Blog Business

Livro sobre franquias: 6 opções para aprender sobre esse mercado

Não são poucas as pessoas que querem se tornar empreendedoras abrindo uma unidade de uma marca conhecida. Porém, elas logo esbarram em inseguranças: “Será que ser franqueado é o que eu quero?”. Nesse caso, um bom livro sobre franquias pode ser o ponto de partida ideal para você aprender mais sobre o assunto e tomar uma decisão.

Na verdade, ler sobre o mercado de franquias é algo importantíssimo não só para tirar dúvidas como iniciante, mas também para se manter atualizado sobre o assunto. Então, ficou interessado? Continue lendo este post e confira as nossas sugestões de leitura sobre o sistema de franquias!

Quais livros sobre franquias são boas opções para aprender sobre o mercado?

1. “Guia de Franqueado”, de Paulo Cesar Mauro

Publicado pela Global Franchise, esse livro fala sobre o franchising de maneira mais profunda, esclarecendo ao leitor como é possível ter sucesso nesse mercado. Isso envolve, inclusive, mostrar os diferenciais que o sistema apresenta em relação a um negócio próprio, por exemplo.

Baseado na sua experiência de mais de 25 anos como consultor, o autor se propõe aqui a focar a prática, não a teoria, facilitando a tomada de decisões de quem deseja se tornar um franqueado.

Ele ensina como reconhecer um bom franqueador e como o potencial franqueado pode fazer uma autoanálise para saber se tem o que é necessário para integrar uma rede de franquias. Há também orientações para os atuais franqueados entenderem melhor o funcionamento do sistema e os seus direitos e responsabilidades, assim como os da marca franqueadora. É algo essencial para saber como agir no dia a dia.

2. “Franquia de A a Z: O que você precisa saber”, de José Castro Schwartz

Nesse livro da editora QualityMark, o mundo das franquias é tratado de maneira bem prática e objetiva pelo economista José Castro Schwartz, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado. A obra é sob medida para quem quer ter acesso aos conceitos mais usados no dia a dia do franchising, pois seu conteúdo é apresentado em forma de glossário. Desse modo, é possível buscar um assunto ou textos específicos sobre determinado tema, sempre com agilidade.

Entre os conteúdos abordados aqui, estão os procedimentos para abrir uma franquia, o funcionamento da logística e as tarifas cobradas. A internacionalização é outro ponto esclarecido pelo autor, que busca incentivar quem deseja fazer parte desse amplo mercado.

3. “Franchising no Brasil: Tudo o que você precisa saber”, de Ana Cristina Von Jess

Essa obra é escrita pela advogada Ana Cristina Von Jess, que atua com foco no segmento de franquias, especialmente no planejamento de estratégias para a distribuição de produtos e serviços. Com base nisso, aqui, ela busca explicar alguns dos principais conceitos do franchising de forma didática, leve e objetiva.

Nessa obra, a autora desconstrói certas teorias e usa a sua expertise no mercado para dar dicas valiosas para aqueles que desejam abrir uma franquia. Entre os assuntos abordados, estão:

  • taxa de mortalidade das franquias compradas com marcas próprias;
  • a garantia de sucesso como franqueado de uma marca forte;
  • algumas dicas e conceitos para escolher a marca mais adequada às suas possibilidades e ao seu perfil de empreendedor.

4. “O Fator E”, de Greg Nathan

Nesse livro publicado pelo Grupo Bittencourt, o potencial franqueado tem acesso a um conteúdo valioso para aprender um dos pontos mais delicados no mundo de franquias: como administrar o seu relacionamento com o franqueador.

Ao longo dos capítulos, o psicólogo australiano Greg Nathan lista aqui todos os estágios dessa relação — abordando, por exemplo, os conceitos de autonomia e de satisfação. O modelo criado por ele, chamado de “Fator E”, usa a psicologia para interpretar essa relação de negócios entre o franqueador e o franqueado.

Outro dos pontos abordados é a importância de estabelecer uma relação de interdependência entre as duas partes. Segundo o autor, quando se cria uma relação de ganha-ganha, dissolve-se uma possível tensão entre as partes, estabelecendo uma relação de negócios que visa ao sucesso tanto do franqueador quanto do franqueado.

5. “Franquias: Tudo o que você precisa saber”, de Arlan Roque

Publicada pela Clube de Autores, essa obra tem como objetivo principal tirar algumas das dúvidas que mais assolam quem deseja se tornar um franqueado ou mesmo um franqueador. Para isso, o especialista em franchising Arlan Roque trabalha vários aspectos conceituais desse modelo de negócio, ilustrando-os sempre com muitos cases. Sem dúvidas, isso facilita a vida de quem procura exemplos mais práticos.

Também fazem parte do livro algumas particularidades desse sistema, conteúdos que interessam tanto a potenciais franqueados quanto a franqueadores. Isso porque a obra reúne a expertise de mais de 15 anos do autor no mercado de franquias.

6. “Marketing para Franquias”, de Denis Santini e Filomena Garcia

Esse livro é focado nas melhores práticas em marketing de franqueados e franqueadores. Ao lê-lo, o leitor entende melhor quais são as especificidades do marketing nesse mercado, bem como o papel das duas partes no processo. Ou seja, o papel de quem abre uma franquia e o da própria marca franqueadora.

Fundo de marketing, comunicação institucional, ponto de venda e outros assuntos relativos à área são trabalhados nessa obra publicada pela editora Saraiva. Ademais, conteúdos mais atuais também têm vez, como a importância do uso das redes sociais para a divulgação da marca e dos seus produtos e serviços.

7. “Sonhos in Box”, de Robinson Shiba

Robinson Shiba é um empresário muito conhecido pelo público devido à sua participação na versão brasileira do programa Shark Tank – Negociando com Tubarões. O que muitas pessoas não conhecem é o “lado dentista” do empresário. Você sabia que ele atuava como cirurgião-dentista?

Robinson sempre teve o sonho de abrir um negócio. Ele encontrou, no modelo americano de comida pronta, uma forma de transpor as suas ideias para a realidade. Aos 22 anos, Shiba já estava casado e tinha um filho. Outro detalhe muito importante é o fato de que ele era descendente de japonês.

Em 1988, Robinson começou a formatar o seu modelo de negócio de entregas de comida chinesa individual. Esse foi o embrião do que se tornou a China in Box. Hoje, ela é uma das maiores franqueadoras do país e conta com diversas unidades. Esse é apenas um dos trechos da longa caminhada de Robinson Shiba, que você pode acompanhar pelas páginas do seu livro.

8. “A arte do começo”, de Guy Kawasaki

Já ouviu de alguma pessoa que, na segunda-feira, ela vai iniciar alguma dieta ou uma mudança de estilo de vida? É exatamente a esse tipo de posicionamento de postergação que o autor Guy Kawasaki dá enfoque na sua obra.

O colunista da Forbes (e também empreendedor) fornece as táticas e as melhores práticas para quem está começando um serviço, um projeto ou uma empresa. Com a implementação de ferramentas e estratégias já consagradas, você pode conseguir ter sucesso nas suas empreitadas. Esse é mais um livro que não pode ficar de fora do seu estudo!

9. “Desperte o milionário que há em você”, de Carlos Wizard Martins

Depois de vender a sua empresa por mais de 2 bilhões de reais, o empreendedor serial Carlos Wizard produziu uma obra muito interessante e atual. Um detalhe chama muita atenção: a rede de escolas de inglês Wizard se tornou a maior escola de idiomas do mundo.

Wizard tornou a sua empresa uma potência no mundo do franchising, reunindo diversas marcas e conceitos. Esse livro é uma obra que ajuda a entender muito sobre o ganho de escala das franquias e sobre as possibilidades de riqueza com uma atividade comercial de sucesso.

Wizard defende a ideia de que todas as pessoas (que se comprometem com o seu projeto de negócio) podem se tornar milionárias. Para amparar esse fato, ele cita que tornou diversos outros parceiros e franqueados milionários com a sua marca.

Por que é importante aprender cada vez mais sobre franchising?

A ampliação dos conhecimentos e o domínio de novos assuntos são fatores que só tendem a agregar à vida pessoal e ao crescimento profissional. Quando se trata de empreendedorismo, fica muito claro compreender o quanto o mercado está sempre em constante renovação e com práticas comerciais cada vez mais profissionais.

O franchising é uma opção muito em voga nos tempos atuais. Afinal, tornar-se parceiro de um negócio de sucesso reduz significativamente os desafios a serem superados. Uma forma prática de entender os bastidores de um empreendimento de sucesso é pela visão de um dos elementos mais importantes: o dono.

Conhecer algumas biografias de empreendedores seriais e de sucesso é uma dica muito válida para quem pretende alcançar o mesmo nível de realização pessoal e profissional. Afinal, o Brasil é um celeiro de boas ideias e de empresas com projeções internacionais.

Enfim, aprender sobre o mercado em que se deseja atuar é um ponto indispensável para quem deseja empreender. E, nesse sentido, investir em um bom livro sobre franquias é essencial para adquirir um conhecimento embasado e ter informações acuradas sobre o modelo de negócios em que se pretende ingressar.

O aprendizado é sempre constante e nunca pode parar. Sendo assim, procure sempre dominar outros assuntos e aprender com quem realmente sabe executar. Os livros descortinam horizontes e abrem novas realidades para uma mente curiosa. Agora, continue os seus estudos e confira uma lista que preparamos sobre livros para empreendedores!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas