A faceta dental e lente de contato são laminados ultrafinos de porcelana que têm o poder de transformar o sorriso com a correção de imperfeições como tamanho, formato, cor e até desalinhamento dentário. É um tratamento rápido, com um resultado natural, duradouro e que traz ganhos para a estética e autoestima do paciente.
Ambas são aplicadas nos dentes anteriores, os que ficam visíveis ao falar e sorrir. No entanto, elas apresentam algumas diferenças e, de acordo com o seu caso, o dentista especializado vai indicar o melhor material.
Quer entender as características e indicações da faceta dental e lente de contato? Confira o post e fique sabendo também os cuidados que é preciso ter após esse tratamento!
O que é faceta dental?
A faceta dental é uma lâmina com espessura média de 7 mm, utilizada para recobrir os dentes. É indicada, portanto, para imperfeições mais pronunciadas no sorriso. Para sua colocação, o dentista faz um pequeno desgaste no esmalte dentário a fim de garantir uma melhor fixação do material e resultado estético superior.
É um tratamento de alta durabilidade e que vai conferir um sorriso perfeito. Acompanhe abaixo as indicações para a faceta dental:
- fraturas no dente;
- grandes restaurações;
- dentes mais escuros após o tratamento de canal;
- fechamento de espaços entre os dentes (diastemas);
- formato dos dentes irregulares;
- modificação da textura da superfície do dente;
- correção sutil de inclinação;
- alteração da tonalidade dental que não pode ser melhorada com o clareamento;
- manchas brancas causadas pela fluorose;
- hipoplasia do esmalte dentário (manchas brancas ou ranhuras nos dentes).
O que é lente de contato dental?
A lente de contato dental é mais fina que a faceta dental — têm espessura de 0,2 a 0,4 mm. Assim, é indicada para imperfeições mais suaves no sorriso. Apesar de extremamente fina, é tão resistente e duradoura quanto a faceta.
Em determinados casos, não é preciso desgastar o dente para colocar esse material. Confira a seguir as indicações:
- modificações suaves de cor;
- dente com pequenos desgastes;
- fechamento de pequenos espaços entre os dentes;
- dentes lascados;
- aumento do comprimento ou largura dos dentes;
- correção do contorno dos dentes.
Quais cuidados o paciente deve ter após colocar esses laminados?
Quem realiza esse tratamento estético pode se alimentar normalmente, pois os materiais são muito resistentes e podem durar 15 anos ou mais. O paciente só precisa tomar alguns cuidados para manter a cor e brilho do sorriso mais bonitos por bastante tempo, como:
- não roer unhas;
- não morder objetos ou abrir embalagens com os dentes;
- evitar alimentos mais duros como torresmo ou pé de moleque;
- fazer a limpeza bucal sempre após as refeições e antes de dormir;
- utilizar escova com cerdas macias e creme dental pouco abrasivo;
- visitar o dentista regularmente para fazer o exame clínico e deixar a saúde bucal em dia.
Quer ter um sorriso perfeito e em harmonia com o seu rosto? Considere fazer o tratamento com faceta dental ou lente de contato. Converse com o seu dentista e veja qual é a opção mais indicada para o seu caso!
E aí, gostou do post? Quer entender também quais são as causas do diastema? Confira este post e saiba o que deixa seus dentes separados!