Não há dúvidas de que o investimento em franquias é um dos mais inteligentes. Agora, o sucesso da medida passa por um bom treinamento para franqueado. A participação e a qualidade desse programa são cruciais para o negócio funcionar bem.
Mas quais fatores determinam essa importância? O que podemos entender como realmente necessário para aprender? É possível criar uma mentalidade empresarial com a capacitação para uma franquia?
São perguntas-chave que todo investidor deveria buscar as respostas e focar em suas ações para implementá-las. Entenda agora neste artigo o valor da capacitação e como absorver bem esse conhecimento. Confira!
Os ganhos do treinamento
Antes de tudo, é fundamental que o franqueado compreenda que a participação em treinamentos não é uma escolha, mas um dever. Dessa forma, evitam-se problemas em aplicações de normas e políticas da marca franqueadora.
A partir dessa conscientização, o franqueado solidifica os conhecimentos técnicos para aplicação do negócio. É muito comum que a pessoa forme um conceito prévio sobre o modelo de franquia que deseja implantar, mas o diferencial nos resultados só é conquistado com o conhecimento ideal sobre o produto ou serviço que deseja oferecido.
Além do treinamento, é importante buscar uma proximidade com o franqueador que tem interesse direto na compreensão do seu tipo de negócio. A visão direta do principal idealizador e o compartilhamento do seu know-how fazem com que o franqueado conquiste o domínio sobre o serviço e fortaleça a comunicação. O treinamento para franqueado melhora:
- o engajamento do time de colaboradores;
- a performance da equipe;
- o controle sobre a rotatividade da equipe;
- os resultados em vendas;
- a confiança na execução do trabalho.
Por fim, destacamos a comodidade que o investimento em franquia oferece, já que é possível adquirir uma estrutura completa e mais acessível financeiramente. Um modelo já pronto antecipa o conforto, a conveniência e a qualidade do atendimento ao cliente.
Os pontos principais do treinamento com a rede franqueadora
Já entendemos por que é importante se capacitar após o investimento, mas quais são os principais aspectos que precisam ser desenvolvidos? Descubra agora os 4 pontos-chave que embasam o treinamento desenvolvido pelo franqueador.
Conhecer quais são os valores da empresa
A franquia não é apenas uma transferência de serviço. Há uma identidade, uma cultura e os valores sólidos por trás da marca que necessitam ser conhecidos e repassados com fidelidade ao consumidor final.
Essa capacitação reflete no padrão de qualidade e atendimento e reverbera a identidade da empresa. Nessa linha, a capacitação acontece constantemente para manter um mesmo pensamento e preservar consonância das ações.
O conhecimento dos valores do modelo de franquia escolhido deve ser compartilhado por todos os membros do franqueado para garantir que não haja uma imagem equivocada sobre o perfil empresarial pelos clientes em qualquer canal de atendimento.
Compreender o padrão daquela franquia
Investir em franquia é escolher um padrão de trabalho. Esse aspecto é fundamental para o sucesso do negócio. Dessa forma, é muito importante a compreensão exata sobre esse modelo de serviço para refletir o produto ou serviço ideal. Padronizar significa:
- ligar as ações;
- unificar a cultura;
- igualar o conhecimento;
- uniformizar a operação;
- alinhar a postura com a identidade da empresa.
A padronização é uma base para que o franchising alcance sucesso. Nesse sentido, é dever do franqueador aprimorar sempre a capacitação para manter um modelo único que possa ser diferenciado por padrões de qualidade, normas e idealização própria.
Ficar por dentro de técnicas de atendimento que proporcionarão maior satisfação aos clientes
O treinamento para franqueado também é importante para o conhecimento de manuais e guias diversos que norteiam o time no desempenho do trabalho e no atendimento ao cliente final.
Além desse conhecimento teórico, o franqueado tem a oportunidade de conhecer a vivência em casos concretos e se antecipar a problemas e demandas incomuns que o cliente venha apresentar. Essa capacitação reflete diretamente no tempo de resposta, solucionando conflitos e melhorando a satisfação do cliente.
O atendimento a pacientes é um dos pontos-chave para qualquer serviço médico, e estabelecer um padrão gera confiança nos funcionários e melhora o fluxo de suporte às consultas. Nesse aspecto, toda a experiência já adquirida pelo franqueador é de fundamental importância para agregar valor ao franqueado.
Entender mais sobre gestão
Para quem nunca empreendeu ou investiu forte em um nicho de negócio, aplicar em franquia significa oportunidade para aprender a gerir uma empresa. Essa mentalidade corporativa é desenvolvida durante o treinamento para franqueado buscando conscientização financeira, organização de ideias e otimização de resultados.
Ainda que você tenha uma vivência profissional importante em odontologia, o fato é que a administração de uma clínica exige um novo olhar sobre a prestação de serviço com um controle mais abrangente e fiscalização da qualidade oferecida.
É muito comum que o excelente profissional com experiência individual se perca ao tentar investir em uma clínica completa. Isso se deve ao fato de que toda administração envolve não somente a capacitação sobre o negócio, mas o controle adequado em todos os setores e departamentos de uma organização. A capacitação em gestão retorna:
- antecipação da prática administrativa;
- entendimento da gestão de pessoas;
- controle sobre a saúde financeira;
- domínio acerca dos aspectos éticos, legais entre outras perspectivas.
A importância da participação em eventos sobre treinamento
Quer otimizar o processo de treinamento? Então não deixe de participar de eventos extra que ajudam no aprendizado e contribuem com o aumento de network. Atente-se para convenções, palestras, debates, workshops ou qualquer encontro que proporcione troca de ideias sobre a franquia.
A participação em eventos oferece esses e vários outros benefícios para o franqueado. Portanto, após o treinamento inicial, é importante que ele mantenha uma agenda capaz de permitir a atualização constante junto à marca.
Viu como o valor da capacitação pode ser bem agregado ao know-how do franqueado? Neste artigo foi possível compreender melhor a importância do treinamento desenvolvido pelo franqueador, além dos benefícios dos eventos e os principais valores a serem aprendidos.
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