Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia

Saiba o que é multifranqueado e quais as suas vantagens



O sistema de franquias é bem-aceito no Brasil e há empresas desse modelo de diversos segmentos. Um dos motivos para o sucesso desse tipo de negócio é a segurança que ela oferece, já que têm uma taxa de mortalidade menor do que marcas que começam do zero.

Quem opta por abrir uma franquia pode ampliar o seu negócio se tornando um multifranqueado. Além de ser uma excelente forma de aumentar seus lucros, essa modalidade ainda oferece uma oportunidade para que empreendedores tenham mais experiência no mundo dos negócios.

Neste post, explicaremos o que é este conceito, quais são os requisitos para se tornar um multifranqueado, entre outras informações importantes. Confira!

O que significa ser um multifranqueado?

Um multifranqueado nada mais é do que um empresário que tem duas ou mais franquias de uma mesma rede ou de marcas diferentes. Nesse cenário, também podemos destacar as franquias store in store

Esse tipo de negócio se baseia na abertura de uma empresa dentro da outra. Por exemplo, se um franqueado tem uma lavanderia, ele pode, no mesmo estabelecimento, abrir uma franquia de reparo e customização de roupas da mesma rede a que ele se filiou primeiro.

Nesse modelo, o multifranqueado reduz os custos da operação e aumenta os lucros, pois tem dois tipos de negócio funcionando no mesmo local.

Quais são os requisitos necessários para ser um multifranqueado?

Embora essa seja uma excelente opção para quem deseja expandir seus negócios e aumentar seus lucros, é preciso cumprir alguns requisitos para se tornar um multifranqueado, Na realidade, cada marca determina quais serão os critérios avaliados para que um franqueado abra outra unidade da marca franqueadora.

Contudo, é preciso ter um certo tempo de contrato com a franqueadora e cumprir as obrigações que cabem ao franqueado. Uma empresa só permitirá que um empreendedor tenha outra unidade com seu nome se ele trouxer lucros significativos para a rede.

Além disso, o franqueado precisa provar que tem capital para investir em uma nova unidade, tempo para se dedicar ao negócio e competência para gerir mais de uma empresa. No mais, antes de permitir a abertura de novas lojas, a franqueadora fará um estudo para averiguar a viabilidade do negócio na região escolhida.

Quando vale a pena ter mais de uma franquia?

Essa é uma decisão que cabe ao franqueado. Se a marca autorizou que ele abra uma unidade, significa que ele tem potencial para gerir o negócio e torná-lo lucrativo. No entanto, o empreendedor deve avaliar algumas questões. 

Administrar duas ou três unidades de uma franquia consumirá muito mais tempo e energia do que apenas uma. Afinal, são mais contas para pagar, mais funcionários para gerir e mais problemas para resolver. Então, você precisa estar disposto a pagar o preço, pois o sucesso custa caro.

É preciso ter uma reserva de dinheiro, pois dependendo do tipo de franquia que você é dono, abrir outra unidade pedirá um bom investimento. Uma franquia odontológica, por exemplo, precisa de uma boa estrutura. Então, se você pensa em se tornar um multifranqueado desse setor, precisa estar preparado para investir bem em infraestrutura e equipamentos.

Quais são as vantagens de ser um multifranqueado?

Embora seja mais trabalhoso ter mais de uma franquia, essa opção oferece diversas vantagens ao empreendedor. Conheça as principais!

Aumento significativo dos ganhos


Quero ser franqueado


Se um empreendedor tem uma franquia de sucesso e consegue repetir os resultados em outras unidades, seus ganhos serão muito maiores. Além disso, como ele já tem uma boa experiência no ramo, os resultados poderão ser melhores e mais rápidos. 

Estabilidade financeira

Quem abre sua própria empresa está em busca de estabilidade financeira. Com investimentos em unidades diferentes é possível ficar tranquilo em caso de momentos difíceis em uma das franquias. Isso porque, se uma unidade não estiver dando o retorno esperado em um determinado momento, os lucros das outras compensam.

Profissionalização da gestão

Um multifranqueado consegue profissionalizar sua gestão e de sua empresa. Isso significa que ele pode criar uma estrutura com diversas áreas como RH, marketing, financeiro e equipes administrativas. 

Ainda é possível fazer economia em escala no momento de negociar com fornecedores, visto que ele comprará mais matéria-prima e produtos. Então, é possível conseguir descontos melhores e prazos de pagamento mais flexíveis.

Quais os cuidados necessários ao ser um multifranqueado?

Apesar de a ideia de ser um multifranqueado encher os olhos, é preciso tomar alguns cuidados. Isso porque, ninguém consegue ter resultados da noite para o dia. Por isso, mesmo que já tenha experiência, o empreendedor precisa ter paciência e dedicação para fazer a outra unidade crescer.

É preciso lembrar que uma nova unidade implica na contratação de novas pessoas. Esses colaboradores precisarão de treinamento e capacitação. Além disso, contratar pessoas gera custos para a empresa.

Por esses e outros motivos, antes de dar o primeiro passo para se tornar um multifranqueado é preciso avaliar se você consegue administrar mais de uma empresa. E não estamos falando somente em gestão de pessoas, mas também na financeira, pois, apesar de os lucros serem maiores, os custos da operação também serão.

Como ser um multifranqueado de sucesso?

Não há uma receita de bolo para se tornar um multifranqueado de sucesso, mas se você é dono de uma franquia já é meio caminho andado. O primeiro passo é fazer um planejamento financeiro, pois será necessário um capital de giro para cobrir as despesas dos primeiros meses da abertura do negócio.

Outro ponto é fazer uma pesquisa de mercado. Se você já é dono de uma franquia odontológica, mas quer abrir outra na cidade, precisa conhecer seu público para saber se vale a pena do investimento.

Para se tornar um multifranqueado de sucesso é preciso investir na capacitação de funcionários. Além disso, você deve aprender a delegar tarefas, pois como terá mais de uma franquia, não será possível se dedicar a cada unidade em tempo integral. No entanto, é essencial saber gerenciar pessoas e lidar com conflitos internos.

Um multifranqueado de sucesso precisa motivar seus colaboradores, além de procurar conhecer as particularidades de cada região na qual atua. É preciso ter foco e perseverança e ainda participar de cursos e treinamentos voltados para empreendedores que tem mais de uma franquia.

Gostou do post e quer saber como se tornar um franqueado Sorridents? Então, entre em contato conosco e converse com nossos consultores. Teremos prazer em atendê-lo!

Postado em 18/06/2019.


Compartilhe

Siga-nos no facebook

Siga-nos no Linkedin

Siga-nos no Linkedin