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Como atrair clientes pelas redes sociais? Veja nossas dicas!


Como atrair clientes pelas redes sociais

As mídias sociais são, atualmente, uma estratégia central do marketing digital de uma empresa e possuem grande participação tanto na geração de leads como na solidificação do relacionamento com o cliente. Entretanto, apesar de terem atuação nesses canais, muitas companhias ainda não sabem como atrair clientes pelas redes sociais, principalmente se o orçamento disponível for limitado.

No Brasil, cerca de 68% das empresas utilizam o Twitter e o Facebook para interagir com os clientes. Você faz parte desse grupo? Se sim, está aproveitando esses canais de forma vantajosa? Se não, o que está esperando?

Como atrair clientes pelas redes sociais?

Para auxiliar essas empresas, preparamos 11 dicas de como gerenciar as redes sociais visando o aumento do número de clientes e a fidelização. As dicas valorizam boas práticas que não implicam em custos elevados para a empresa, estando mais relacionadas com a forma como a companhia atua nas redes sociais.

Interaja com seus contatos

A presença nas mídias sociais vai além de ter uma página para o negócio, ela implica em ser visto, preferencialmente, com uma frequência alta. Para que os seguidores da página possam ver os conteúdos, clicar nos links, e demonstrar interesse, é fundamental que haja interação entre empresa e usuário. Dúvidas, críticas, elogios, sugestões, não importa, todos os comentários dos clientes devem ser devidamente respondidos em um tempo razoável.

Dedique diariamente um período de tempo para realizar essa interação, tanto nos comentários quanto nas mensagens diretas, que você verá como mais seguidores logo se transformarão em clientes fiéis.

Use imagens atraentes

Nas redes sociais, independentemente de qual, os usuários desejam experiências visualmente interessantes e bonitas. Utilize imagens com qualidade, sempre com o logo ou a marca d’água da empresa e, quando possível, seguindo uma identidade visual definida. Isso permite que o usuário associe a imagem à empresa, gerando mais identificação com a marca. Invista ainda em imagens que, de alguma forma, informem o usuário.

O Facebook, por exemplo, não permite patrocinar imagem com excesso de texto, portanto, quando a intenção é informar o usuário, ela não precisa necessariamente ser repleta de textos, mas, sim, visualmente útil aos interesses dele.

Utilize vídeos

Quase todas as mídias sociais atualmente oferecem a opção de vídeo, sendo um recurso relevante para agregar valor à marca. Esse instrumento pode ser utilizado para anunciar um lançamento, gerar expectativa nos seguidores, e esclarecer dúvidas – com os vídeos em tempo real que podem contar com a participação dos usuários pelos comentários, por exemplo.

Utilize esse potencial para promover a marca e engajar o seguidor de uma forma diferente dos concorrentes.

Identifique quais redes sociais são mais relevantes

A maior parte das empresas investem seus esforços no Twitter ou no Facebook, o que é compreensível, dada a quantidade de usuários nesses canais. Entretanto, conhecer o público-alvo é fundamental para se diferenciar no mercado.

Uma empresa B2B, por exemplo, pode encontrar um público mais relevante no LinkedIn, uma empresa que conversa diretamente com o público jovem pode ter sucesso no snapchat, companhias com grande apelo visual apresentam resultados relevantes no Instagram. Outras mídias também podem ser interessantes, como Google+, Pinterest, Flickr e Vimeo, de acordo com o perfil do público da companhia.

Direcione para o site


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Muitas empresas têm uma presença muito relevante nas mídias sociais, mas isso não se converte em um aumento no tráfego do site. Isso pode acontecer porque o usuário não tem acesso fácil ao link. É importante que a URL do site esteja disponível na descrição da página e também que algumas publicações direcionem para páginas e notícias no site.

Compartilhe conteúdos relevantes

As mídias sociais são canais essenciais para a divulgação dos conteúdos próprios criados, que serão desenvolvidos já com foco no perfil do público e, portanto, são relevantes. Elas também podem ser utilizadas para divulgar informações interessantes de portais de notícias e fontes importantes do segmento.

Use as redes sociais para atendimento

Atualmente, muitos clientes e potenciais clientes utilizam as redes sociais para tirar dúvidas sobre um produto ou serviço, além de usar esses canais como SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Não ignore essas solicitações e busque respondê-las com um intervalo de tempo razoável. Em alguns ramos é possível usar esse recurso para agendar consultas e auxiliar o cliente quando ele tiver dúvidas.

Utilize anúncios

A publicidade nas mídias sociais não vai substituir a construção de um relacionamento no dia a dia, mas pode ser útil para impactar um público relevante em menor tempo. Promova campanhas com apelo visual e com uma segmentação de público relevante para o seu negócio.

Segmente seu público

A segmentação de público é fundamental para aumentar a eficácia da publicidade direta nas mídias sociais, mas também para gerenciar com mais assertividade as ações da página. Segmente o mais detalhadamente possível e impacte potenciais clientes com um custo menor.

Marque presença em grupos relevantes

Algumas mídias sociais possuem grupos, mas podemos considerar aqui as hashtags usadas no Twitter e no Instagram também. No primeiro caso, esteja em comunidades importantes para o segmento, publique informações interessantes e torne-se uma fonte confiável para o seu público. No segundo caso, utilize as hashtags para alcançar um número maior de pessoas interessadas no tema ou mesmo crie hashtags próprias da sua marca para interagir com os usuários.

Monitore seus resultados

Para que a empresa continue a atrair clientes pelas redes sociais é fundamental que os resultados sejam monitorados semanalmente ou quinzenalmente, verificando quais táticas têm oferecido melhores resultados e quais precisam ser aprimoradas. É possível medir a interação com o público, o alcance das publicações, o engajamento, entre outros aspectos relevantes para aumentar o sucesso das ações.

Parece muito trabalho para uma empresa com orçamento reduzido? Calma! As ações propostas aqui podem ser executadas de forma muito eficiente e com um baixo orçamento se houver definição das prioridades para o negócio, assim como uma diretriz de atuação.

As dicas pretendem direcionar como um profissional pode promover, na rede social do próprio negócio, uma grande mudança apenas com uma nova forma de interagir e responder os clientes.

Esse conteúdo lhe ajudou a descobrir como atrair clientes pelas redes sociais? Quer ter acesso a outros materiais que ajudarão na estratégia de marketing digital da sua empresa? Então siga a Sorridents no Facebook e no LinkedIn e continue bem informado!

Postado em 01/08/2016.


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