Afinal de contas, o que fazer para conquistar sucesso na profissão de dentista? Montar a própria clínica pode ser um desafio, mas outros caminhos como estudar a lei de franquia e comprar uma marca pronta pode valer muito a pena.
Outros fatores como áreas importantes e dicas de evolução também são fundamentais para estruturar o seu sonho. Será que é preciso saber sobre gestão, contabilidade e outras áreas como a jurídica?
Então, neste artigo traremos um panorama completo sobre esse caminho, além de explicar que relevância a escolha de uma franquia pode trazer para os seus planos. Pode pegar o caderninho e começar a anotar. Confira!
Quais as áreas importantes de uma clínica?
Por mais que a faculdade e as especializações forneçam a parte teórica — que, de fato, é muito importante para essa profissão —, para que você seja um dentista de sucesso, é necessário ir além. Você não precisa ser um especialista em todos os setores, mas é fundamental ter conhecimento em outras áreas além dos procedimentos odontológicos, como as que elencamos a seguir.
Setor de Finanças e Contabilidade
Saber cuidar de suas finanças pessoais é imprescindível e, embora possa parecer muito complicado, a verdade é que, com algumas informações e um pouco de prática, você consegue se sair muito bem.
Para começar, se você não tem uma boa administração do seu orçamento, pode até ganhar muito bem, mas os resultados não aparecerão e você terá a sensação constante de que tem que trabalhar mais e mais. Além disso, caso você opte por ter o próprio negócio, precisará analisar diversas questões financeiras e estar preparado pode fazer toda a diferença.
Setor de Vendas
Muitas pessoas associam o ato de vender a shoppings e a outros estabelecimentos, mas um dentista também precisa comercializar os seus serviços. Na verdade, essa é uma parte bem importante, já que, sem conquistar os pacientes, não há como chegar ao sucesso.
Embora nem todos tenham uma habilidade extraordinária para vendas, adquirir conhecimentos sobre algumas técnicas pode fazer toda a diferença.
Setor de Marketing
O marketing também é uma área importante se você realmente deseja ter sucesso como dentista. Afinal, como os seus clientes veem você e o seu trabalho? Como eles podem conhecê-lo e qual é a marca à qual eles o associam?
Sendo assim, o marketing ainda inclui alguns fatores, como apresentação pessoal e uniforme, campanhas de divulgação, entre outros aspectos que poderão fazer com que ocorram a captação e a fidelização de pacientes.
Setor de Recursos Humanos
O setor de recursos humanos é responsável por contratar funcionários, colaboradores, fornecedores e parceiros, além de treinar, acompanhar resultados e estabelecer fluxos de trabalho, metas e rotinas, entre outras funções.
À primeira vista, você pode até pensar que isso só será necessário em um futuro em que você já terá sucesso e tomará grandes decisões, mas a verdade é que a escolha inadequada de um auxiliar ou de um recepcionista, por exemplo, pode fazer com que você perca pacientes.
Setor Operacional
O setor operacional é todo aquele da parte técnica-odontológica. É necessário conhecer quais são as técnicas de esterilização, analisar o trabalho dos auxiliares, anotar e arquivar prontuários e controlar as consultas e os retornos dos pacientes, além de sempre atender às normas de Vigilância Sanitária e ao CRO.
Setor jurídico
Na maior parte das vezes, o setor jurídico é terceirizado, por isso, aqui vale ressaltar a importância de aprender a escolher uma boa empresa. Ela será encarregada de elaborar contratos para os clientes, para os prestadores de serviço e também para os fornecedores, além de ter ações para prevenir problemas com pacientes.
Ainda assim é importante que o profissional odontológico acompanhe as principais novidades jurídicas para não ficar alienado. A Lei de Franquias é um dos exemplos que ajuda o dentista a estar por dentro de conformidades para executar um serviço de excelência.
Setor Administrativo
O setor administrativo organiza e controla todos os outros. No início da carreira de um dentista, provavelmente, não haverá um departamento inteiro apenas para isso, mas ele é muito importante e aprender sobre essa área é imprescindível se você deseja alcançar o sucesso.
Como ser um dentista de sucesso?
Ser um dentista de sucesso é um conceito relativo, já que tem um significado diferente para cada pessoa. Enquanto alguns acreditam que sucesso é ter muitos clientes, carros e casas luxuosos, outros acham que é ter uma vida tranquila, bem-sucedida, com qualidade e uma renda que permita parar de trabalhar no futuro para manter um cotidiano bom, mas não necessariamente desfrutando de fortunas.
Independentemente do seu conceito de sucesso, provavelmente você deseja alcançá-lo. Atualmente, não é fácil conseguir o sucesso desejado no momento de formar a faculdade e de montar o próprio consultório, sendo necessário implementar algumas estratégias para conseguir sobressair. Pensando nisso, confira algumas dicas!
Tenha um mentor
Além de ter conhecimentos em diversas áreas, também é importante que você tenha alguém que o indique um caminho e dê dicas que apenas a experiência pode proporcionar.
Da mesma forma que você necessitou da ajuda de professores e colegas mais experientes para aprender sobre canal, cirurgias, ortodontia e outros procedimentos, para conseguir ter uma carreira bem-sucedida, esse auxílio também é importante.
Um dos grandes erros na formação de dentistas e de outros profissionais liberais é acreditar que somente o aprendizado e o auxílio para a realização das técnicas são suficientes. A instrução é necessária em diversas etapas, seja para montar o consultório, seja para atrair clientes, seja para controlar e organizar prontuários etc., portanto, encontre alguém que possa ajudá-lo.
Analise o seu progresso e estipule as metas
Traçar metas é uma estratégia aplicada há muito tempo. Porém, algumas pessoas acabam confundindo o objetivo final com a meta. Ao pensar em ser um dentista de sucesso, tenha em mente que esse é o objetivo final, e que, para chegar até ele, será necessário traçar metas menores.
Comece definindo passos pequenos: você pode ter metas diárias, semanais e mensais. Elas são formas de se manter incentivado e também de analisar o progresso contínuo de sua carreira.
Destaque-se em uma especialidade
É fato que não é possível ser bom em tudo que fazemos. Escolha uma área da Odontologia para se especializar, estude bastante e alcance todas as informações necessárias para ser o melhor profissional.
Não importa se a especialização for como endodontista, implantodontista ou ortodontista. Escolha uma área e dedique-se ao máximo. Depois, faça com que todos o conheçam pelo que você sabe fazer de melhor e se destaque dos demais.
Nos dias de hoje, para conseguir bons resultados, é preciso se especializar em algo e se tornar bom naquilo, já que existem muitos profissionais, mas nem todos estão preparados e capacitados para atender de forma eficiente ao público. Sendo assim, busque ser diferente para ter sucesso.
Tenha um planejamento estratégico
Além de uma excelente formação, é um grande diferencial ter noções administrativas e de empreendedorismo para montar a clínica. Muitos profissionais são vistos como grandes empreendedores por ralizarem um bom planejamento da profissão. Saiba quais são os seus desejos na carreira de dentista e busque alcançá-los.
É fundamental que você economize durante o curso para adquirir todos os equipamentos necessários. Estude para saber bem sobre administração e finanças, trace objetivos e tenha foco e paciência.
Conheça os seus pontos fortes e fracos
Diversos dentistas são conhecidos no mercado porque são especialistas em determinado procedimento. Após um tempo de trabalho, é possível saber qual o seu ponto forte e trabalhar para desenvolvê-lo da melhor forma possível e, depois, divulgá-lo para os clientes. Sem dúvidas, esse será um importante diferencial para a sua clínica no meio da concorrência.
Contudo, é essencial também que você preste atenção no seu ponto fraco. Saiba que ninguém consegue ser bom em tudo que faz e, por essa razão, é normal que você não consiga realizar todos os procedimentos da área. Caso queira resolver isso, é preciso que você convide profissionais que saibam realizar o que você não consegue.
Ou seja, na hora de contratar um auxiliar, tente escolher aquele que consegue fazer algo que você não é capaz de realizar muito bem. Busque sempre fazer o melhor trabalho, mesmo que precise da ajuda de outra pessoa, pois não é nada satisfatório ver seu nome ficar “mal falado” no mercado.
Saiba o que o ocorre na sua clínica
Entenda que nem só de atendimentos odontológicos vive uma clínica. É necessário que você saiba de tudo que ocorre em seu local de trabalho. Não é nada agradável iniciar um procedimento, por exemplo, e perceber que não existe material disponível para a sua realização, pois não há um controle de estoque eficaz — ou, até mesmo, começar a perder vários pacientes porque a secretária não os trata bem.
Logo, para que você consiga ter o sucesso desejado, é necessário que tenha conhecimento integrado de todas as áreas para que o seu serviço seja satisfatório. Algumas coisas você pode considerar irrelevantes, mas são primordiais para fidelizar o paciente.
Trate bem os seus pacientes
Ninguém gosta de ser atendido por uma pessoa mal-educada e mal-humorada. Então, quanto mais realizado e feliz você estiver no seu trabalho, maiores serão as chances de conquistar mais clientes. Além do mais, você terá mais disposição para atender a mais pacientes. Ser amigo deles ajuda muito no sucesso profissional e na realização pessoal.
Analise sempre os resultados
É preciso que você sempre avalie os seus resultados, assim, saberá se está realizando o trabalho de forma satisfatória para alcançar o sucesso e se destacar na carreira. Quando o empreendedor fica de olho nos resultados do consultório, ele busca corrigir todas as falhas e os erros para potencializar e melhorar o posicionamento da clínica no mercado.
Atualmente, o dentista precisa buscar as melhores estratégias para ter clientes, pois a área está cada dia mais acirrada. Então, ao ficar de olho em tudo que acontece em sua clínica, fica mais fácil criar ações eficientes para melhorar o atendimento e conquistar novos clientes.
Exercite e aprimore a sua capacidade de liderança
Por muito tempo, acreditava-se que a liderança era necessária apenas para quem gerenciava equipes e, na maioria das vezes, ela era realizada por meio de ordens que apenas deveriam ser seguidas. Esses conceitos são considerados ultrapassados, já que, atualmente, sabe-se que a liderança é uma forma de persuadir as pessoas a realizarem tarefas de maneira cada vez mais eficiente.
Um bom líder não é uma pessoa que apenas dá ordens, mas, sim, que inspira as demais ao seu redor a conquistarem os objetivos da melhor forma possível. Nós somos líderes em vários momentos da vida, com a nossa família, com os amigos e com os pacientes. Desse modo, a liderança não é uma habilidade útil somente no setor profissional.
Como conquistar sucesso dentro do mercado de franquias?
O mercado de franquias não é nada mais nada menos do que um salto de planejamento. Isso porque você pode contar com um modelo de negócios consolidado com estratégias, expertises e gestão aprimorada.
Planejamento é a palavra-chave nesse contexto. Não se engane em apenas comprar uma franquia, mas estude a fundo todas as nuances que envolvem o negócio e garanta um investimento perfeito para sua vida.
Quando falamos em sucesso na carreira nos referimos a reconhecimento e conquistas de respeito perante seu público-alvo. O caminho é bem mais árduo quando você tenta criar o seu nome. Leva bastante tempo e inevitavelmente muito dinheiro.
A proposta da franquia é justamente acelerar esse processo com uma estrutura mais inteligente e reconhecida no mercado. Um dentista de sucesso entende que começa uma parceria importante de evolução e assume a responsabilidade de aplicar as melhores práticas recomendadas pelo sistema adquirido.
O que saber da Lei de Franquia?
Bem, você sabia que para abrir uma clínica odontológica de sucesso é fundamental que você entenda sobre a Lei de Franquia, caso escolha trabalhar com um modelo de negócios totalmente pronto?
A Lei de Franquia foi criada em 1994, na gestão do presidente Itamar Franco. De lá para cá, a Lei ganhou algumas atualizações importantes que ajudam os dois lados a fecharem um negócio com mais segurança e transparência.
Importante destacar que a principal mudança ocorreu recentemente em 2019 com a substituição da Lei antiga 8.555/94 pela 13.966/19. Uma mudança especial nessa transição foi o destaque da Circular de Oferta de Franquias (COF) que permite ao franqueado uma melhor análise e avaliação do custo-benefício do modelo, além do funcionamento da marca a ser explorada.
O que fazer para atrair pacientes para sua clínica?
Como falamos há várias medidas importantes de atração. É importante aplicar e coordenar todas essas ações para que elas tenham um sentido e formem no final uma boa estratégia para conquistar pacientes.
É lógico que um bom profissional tende a atrair muitos clientes, porém, nem sempre o sistema de indicação pode alcançar a velocidade necessária para o seu negócio evoluir. Nesse caso, ter estratégias de marketing inteligentes e atualizados é fundamental para que a atração seja eficaz.
Para finalizar, além dessas dicas sobre como ser um dentista de sucesso, esteja sempre atento ao que o seu concorrente está fazendo, assim, você poderá analisar e comparar o seu desempenho, descobrindo formas de melhorar e, ao mesmo tempo, evitar os erros que ele vier a cometer, o que impediria a sua evolução no segmento e o desenvolvimento de carreira.
Além disso, seja sempre ético, honesto e não fale mal do atendimento do seu colega para o cliente, afinal, além de essa ser uma infração ética, de acordo com o CFO, você não sabe como o tratamento ocorreu.
E aí, no seu caminho de sucesso o modelo de negócios já pronto faz sentido? Então não deixe de analisar bem a lei de franquia e estruturar o seu sonho. Caso queira saber mais sobre o modelo de franchising da Sorridents, acesse agora o nosso site, basta clicar aqui.