Abrir uma franquia odontológica vale a pena? | Sorridents - Clínicas Odontológicas

Conheça mais sobre os nossos modelos de franquia.

Abrir uma franquia odontológica vale a pena?



Muitos profissionais do ramo da odontologia pensam em ter uma clínica própria. Porém, ao perceber todos os riscos envolvidos, muitos deles adiam o sonho de investir em um negócio que possa dar a estabilidade profissional e financeira que eles tanto desejam. Para isso, incluir a opção de abrir uma franquia odontologica vale a pena.

Sendo assim, saiba que ter seu próprio consultório odontológico pode não ser um sonho tão distante nem tão arriscado quanto parece. Há uma série de aspectos que devem ser pensados com cautela, mas com planejamento adequado e as parcerias corretas, esse é um negócio viável e lucrativo.

Quer saber tudo o que você precisa para empreender no ramo? Então continue a leitura deste post e confira!

Abrir um negócio é uma boa ideia?

Um dentista recém-formado sabe das dificuldades para ingressar no mercado. Muitas vezes, ele precisa enfrentar condições não muito favoráveis e tem, a princípio, sua remuneração muito vinculada aos atendimentos prestados, como tirar férias, por exemplo.

Investir em um negócio próprio no ramo é uma forma de se livrar dessa dependência, pois os ganhos estarão ligados a todos os serviços prestados na clínica, e não somente ao atendimento individual. Além disso, é por meio de uma clínica própria que um profissional constrói seu nome no mercado, ganha respaldo e se torna referência na sua área.

É viável investir franquias de clínicas odontológicas?

O setor da saúde carece muito de evolução e proximidade de seu público. Diante de uma população muito bem informada, a odontologia precisa atuar como consultora de saúde. Se antigamente as pessoas se submetiam a exames e profissionais com quem não tinham afinidade, hoje, esse público quer detalhes sobre os procedimentos disponíveis, lê e se informa sobre sua própria saúde.

Para se adaptar a um mercado tão exigente, o empreendimento odontológico precisa atuar de forma administrativa e ter indicadores próprios, sistemas de qualidade e controle, além de uma excelente gestão financeira.

Se empreender no ramo odontológico não fosse viável, não haveria tantos cases de sucesso por aí, não é mesmo? Portanto, essa metamorfose do mercado oferece novas possibilidades, em que um empreendedor inteligente pode se apoiar para construir oportunidades.

É preciso ter medo do mercado odontológico?

Vamos analisar algumas informações relativas ao setor:

Não é preciso muito para ligar essas informações e perceber que o mercado oferece inúmeras possibilidades — especialmente, como falamos, para quem está disposto a cativar e educar um público que deseja e precisa de mais informações sobre sua saúde bucal.

É muito burocrático abrir uma clínica?

Antes de pensar nisso, é preciso ter em mente que qualquer negócio envolve um trâmite burocrático legal e esse é um mal necessário. Quantos profissionais desqualificados e quantas empresas pouco comprometidas estariam no mercado, sem a devida formalização, se não existisse a burocracia?

No segmento odontológico não é diferente. Ter registro no CRO (Conselho Regional de Odontologia) e carregar um diploma são os primeiros requisitos para ser um profissional com clínica própria. Afinal, existem normas e regulamentações que precisam ser cumpridas.

O dentista, como profissional liberal, precisa se registrar na prefeitura do local de atuação. Isso envolve envio de documentos pessoais, IPTU do imóvel, além de pagamento de taxas. A prefeitura analisará se é viável a instalação no local pretendido, de acordo com as leis municipais de zoneamento.

Também será necessário solicitar os Alvarás da Vigilância Sanitária do Município e do Corpo de Bombeiros e fazer seu cadastro junto ao CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Além disso, não se pode esquecer as obrigações legais com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que precisa ser recolhido mensalmente.

Se a intenção for registrar uma empresa, ainda há mais questões envolvidas, como elaboração de um contrato social ou requerimento de empresário, registro em cartórios ou na Junta Comercial e abertura de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) junto à Receita Federal.

É muito caro investir em um empreendimento odontológico?

Essa é uma pergunta mais complexa e detalhada. Dependendo do tipo de investimento, os custos podem variar bastante. Quem abre um consultório independente, por exemplo, pode obter mais economia inicial e começar seu investimento com um valor relativamente menor.

Entretanto, quem opta por uma franquia tem pagamentos extras a fazer, mas tem apoio e infraestrutura e praticamente tem a garantia de resultados mais satisfatórios. Uma franquia exige investimentos iniciais variados, conforme o porte que se quer alcançar e o mercado local pretendido.


Quero ser franqueado


Você pode ter opções que vão de R$ 100 mil, para cidades menores, por exemplo — o que lhe proporciona contato com um público que antes precisava se deslocar às grandes áreas metropolitanas para ter atendimento odontológico — ou pode optar por estruturas maiores para grandes centros, com investimentos que podem chegar a R$ 500 mil.

Isso vai depender do seu capital disponível e de sua ideia de investimento. Esses valores incluem gastos iniciais globais como:

  • pagamento de taxa de franquia;
  • aquisição de equipamentos;
  • adaptação do imóvel ao formato da franquia;
  • capital de giro para, pelo menos, seis meses iniciais.

O que é caro, ou não, é uma avaliação pessoal. Investimentos são mensurados pelo seu retorno e não pelo seu custo. Se você é um clínico geral, por exemplo, poderá dispor de profissionais especializados em ortodontia e ter retorno sobre um público que você ainda não poderia alcançar.

Vale a pena abrir franquia odontológica em vez de criar uma marca própria?

É preciso considerar vários aspectos para a escolha do seu modelo de atuação. Mas as franquias têm crescido exponencialmente, graças a todo o aparato que oferecem aos empreendedores. Em especial, franquias ligadas à saúde, cujo crescimento aumentou em 8% em 2017, segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising.

As razões para isso são várias:

  • a graduação em odontologia não apresenta conhecimentos mais profundos de administração, fundamentais ao empreendedor;
  • controle de despesas não está apenas ligado à odontologia propriamente dita. Há custos de energia, material de escritório, limpeza, recepcionistas e auxiliares;
  • uma franquia oferece o respaldo de uma marca sólida no mercado, ganhando mais rápido a confiança do público;
  • os franqueadores oferecem ferramentas de gestão como sistemas de operação, BI e treinamento para equipes, facilitando toda a sua administração;
  • o know-how sobre o negócio vem do franqueador, que ajuda com consultorias desde a escolha do ponto até a gestão de marketing, que se submete às regras especiais no âmbito da saúde.

Tendo isso em vista, o modelo de franquia é um ótimo negócio, principalmente, para quem não tem experiência no ramo e precisa de suporte de gestão. Além disso, toda a assessoria dada pelo franqueador é um estímulo a mais para alcançar o sucesso.

Quais são os pré-requisitos para abrir uma franquia odontológica?

Algumas franqueadoras dão preferência para empreendedores que são graduados em odontologia, e se forem especializados ganham um ponto a mais. É possível abrir uma franquia odontológica sendo apenas um investidor, sem formação na área, porém, deve ter um dentista como parceiro no negócio.

Além do mais, a franqueadora avaliará a cidade em que o candidato gostaria de instalar o novo negócio para saber se a marca atende à população do lugar. Isso ajuda a garantir a captação de clientes, e assegurar que a franquia será um empreendimento rentável e lucrativo.

Outro ponto é o recurso financeiro do pretendente a franqueado. Além do valor do investimento, ele deverá ter capital para manter suas despesas pessoais por algum tempo até ter o retorno da aplicação e poder fazer a retirada dos lucros da empresa.

Qual é o perfil adequado para esse tipo de franquia?

Além de ser dentista, ou ter um como sócio, o perfil exigido para esse tipo de negócio é o do empreendedor. Ou seja, aquela pessoa que transforma as ideias em ação, que busca realizar as suas visões por meio de projetos ou no próprio negócio.

Por isso, é fundamental que o candidato procure conhecimento na área de gestão e administração. Mesmo que a franquia dê todo o apoio nessa parte, o interesse do franqueado em reter novos conhecimentos para comandar o empreendimento é importante para o sucesso da franquia odontológica.

Estar em sintonia e ter os mesmos ideais da franqueadora também faz parte do perfil do franqueado. O candidato deve estar disposto a seguir os padrões da marca e adotar seu modelo de gestão e prestação de serviços.

Como escolher a melhor franquia odontológica?

O contrato de franchising pode durar de 5 a 10 anos, sendo assim, um longo tempo de parceria entre franqueador e franqueado. Dessa forma, escolher a melhor marca para investir vai além da que promete maior lucratividade, já que isso depende também da relação dos dois.

No entanto, somente a identificação com a empresa não é o suficiente para avaliar qual é a melhor franquia odontológica para você. Alguns pontos devem ser levados em conta, como:

  • valor do investimento total para abertura da franquia;
  • faturamento médio mensal e margem de lucro líquido do franqueado;
  • duração do contrato e as regras para renovação;
  • tempo de recuperação do investimento inicial;
  • perfil desejado para franqueado;
  • suporte e treinamento oferecidos pela franqueadora;
  • quanto tempo a franquia está no mercado;
  • satisfação dos franqueados da rede.

Como vimos, o modelo de franquia odontologica vale a pena para abrir o seu próprio negócio. Ainda mais se você quer se assegurar de ter uma marca reconhecida no mercado. Então, não hesite em procurar uma franquia de boa reputação para ser sua parceira e tornar o seu sonho realidade!

O que achou do nosso post? Deixe o seu comentário com as suas impressões, pois ele é muito importante para que a gente faça conteúdos cada vez mais interessantes para você!

 

Postado em 04/10/2018.


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