Blog Saúde Bucal

Tratamento dentário na gravidez: quais cuidados tomar?

A mulher grávida sente várias mudanças no corpo. Manchas aparecem na pele, o olfato fica mais apurado, o cabelo ganha um brilho especial e as mamas aumentam até três vezes de tamanho. Com tantas novidades, é normal que as pessoas se perguntem se é possível realizar tratamento dentário na gravidez.

Este conteúdo mostra por que é importante ter acompanhamento odontológico durante a gestação — quando a pessoa fica mais propensa a doenças gengivais, podendo ter parto prematuro devido à transformação hormonal — e que cuidados devem ser tomados para preservar a saúde na gravidez.

Continue a leitura e descubra mais sobre o tema!

Por que é importante cuidar da saúde bucal na gravidez?

É verdade que grávidas devem procurar o serviço odontológico para tratar possíveis doenças bucais, tendo cuidado com a prescrição de alguns medicamentos que não são indicados para o período gestacional.

Você sabe por que é recomendada a ida ao dentista nesse momento único para a gestante? Confira!

Mais propensão a doenças gengivais

A primeira razão pela qual pessoas grávidas devem se consultar com o dentista nesse momento é que a gestação acelera as transformações hormonais do corpo. Isso tem impacto direto na saúde da gengiva, levando, por exemplo, à condição de gengivite gravídica — quando surge uma inflamação no tecido gengival, apresentando sintomas como inchaço, vermelhidão e sangramento no local.

Incômodo gástrico com reflexo na saúde da boca

É comum que, durante a gravidez, a pessoa tenha incômodos no aparelho digestivo, com refluxo, ânsia de vômito e azia. O líquido que escapa do estômago e chega à boca modifica o pH dessa região, deixando-a mais ácida. O resultado é o desgaste da dentição, que pode ficar mais suscetível à ação de bactérias — motivo pelo qual é importante procurar ajuda odontológica nesse período.

Risco de parto prematuro por doença bucal

Doenças bucais costumam causar processos inflamatórios na cavidade, o que aumenta a produção de hormônio no organismo. O problema é que essas substâncias promovem a contração do útero, acelerando o processo do parto prematuro, por exemplo.

Para evitar imprevistos, vale a pena visitar o dentista para avaliar o quadro clínico, além de contar com o acompanhamento pré-natal.

Que cuidados tomar no tratamento dentário na gravidez?

Até aqui, você sabe que é necessário se consultar periodicamente com o dentista durante a gravidez, mas quais são os cuidados necessários para realizar procedimentos dentários com segurança nesse período?

Entender o melhor período para ir ao dentista

Ainda que seja indicado às pessoas grávidas buscar ajuda odontológica, é ideal refletir sobre o melhor momento para iniciar essa avaliação clínica. Durante a gravidez, as pessoas podem se sentir desconfortáveis para iniciar um tratamento orofacial, devendo procurar um profissional quando identificarem o período certo para fazê-lo.

Escolher uma clínica humanizada

A escolha de um consultório humanizado é essencial para o acompanhamento odontológico de pessoas grávidas, pois elas precisam de um cuidado especial no consultório. Os profissionais devem entender o momento pelo qual essas pessoas estão passando para, a partir do primeiro contato, construírem uma relação de confiança na avaliação clínica.

Procurar dentistas especializados

Muitas pessoas têm problemas na dentição (como encavalamento e apinhamento dentário) e sonham em ficar com o sorriso saudável. Para melhorar as funções e a estética da boca, é necessário, procurar especialistas em ortodontia, que devem analisar a cavidade e indicar um tratamento adequado para quem está gestante.

Por que alguns medicamentos são evitados no tratamento dentário na gravidez?

De maneira geral, pessoas grávidas devem evitar o uso de medicamentos durante a gestação, principalmente nos três primeiros meses, pois a ação tóxica das substâncias pode prejudicar o feto e a saúde da gestante. Isso também se aplica a remédios associados ao tratamento dentário, que devem ser ponderados pelo cirurgião-dentista na hora de iniciar uma intervenção odontológica.

O procedimento de anestesia, por exemplo, muito usado em intervenções bucais, não oferece risco à pessoa grávida, mas o profissional deve calcular o aumento da pressão arterial da gestante, deixando-a o mais confortável possível no consultório.

Por outro lado, analgésicos como a aspirina não são indicados para o período da gravidez, uma vez que podem causar anemia (no início da gestação) e hemorragia (no período pós-parto). Geralmente, os dentistas prescrevem o uso de remédios à base de acetaminofeno (paracetamol) quando é necessário controlar a dor após tratamentos dentários.

Caso a gestante tenha complicações devido a infecções bacterianas na boca — em especial, por causa do acúmulo de placa e o surgimento de cárie —, o uso de antibióticos com princípio ativo de penicilina e cefalosporina é seguro durante a gravidez.

Em todo caso, a gestante deve conversar com o seu dentista de confiança para saber como melhorar a saúde bucal. Se for necessário realizar algum tratamento dentário, é importante se informar com o profissional sobre os medicamentos com uso adequado durante a fase gestacional.

Como encontrar a clínica odontológica ideal para tratamento na gravidez?

O tratamento dentário na gravidez requer a busca por um cirurgião-dentista e uma clínica odontológica de extrema confiança, para não colocar a vida da gestante e a do bebê em risco. Vale a pena pesquisar quais são as melhores opções na sua região, observando a experiência do profissional com pacientes gestantes e analisando a reputação do consultório, por exemplo.

É o caso da Sorridents, maior rede de clínicas odontológicas da América Latina. A marca está presente em todas as regiões do Brasil, com uma equipe multidisciplinar pronta para prestar atendimento à saúde bucal de pacientes gestantes, com profissionais capacitados, excelente infraestrutura e um custo-benefício que cabe no seu bolso.

Agora você sabe por que a gestante pode realizar um tratamento dentário na gravidez. Para não colocar a saúde em risco, é preciso contar com a ajuda de um dentista especializado nessa situação, oferecendo acolhimento humanizado e redobrando o cuidado com a prescrição de medicamentos para pacientes em gestação.

Realize o sonho de ficar com o sorriso bonito e saudável durante a gravidez. Entre em contato conosco agora mesmo e agende uma avaliação odontológica com os melhores dentistas da sua região!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada