Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Conheça 8 benefícios de usar um prontuário eletrônico


Conheça 8 benefícios de usar um prontuário eletrônico

Os empreendimentos da área de saúde dependem da sua credibilidade para atrair clientes e conquistar melhores resultados. Diante dessa realidade, aprimorar os processos e modernizar o consultório é quase uma obrigação para profissionais de ponta e esse é um dos maiores benefícios de usar um prontuário eletrônico.

Mais do que uma mera solução tecnológica, essa alternativa faz com que o próprio funcionamento da clínica se torne mais preciso e dinâmico, economizando tempo e, possivelmente, até dinheiro, pois minimiza as chances de erros e retrabalho. Ficou interessado? Então continue a leitura e descubra outras vantagens!

1. Economia de tempo

A economia de tempo é, definitivamente, um dos maiores benefícios de usar um prontuário eletrônico. O programa possibilitará que a localização de dados seja muito mais veloz do que era anteriormente. Com uma simples pesquisa com o nome do paciente, o profissional acessará todos os detalhes que já foram anotados.

Assim sendo, o atendimento fica muito mais ágil e até mesmo em caso de alguma intercorrência em um procedimento, o dentista terá mais embasamento para compreender o que está acontecendo e, dessa maneira, estipular a conduta mais adequada. A atualização também é feita em tempo real, o que garante uma precisão perene.

2. Criação de um banco de dados

Um dos principais benefícios de usar um prontuário eletrônico é que ele se torna um verdadeiro banco de dados de alta qualidade para o profissional e para os seus colaboradores. Com isso, você tem um controle elevado das informações da clínica e dos seus pacientes, o que permite um funcionamento muito mais eficiente para o negócio.

O atendimento fica mais ágil e o serviço mais completo, pois o software acaba se tornando uma ferramenta que possibilita um acompanhamento muito mais preciso. Ficam armazenados ali detalhes como a história pregressa, procedimentos, técnicas utilizadas, datas de consultas, resultados de exames e muito mais.

3. Facilidade de uso

Muitos profissionais desistem de usar a tecnologia nos consultórios por julgarem que são complexas e demandarão um tempo de implementação elevado ou até mesmo um treinamento extra dos funcionários. No entanto, isso é um tremendo erro, especialmente quando pensamos na adoção de um prontuário eletrônico.

Esse software, por sua vez, segue exatamente o caminho oposto desse raciocínio. Sua interface é intuitiva e amigável aos usuários, o que confere a certeza de que os dados e informações estarão centralizados em um só local com fácil acesso, independentemente do nível de instrução de quem o utilizará.

Contudo, é necessário seguir as normas, padrões e regulamentos de uso do prontuário eletrônico. Afinal, é um documento repleto de informações sigilosas sobre a saúde dos seus pacientes e é preciso protegê-lo contra acessos indevidos. Portanto, não deixe de verificar essas regras com o Conselho Federal de Medicina, seguir todas as orientações e tomar as medidas de segurança necessárias para proteger as informações.

4. Atendimento mais dinâmico

Nos dias de hoje, quase todo mundo usa os seus smartphones e tablets no dia a dia. Diante desse contexto, integrá-los com o seu prontuário eletrônico pode ser uma maneira de ganhar agilidade e praticidade na sua vida profissional, conferindo uma agilidade incrível que seria impensável até alguns poucos anos atrás.

Com um sistema que se comunique com esses aparelhos, o atendimento passa a ser mais dinâmico e moderno, pois o dentista pode acessar todos os dados dos seus pacientes de forma remota, mesmo que esteja a muitos quilômetros da clínica. Assim, mesmo em uma emergência, todos os detalhes estarão rapidamente ali, a poucos toques da tela.

5. Melhoria da comunicação interna


Quero ser franqueado


Os prontuários eletrônicos são muito interessantes até para melhorar a comunicação interna da própria clínica. Se anteriormente o profissional precisava esperar que seus colaboradores localizassem diversas informações sobre o paciente ou até mesmo sobre as datas das consultas, isso agora é feito em tempo real.

Com essa dinâmica, tudo fica mais simples, até mesmo para atendimentos fora da própria clínica. Dessa maneira, a atuação conjunta fica muito mais eficiente e até o relacionamento melhora, pois a chance de erros e problemas se torna infinitamente menor.

6. Interação com outros profissionais

Outro ponto importante que a adoção do prontuário eletrônico pode trazer é a possibilidade de ter mais interação com outros profissionais da área. Esse sistema padroniza e centraliza as informações, o que pode facilitar bastante se você desejar enviar dados para um outro dentista ou até mesmo um médico que atenda o seu paciente.

Sabemos que há uma correlação imensa entre a saúde bucal e diversas patologias. Essa possibilidade pode, portanto, ajudar a manter seu público mais saudável e até trazer mais credibilidade para você na área, o que pode render indicações, parcerias e, obviamente, mais pacientes.

7. Segurança contra perdas de dados

Sabemos que os arquivos comuns e a agenda de papel estão sempre suscetíveis a perdas. Isso pode ocorrer por meio de um descuido da secretária, de furtos na clínica ou mesmo acidentes no trabalho. O prontuário eletrônico, por sua vez, tem muito mais segurança contra esse tipo de problema.

Ele fica armazenado em servidores com uma cópia de segurança em backup, que é feita com a periodicidade que você desejar. Sendo assim, mesmo que o seu computador, smartphone ou tablet sofra danos ou seja invadido por um vírus, você terá todos os seus documentos salvos, sem nenhuma avaria.

8. Redução de papel

Por fim, esse é um dos benefícios de usar um prontuário eletrônico que os profissionais podem até não pensar muito, mas que certamente tem bastante importância nos dias de hoje. Com a grande valorização que o público dá para quem cuida da natureza, a adoção desse sistema torna a clínica mais sustentável e pode ser até uma boa estratégia de marketing.

Afinal, quando você adota esse software, deixa de usar pilhas de blocos de papel, agendas de papel ou arquivos comuns para deixar tudo ali, digitalizado no seu programa. Isso pega bem diante da sociedade e de pacientes mais ligados com causas ambientais, o que pode ser muito bom para um negócio da área de saúde.

Esses são apenas alguns dos benefícios de usar um prontuário eletrônico! Ficou interessado nessa ferramenta? Então não perca mais tempo e use a tecnologia a favor do seu empreendimento!

Gostou do artigo? Quer receber mais conteúdo como este em primeira mão? Então não deixe de seguir nossos perfis no LinkedIn e no Facebook!

Postado em 20/03/2017.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin