você pode até pensar que isso só será necessário em um futuro em que você já terá sucesso e tomará grandes decisões, mas a verdade é que a escolha inadequada de um auxiliar ou de um recepcionista, por exemplo, pode fazer com que você perca pacientes.

Operacional

O setor operacional é todo aquele da parte técnica odontológica. É necessário conhecer quais são as técnicas de esterilização, analisar o trabalho dos auxiliares, anotar e arquivar prontuários e controlar as consultas e retornos dos pacientes, além de sempre atender as normas de Vigilância Sanitária e o CRO.

Setor jurídico

Na maior parte das vezes, o setor jurídico é terceirizado, por isso, aqui vale ressaltar a importância de aprender a escolher uma boa empresa. Ela será encarregada de elaborar contratos para os clientes, para os prestadores de serviço e também para os fornecedores, além de ter ações para prevenir problemas com pacientes.

Setor administrativo

O setor administrativo organiza e controla todos os outros. No início da carreira de um dentista, provavelmente não haverá um setor inteiro apenas para isso, mas ele é muito importante e aprender sobre essa área é imprescindível se você deseja alcançar o sucesso.

Tenha um mentor


Quero ser franqueado


Além de ter conhecimentos em diversas áreas, também é importante que você tenha alguém que lhe indique um caminho e lhe dê dicas que apenas a experiência pode proporcionar.

Da mesma forma que você necessitou da ajuda de professores e colegas mais experientes para aprender sobre canal, cirurgias, ortodontia e outros procedimentos, para conseguir ter uma carreira bem-sucedida, essa ajuda também é importante.

Um dos grandes erros na formação de dentistas e outros profissionais liberais é acreditar que somente o aprendizado e auxílio para a realização das técnicas são suficientes.

A instrução é necessária em diversas etapas, seja para montar o consultório, atrair clientes ou controlar e organizar prontuários, portanto, encontre alguém que possa te auxiliar.

Analise seu progresso e estipule metas

Traçar metas é uma estratégia aplicada há muito tempo. Porém, algumas pessoas acabam confundindo o objetivo final com a meta. Quando você pensar em ser um dentista de sucesso, tenha em mente que este é o objetivo final, e que, para chegar até ele, será necessário traçar metas menores.

Comece definindo passos pequenos: você pode ter metas diárias, semanais e mensais. Elas são formas de se manter incentivado e também de analisar o progresso contínuo de sua carreira.

Destaque-se em uma especialidade

É fato que não é possível ser bom em tudo o que fazemos. Reconhecer quais são seus pontos fracos é o primeiro passo para que você possa tomar uma atitude e aprimorá-los. Além disso, você pode ter em sua equipe alguns profissionais preparados para realizar os trabalhos em que você não é tão bom.

No entanto, para ter sucesso é preciso de mais. Analise qual é a sua especialidade, o que você gosta de fazer e faz bem.

Seja um endodontista, um implantodontista ou um ortodontista, escolha uma área e estude-a muito bem. Depois, faça com que todos o conheçam pelo que você sabe fazer de melhor e se destaque dos demais.

Exercite e aprimore sua capacidade de liderança

Por muito tempo, acreditava-se que a liderança era necessária apenas para quem gerenciava equipes e, na maioria das vezes, ela era realizada por meio de ordens que apenas deveriam ser seguidas.

Esses conceitos já são considerados ultrapassados, já que, atualmente, sabe-se que a liderança é uma forma de persuadir as pessoas a realizarem tarefas de forma cada vez mais eficiente.

Um bom líder não é uma pessoa que apenas dá ordens, mas sim que inspira as pessoas ao seu redor a conquistar os objetivos da melhor forma possível. Nós somos líderes em vários momentos da vida, com nossa família, com amigos e com os pacientes, desse modo, a liderança não é uma habilidade útil somente no setor profissional.

Para finalizar, além dessas dicas, esteja sempre atento ao que seu concorrente está fazendo, assim, você poderá analisar e comparar o seu desempenho, descobrindo formas de melhorar e, ao mesmo tempo, evitar os erros que ele vier a cometer.

Seja sempre ético, honesto e não fale mal do atendimento do seu colega para o cliente, afinal, além de ser uma infração ética de acordo com o CFO, você não sabe como o tratamento ocorreu. E por último, para começar a buscar o objetivo de ser um dentista de sucesso, saiba como abrir uma clínica odontológica de sucesso!

Como administrar e cerscer uma ranquia odontológica

Postado em 10/07/2017.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin