Para manter sua clínica odontológica em crescimento constante, fidelizar pacientes pode ser muito mais eficaz do que ficar sempre em busca de novos. Nesse sentido, não basta apenas fazer um agendamento eficiente e prestar um excelente atendimento. É preciso, também, usar o pós-venda a seu favor para efetivamente encantar as pessoas que usam os serviços da sua empresa.
Entre as dicas para implementar e otimizar o processo de fidelização na sua clínica odontológica estão manter o cadastro dos pacientes atualizados, definir um roteiro padrão de atendimento e fazer um acompanhamento após as consultas. Antecipar-se às necessidades, utilizar os feedbacks como ferramenta de melhoria contínua e estimular indicações são outras formas de manter os pacientes fiéis ao seu negócio.
Conheça 6 dicas incríveis para fidelizar pacientes em sua clínica com o pós-venda!
1. Mantenha o cadastro de pacientes atualizado
Uma das maneiras de apostar na fidelização de pacientes com o apoio do pós-venda é manter os cadastros de quem usou os serviços da sua clínica odontológica sempre atualizados.
Além de dados básicos, como telefone fixo, celular, e-mail e endereço, vá além e insira o máximo de informações possíveis sobre os pacientes, como data de aniversário, tratamentos mais usados e forma preferencial de contato. Dessa forma, você pode enviar ofertas personalizadas para as pessoas, além de contatar os pacientes da maneira mais conveniente para eles.
2. Defina um roteiro padrão de atendimento
Outro passo para fidelizar pacientes em sua clínica com o pós-venda é criar e seguir um roteiro padrão de atendimento. Na prática, isso quer dizer que todas as pessoas já pacientes saberão que, no retorno à clínica, serão atendidas exatamente da mesma forma como da primeira visita.
Padronizar o atendimento na sua clínica odontológica é uma maneira de otimizar processos e, ainda, passar uma imagem de profissionalismo e organização, reforçando a imagem da marca no mercado.
Por isso, é essencial que todos os funcionários em contato com o público passem por treinamento para conhecer a fundo o roteiro padrão de atendimento. Assim, o cliente tem exatamente o mesmo tratamento, independentemente do profissional.
3. Faça um acompanhamento após as consultas
A relação de um paciente com a clínica odontológica não deve terminar após o atendimento. Fidelize cada vez mais pessoas com o acompanhamento após as consultas e/ou qualquer procedimento.
É importante saber se o paciente ficou satisfeito com o serviço, o que pode ser melhorado e, ainda, se ele recomendaria a clínica para sua rede de contatos. Esse acompanhamento pode ser feito por telefone, e-mail ou da forma mais conveniente para a pessoa.
Entrar em contato após a prestação do serviço é uma forma de melhorar seus atendimentos continuamente e, também, de mostrar para o paciente que você se preocupa com a experiência dele em relação ao seu negócio.
4. Antecipe-se às necessidades dos pacientes
Investir no pós-venda também é uma forma de se antecipar às necessidades dos seus pacientes. São várias as estratégias que podem ser usadas por uma clínica odontológica. É possível, por exemplo, enviar um WhatsApp lembrando a pessoa de que já se passaram seis meses desde sua última limpeza dental. Para agendar a próxima sessão, basta o paciente responder à mensagem.
Outra maneira de se adiantar às necessidades dos pacientes é com a oferta personalizada de tratamentos e procedimentos de acordo com o perfil de cada pessoa. Quem sempre faz clareamento dental na sua clínica, certamente gostará de receber uma mensagem quando esse tipo de tratamento estiver em promoção, por exemplo.
Manter os dados, históricos e as preferências dos pacientes sempre atualizados é a melhor maneira de garantir que você oferecerá frequentemente para ele procedimentos alinhados ao seu perfil.
5. Use os feedbacks para melhorar
Saber a opinião dos pacientes sobre os serviços, profissionais, atendimento e estrutura da sua clínica odontológica é vital para manter o negócio em constante evolução. Aposte em pesquisas de satisfação e, até mesmo, em entrevistas individuais para entender melhor como foi a experiência que as pessoas tiveram com sua empresa.
É fundamental ter em mente que é importante não só recolher esses dados, mas também usá-los para aprimorar os produtos e os serviços oferecidos pela sua clínica.
A internet também é uma grande aliada na hora de coletar feedbacks. Além do site da sua empresa e de fanpage no Facebook, não deixe de buscar ainda a opinião de pacientes em sites como o Reclame Aqui. Dessa forma, você sabe tudo o que está sendo falado sobre sua clínica e tem a possibilidade de corrigir possíveis pontos fracos no atendimento e em outras áreas.
6. Estimule indicações
Uma outra estratégia infalível para fidelizar os pacientes do seu consultório odontológico é estimular indicações entre quem já frequenta sua empresa. Pessoas que indicarem amigos e familiares, por exemplo, podem ter descontos em tratamentos, consultas ou acesso a benefícios exclusivos e brindes, como escovas de dente, cadernos e afins.
Uma outra medida importante é sempre deixar cartões com os contatos do seu consultório disponíveis na recepção. Dessa forma, os pacientes satisfeitos podem levar alguns e distribuí-los entre seus amigos, atuando ativamente na divulgação da sua clínica.
Independentemente do que os pacientes ganhem com as indicações, o mais importante é deixar claro que vale a pena para ele se manter fiel ao seu consultório e compartilhar a boa experiência que teve com as pessoas da sua rede de contatos. Todos gostam de se sentir especiais e valorizados pelas empresas.
Manter os cadastros sempre atualizados, investir na padronização do roteiro de atendimento e fazer acompanhamento após as consultas são passos essenciais para fidelizar pacientes em sua clínica com o pós-venda. Invista também em antecipar as necessidades deles, no estímulo a indicações e no uso de feedbacks para melhorias constantes.
Aposte ainda nessas e em outras dicas para garantir que seu negócio evoluirá conforme o planejamento inicial e que os frequentadores do seu consultório odontológico fiquem sempre satisfeitos e encantados.
Agora que você já sabe como o pós-venda é essencial para a fidelização na sua clínica odontológica, veja também como melhorar a experiência do paciente com sua empresa!