Blog Saúde Bucal

Ortodontia e qualidade de vida: entenda essa relação!

Muita gente sonha com um sorriso bonito, não é mesmo? Mas saiba que ter os dentes alinhados ou corrigir a mordida traz resultados que vão além da estética. Isso mesmo: existe uma forte relação entre ortodontia e qualidade de vida por conta dos inúmeros benefícios que esse tratamento proporciona.

Quer conhecer mais sobre essa especialidade e os principais resultados que o uso dos aparelhos ortodônticos traz para sua saúde e bem-estar? Então não perca as informações que reunimos a seguir!

O que é ortodontia?

É uma área que promove a movimentação dos dentes e ossos maxilares com o uso dos aparelhos ortodônticos, que podem ser fixos ou móveis. Dessa forma, a ortodontia oferece tratamentos que vão deixar o sorriso mais harmônico e que são indicados para diferentes casos, entre eles os de:

  • dentes encavalados;
  • diastema (espaço entre os dentes);
  • sobremordida (quando os dentes superiores se posicionam quase que totalmente sobre os inferiores);
  • mordida cruzada (consiste no desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior, onde os dentes de baixo se sobrepõem sobre os de cima,);
  • mordida aberta anterior (quando os dentes do fundo se encostam, mas fica um espaço entre os dentes da frente);
  • desvio de linha mediana (desalinhamento do centro da arcada superior com o da inferior).

Como funciona o tratamento ortodôntico?

O ortodontista realiza a avaliação clínica e faz exames complementares, como radiografias, para fazer o diagnóstico e o plano de tratamento e também solicita toda documentação ortodôntica. A partir daí, chega a etapa de colocação do aparelho para que ocorra a movimentação dentária.

Regularmente, o paciente precisa retornar ao consultório para realizar ajustes no aparelho e a troca de elásticos ou outros componentes. O tempo de tratamento varia de acordo com cada caso.

Qual a relação entre ortodontia e qualidade de vida?

O tratamento vai deixar os dentes alinhados e o encaixe da mordida correto, resultando em um sorriso mais bonito. Essa é a parte estética, mas é preciso entender que o uso de aparelhos dentários também previne contra doenças bucais, como a cárie, já que fica mais fácil para higienizar a boca por completo quando os dentes estão na posição correta. Outro ponto é que o paciente consegue falar e respirar melhor e passa a mastigar com mais eficiência, o que traz ganhos para a digestão.

Por fim, é importante considerar que, além dos benefícios para a saúde em geral, há a melhora também da autoestima, já que a pessoa com um sorriso harmônico se sente segura e confiante para sorrir, conversar e se alimentar na frente de outras pessoas.

Se você quer passar pelo tratamento, mas não se vê utilizando um aparelho metálico, pode ficar sossegado: hoje existem modelos de aparelhos ortodônticos em que os componentes são transparentes (feitos de policarbonato, safira e outros materiais) e alinhadores transparentes removíveis, possibilitando que você corrija seus dentes com bastante discrição.

Viu só todos os benefícios que esse tipo de tratamento proporciona? É que a ortodontia e qualidade de vida andam juntas, visto que, ao alinhar o sorriso, você melhora sua saúde bucal, saúde geral, estética e até a questão psicológica, gerando uma maior autoconfiança.

Gostou do nosso post? Ficou interessado em fazer o tratamento ortodôntico? Escolha uma clínica de referência, como a Sorridents, que conta com especialistas, para que você possa sorrir com liberdade. Entre em contato e agende uma consulta!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada