Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Saiba como conservar sua prótese dentária



Você já deve ter ouvido falar da importância da escovação e de hábitos de higiene oral, não é mesmo? Saiba que as próteses dentárias também precisam de cuidados. Da mesma maneira que os dentes, elas retêm muita placa bacteriana, restos alimentares e também mancham e acumulam tártaro caso não haja uma boa higienização.

Neste texto, vamos te contar todas as dicas para manter sua prótese dentária higienizada, como fazer essa limpeza correta e dos cuidados com a gengiva. Continue a leitura!

Qual a importância de manter a higiene da prótese?

São poucas as pessoas que recebem as orientações corretas sobre os cuidados com a dentadura e que conhecem os problemas bucais decorrentes da falta de higiene. É preciso ter cuidado, pois machucados na gengiva e nos tecidos moles da boca podem se tornar lesões de câncer bucal.

A má higienização também pode fazer com que microrganismos, que viviam em condições normais na boca, comecem a se proliferar e causar sintomas. Este é o caso da candidíase, uma doença causada por fungo que aparece em regiões úmidas e causa ardência e aparecimento de placas brancas.

Se existirem dentes remanescentes na boca, o risco de periodontite e de cáries aumenta e, com isso, a probabilidade de perder os dentes também cresce estrondosamente.

Para evitar todos estes problemas, manter a saúde bucal e garantir uma maior durabilidade da sua prótese, basta fazer uma higienização correta! 

Como devo fazer a limpeza da prótese dentária?

1. Mergulhe a peça em água morna

A higienização da sua prótese deve ser feita antes de dormir e começar com uma imersão em água, suficiente para cobrir toda a prótese.

A água morna amolece resíduos alimentares e favorece a remoção de restos de alimentos. A adição das pastilhas de limpeza a essa solução auxilia na eliminação de bactérias bucais, principalmente causadoras de mau hálito.

2. Escove toda a sua prótese

Existem escovas específicas com tamanho e desenhos apropriados para a limpeza de próteses dentárias, mas as normais também servem, desde que sejam de cerdas macias. Qualquer instrumento mais duro ou rígido pode desgastar a peça e prejudicar sua adaptação na boca.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Não se deve utilizar pasta de dentes nem quaisquer outros produtos químicos que não sejam específicos para esse fim. Sabão ou detergente neutro também podem ser utilizados. Mas lembre-se de escovar cada cantinho da peça!

3. Enxágue bem

Após toda a escovação, enxaguar sob água corrente é essencial para eliminar todo o resíduo de alimento e de sabão da peça.

Criar o hábito de bochechar água após as refeições pode ajudar muito para que ela retenha menos resíduos durante o dia. Isso facilita a limpeza da prótese, além de prevenir o mau hálito.

4. Retire a prótese para dormir

Caso a dentadura seja utilizada durante o sono, ela pode causar compressões desnecessárias. Pessoas com bruxismo, por exemplo, podem danificar a peça pelo fato de ranger os dentes enquanto dormem.

Um copo com água limpa é o ideal para manter a prótese durante a noite. O ressecamento pode causar sua distorção, além de manchas e perda do seu brilho.

A boca sem dentes também precisa de higiene?

Com certeza! A escova de cerdas macias deve ser utilizada para estimular a vascularização das regiões bucais, assim como, para eliminar toda a placa bacteriana, principalmente da língua, céu da boca, gengivas e bochechas.

Enxaguantes bucais são ótimos complementos a fim de evitar a halitose. Lembre-se de confirmar com seu dentista os tipos de produtos que você pode utilizar para que sua prótese não manche nem sofra nenhum tipo de dano.

Percebeu como é importante cuidar da higiene da sua boca e prótese dentária? Se você gostou das nossas dicas, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre a saúde bucal!

Postado em 19/04/2019.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter