A escolha do ponto comercial para franquia é uma decisão que tem o poder de impactar o negócio, seja positiva ou negativamente. O sucesso do empreendimento depende dessa escolha e, por isso, ela deve ser feita com total zelo.
No entanto, quando você decide abrir uma franquia, a primeira coisa que a franqueadora fará é estudar a região onde você deseja instalar o negócio, para verificar a viabilidade de começar uma unidade naquele local. Somente depois de ter um aval positivo é que a empresa entra em cena para ajudar na escolha do ponto comercial da franquia.
Neste post, vamos dar algumas dicas de como escolher o ponto ideal para começar sua franquia, mas, primeiro, é preciso entender qual o papel da franqueadora nesse trabalho. Acompanhe!
Qual é a participação da franqueadora nessa escolha?
Quando um empreendedor resolve abrir uma franquia, ele não tem total liberdade para escolher o ponto onde o negócio será instalado. Na realidade, a franqueadora é responsável por avaliar os índices macroeconômicos e o desenvolvimento da região, ainda utilizar ferramentas de geomarketing, georreferenciamento e ainda averiguar se, no local escolhido, o melhor ponto seria na rua ou dentro de um shopping.
Claro que o franqueado pode dar dicas e sugerir locais, afinal de contas, ele conhece bem a região onde mora e sua ajuda é muito bem-vinda. Mas quem bate o martelo no momento da decisão é a franqueadora, pois ela já tem todo o conhecimento e a experiência suficientes para escolher um ponto que traga mais visibilidade e gere bons rendimentos para o negócio.
No entanto, o suporte só é oferecido depois que o contrato é assinado com a empresa e a taxa de franquia é paga. Explicando em miúdos: você deve se tornar um franqueado para então iniciar sua busca pelo ponto comercial para seu negócio.
O que deve ser considerado durante a escolha?
Bom, agora que você já sabe o momento de colocar a mão na massa para procurar um ponto comercial para sua franquia, deve ficar atento a alguns detalhes para não perder tanto tempo com essa etapa da abertura do negócio.
Veja alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o local para começar sua empreitada!
Infraestrutura do local
A infraestrutura é um fator importante na hora de escolher um ponto comercial para franquia. Isso porque qualquer tipo de negócio precisa de certos serviços essenciais, como internet, água e luz, para se manter funcionando adequadamente.
Então, antes de selecionar o local, verifique a qualidade dos serviços oferecidos na região. Além disso, é importante ficar atento à segurança do local, pois, se você começar um negócio em uma região onde há muitos assaltos, ele pode correr riscos, deixando você no prejuízo.
Visibilidade do local
Para que seu negócio prospere, é preciso que o local tenha uma boa visibilidade. Não adianta escolher um imóvel maravilhoso, com uma estrutura fantástica, mas que fique em um local com pouca visibilidade.
Esse fator é importante principalmente para franquias voltadas para o setor de comércio ou de serviços.
Custos com a ocupação do ponto comercial
Quem vai começar um negócio precisa colocar todas as contas na ponta do lápis. Por isso, antes de escolher o ponto comercial para franquia, você precisa verificar o valor do aluguel, pois o pagamento dessa taxa vai comprometer uma boa parte de seus rendimentos por um bom tempo. Então, procure um estabelecimento que cobre um valor que esteja dentro de seu orçamento.
Vale lembrar ainda que, provavelmente, o imóvel vai precisar de reformas e reparos e, dependendo de seu estado, esse trabalho pode ficar maior e mais caro. Se o imóvel precisar de muitas reformas, talvez não valha a pena alugá-lo, mesmo que o ponto seja bom. Nesse caso, é melhor procurar um ponto com uma estrutura mais nova e moderna.
Isso porque, além do aluguel e de possíveis reformas, o imóvel ainda precisa ser adequado para seguir os moldes da franqueadora, fator que pede um bom investimento.
Facilidade de acesso
A acessibilidade do ponto comercial é outro fator que deve ser levado em consideração na hora de escolher um local para a franquia. É importante verificar se na região há estacionamentos. O ideal é que sua empresa tenha convênio com algum estacionamento para oferecer um valor diferenciado para seus clientes.
Mas, como nem todos têm o próprio veículo de transporte, é importante verificar também se há serviços de transporte público na região. Caso contrário, dependendo do seu público-alvo, a falta desse item pode prejudicar as vendas.
Perfil do público da região
Para escolher o ponto comercial para franquia ideal, você deve ficar atento ao tipo de público que mora ou frequenta o local onde você deseja começar seu negócio. Se os produtos ou serviços da marca da qual você vai se tornar um franqueado atendem às classes C e D, não justifica começar seu empreendimento em um bairro nobre.
O contrário também é válido, pois o negócio deve ficar próximo ao seu público, o que gera mais visibilidade e identificação e, consequentemente, mais vendas para sua empresa.
Aspectos legais
Além de todos os pontos citados acima, ainda é necessário verificar os aspectos legais para a abertura do tipo de negócio escolhido na região. Cada município tem suas próprias leis quanto ao zoneamento comercial e, por isso, você precisa procurar informações junto à prefeitura para saber se é permitido abrir uma franquia do tipo pretendido na região que você deseja.
Questões ambientais e sanitárias também devem ser vistas antes de entrar em contato com a franqueadora informando que encontrou o local ideal para começar seu negócio. Nessas horas, contratar um advogado vai ajudar a otimizar os processos e ainda vai evitar que você tenha dores de cabeça no futuro.
Como você viu, escolher o ponto comercial para franquia não é uma das tarefas mais fáceis, mas também não é um bicho de sete cabeças. Só é preciso ter paciência e persistência para pesquisar o máximo de locais. Não caia no erro de querer fechar contrato com o primeiro estabelecimento que gostar; procure outros locais para ter certeza de que está fazendo a escolha certa.
Gostou deste post? Quer ter acesso a outros conteúdos como este? Então, assine nossa newsletter para receber novidades diretamente em seu e-mail.