Lente de contato dental

lente de contato dental

LENTE DE CONTATO DENTAL: SAIBA O QUE É E COMO FUNCIONA

 

Para conquistar o sorriso perfeito, que tal se beneficiar da lente de contato dental? É ela que tem feito à cabeça dos famosos e de muita gente, pois tem aplicação rápida e corrige aquelas falhas e imperfeições de nossos dentes que não gostaríamos de exibir.

 

É o procedimento sugerido para as pessoas que possuem características de espaçamentos entre os dentes, bem como o mau posicionamento dentário ou dentes irregulares, que geralmente promovem incômodos, tanto estéticos quanto de mobilidade e mastigação.

 

A técnica é indolor, durável e possibilita um sorriso alinhado em apenas algumas horas a partir da sua aplicação. Para saber um pouco mais sobre a lente de contato dental, continue lendo.

 

O QUE É LENTE DE CONTATO DENTAL?

 

A lente de contato dental é uma prótese construída a partir de porcelana ou cerâmica. É uma estrutura superfina, translúcida e com grande durabilidade. Indica-se a sua aplicação para pequenas imperfeições, a exemplo de fraturas, manchas, dos famosos diastemas (dentes separados) e também para aumentar o tamanho dos dentes.

 

Ultrafina e dotada de resistência, tal espessura mínima possibilita alcançar somente 0,25mm e ainda, dessa forma, proporcionar riscos baixíssimos de descolamentos ou possíveis fraturas. A recomendação mais simples para tal técnica é a correção de formato e coloração dos dentes em alinhamento e em condições adequadas. A técnica é uma das mais usadas para tratamentos de pessoas que trabalham principalmente com a sua imagem pública.

 

É, sem dúvidas, garantia de um sorriso supernatural e mais confiante.

 

LENTE DE CONTATO DENTAL: TIPOS

 

As lentes de contato dental caracterizam-se também por variações técnicas ultrafinas de facetas porcelanas – que é o laminado de maior utilidade em tratamentos de estética a partir da ortodontia. A característica particular e essencial das lentes de contato dental é o fato de que não requisitam desgastes nos dentes de forma prévia e corretiva para que se tenha a sua instalação.

 

Já existem inúmeros avanços que promovem um resultado moderno e delicado deste acessório – por exemplo, o suporte em cerâmica, laminado utilizado para fazer a recobertura somente do fragmento do dente que não está em harmonia com o sorriso pretendido.

 

COMO É FEITA A APLICAÇÃO?

 

A colocação das lentes é simples e indolor. Porém, antes de o dentista confeccionar a sua lente de contato dental, ele precisará avaliar a saúde de seus dentes. Estando tudo certo, faz-se um molde de seu sorriso. Depois dessa etapa, o odontólogo poderá planejar a coloração, o tamanho e o posicionamento que seus dentes terão. Se esses detalhes forem aprovados por você, as lentes serão produzidas e, por fim, aplicadas em uma única sessão.

 

Para fixar as lentes de contato, o dentista passa um ácido no dente, que o deixa poroso, prepara a superfície com um cimento adesivo e o silano, um produto que une o cimento à prótese de porcelana. A aplicação é rápida e não resulta no desgaste do dente.

 

LENTE DE CONTATO DENTAL: VANTAGENS

 

Dentre as vantagens do uso de lente de contato dental, estão as seguintes:

APRIMORAMENTO ESTÉTICO DO SORRISO

 

Todo mundo sabe que o sorriso é o cartão de visita de qualquer pessoa. Ele diz muito sobre o indivíduo em qualquer momento da vida, seja na conquista ou numa entrevista profissional. Se há a insatisfação do seu sorriso e almejo de torná-lo aprimorado, a lente de contato dental é a alternativa adequada.

 

Elas atuam no aprimoramento estético dos dentes que se destacam pelo mau posicionamento, separação ou quebra, ao passo que, oportunizam ao usuário um sorriso diferenciado, bonito e mais branco. Não há nada melhor para a autoestima do que um sorriso bem cuidado e bonito.

 

PRESERVAÇÃO DA ESTRUTURA DENTÁRIA NATURAL

 

Outra vantagem de se colocar as lentes dentárias é a minimização do desgaste pelo qual o dentista precisa proceder aos dentes, em virtude das estruturas finas dos materiais.

 

Há situações em que nenhuma reparação necessita ser realizada, de modo a preservar todas as estruturas dentárias naturais. Porém, para que o sorriso prossiga bonito e saudável, todos os dentistas reforçam que a atenção para a higiene bucal deve ser assídua.

 

Tal cobertura com porcelana não faz a prevenção da cárie. Portanto, qualquer negligência relacionada à higienização dentária, possibilita desencadear problemas do periodonto e traumas de cáries em regiões que não têm coberturas.

 

As lentes têm confecção observada na medida do dente, preservando estruturas naturais dos mesmos e atentando-se ao fator estético do rosto, de modo a promover resultados confortáveis e belíssimos.

 

Respeitando a forma da região bucal e mandibular, há a possibilidade de evitar modificações no funcionamento mastigatório e de comunicação, além de tornar possível um sorriso mais harmonioso.

 

RESTABELECIMENTO DA FUNCIONALIDADE E DENTES RESISTENTES

 

A lente de contato dental é caracterizada como uma simples resolução para a recuperação da função dentária em tempo ágil. Desse modo, aqueles que escolhem tal técnica necessitam atentar-se ao momento da prática de determinados hábitos, sobretudo na hora em que se alimentam.

 

As lentes, ainda que tenham resistência posteriormente a cimentações, destacam maior fragilidade do que o dente em sua forma natural. Portanto, é necessário cuidar para não efetuar mordidas em alimentação dura, que podem causar fraturas da lente.

 

E QUANTO À SUA DURABILIDADE?

 

Tem uma média de 15 anos, a duração das lentes, porém existem situações em que tal tempo é muito maior. Ainda que as lentes tenham menor dimensão – finas – elas acabam se tornando extremamente resistentes.

 

Depois da realização do procedimento, recomenda-se, portanto, a visita ao dentista a cada seis meses para que ele possa observar se as lentes estão bem adaptadas e estáveis. Depois, o intervalo entre as idas ao consultório pode aumentar para um ano. É importante manter uma rotina de consulta para manutenção da lente e dos dentes, de modo geral.

 

Contudo, depende da saúde da boca do paciente, hábitos de higiene e consultas regulares ao odontologista. Costumes como unhas roídas e uso de dentes para fazer a abertura de embalagens são atos ruins e precisam ser abolidos.

 

MAIOR RESISTÊNCIA ÀS MANCHAS

 

Lentes de contato dental não costumam manchar por qualquer coisa como, por exemplo, consumir alimentos como açaí, vinho, café e afins, em oposição às facetas com resinas, que têm caráter poroso e agem permitindo impressões de pigmentações escuras.

 

Contudo, é importante lembrar que na parte inferior a elas encontram-se os dentes e, para que se mantenham em um estado excelente, é fundamental que se evite determinados alimentos caracterizados pela acidez, assim como manter a limpeza bucal assídua.

 

Desse modo, é possível aproveitar um sorriso bonito e branco por muito mais tempo.

 

Antes do conhecimento dos resultados disponíveis pelas lentes de contato dental é necessário, entretanto, conhecer as atitudes de precaução necessária para a promoção do sucesso em relação ao processo de tratamento.

 

Dispor de uma ótima limpeza bucal é uma atitude que deve ser introduzida na rotina, bem como escovar de maneira adequada acrescida ao uso do fio dental e de enxaguantes que não possuam álcool – isso porque tal elemento costuma fazer a eliminação de células que protegem a boca.

 

Ao cuidar adequadamente da alimentação, a lente de contato dental dispõe de diversas vantagens para manter uma boca saudável.

 

SORRISO HARMONIOSO

 

Ao serem introduzidas estrategicamente nos dentes que promovem o comprometimento de alinhar o sorriso, tais lentes de contato aprimoram o caráter estético, proporcionando a eliminação desarmoniosa em virtude de condições como curvas de sorriso invertido ou dente curto, além de diastemas.

 

As lentes promovem a reparação de disfunção de cores e colaboram para que os dentes permaneçam mais resistentes a manchas e outros fatores que agridem o esmalte.

 

LENTE DE CONTATO DENTAL: INDICAÇÃO

 

Em virtude do processo, tratar de uma reabilitação bucal com lente de contato é recomendada para que os pacientes, em início de tratamento, apresentem modificações de cores, formatos e alinhamento dentário.

 

Exemplificando tais modificações, denominamos o diastema uma das possíveis indicações para o uso de lente de contato dental, que acontece conforme existam espaçamentos maiores entre os dentes.

 

As razões do problema se relacionam aos diferenciais de tamanhos entre dentes e a ausência de um ou outro. Conforme ocorra na região dos dentes superiores, na parte frontal, o diastema aparece em virtude de critérios anormais do freio dos lábios – tecido que se desloca da região bucal até gengivas.

 

Fraturas ocorrentes e manchas são também fatores que desencadeiam a recomendação da lente para tratamento, visto que tais próteses possibilitam o disfarce de imperfeições nessas situações.

 

Ainda que sejam produzidas por material duradouro, lente de contato dental deve ter a troca em prazo que tem variação entre, no máximo, até quinze anos.

 

Contudo, visitar o dentista para a manutenção deve acontecer com tempo variável de seis em seis meses. Durante as consultas, o especialista acompanhará a forma como os dentes se adaptam às próteses, com conferência de fixação das mesmas, além da avaliação da saúde da boca do paciente.

 

Tal análise é importantíssima, ainda, para a identificação de situações em que a utilização de lentes de contato dos dentes é contraindicada, de acordo com o tópico a seguir.

 

HÁ CONTRAINDICAÇÕES?

 

Para quem tem bruxismo, rói unhas ou tem o hábito de morder objetos, esse método não é o mais indicado, já que as lentes são bem fininhas. Para esse tipo de paciente, mais apropriada seria a aplicação de facetas de porcelana, que são mais grossas. Avalie melhor com o seu cirurgião-dentista.

 

Com o intuito de evitar possíveis complicações que possibilitem o agravamento de condições da saúde da boca, a utilização de lente de contato dental tem contraindicação se o paciente apresentar qualquer uma das condições problemáticas:

 

– Cáries;

 

– Tártaro;

 

– Algum canal que não teve o devido tratamento;

 

– Dentes que apresentam trincas ou que estejam quebrados;

 

– Manchas com acentuação;

 

– Patologias de gengivas.

 

Pacientes que costumam roer unhas ou que sofram de bruxismo necessitam de avaliações com maior critério, visto que a lente de contato tem característica fina e pode ser danificada de forma irreparável, ao passo que tenha submissão a pressões excessivas.

 

Tais atitudes como mordiscar objetos podem trazer sérias condições à saúde bucal. Por isso, jamais instigue hábitos como este.

 

Nessas situações, há a probabilidade que a maior indicação tenha a utilização de facetas produzidas em porcelana, com maior espessura e mesmas habilidades de correção de imperfeições de teor estético relacionado ao sorriso.

 

Dessa forma, é essencial que se conte com a orientação e apoio de especialistas com qualificação em reabilitação estética e oral dos dentes, para que se faça uma avaliação na íntegra da saúde da boca e que tal tratamento permita todas as vantagens disponíveis.

 

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TER?

 

Continue com os cuidados de sempre! Não abra mão de uma boa higiene bucal. Escove os dentes após as refeições, use o fio dental diariamente e finalize com o antisséptico. Além disso, evite morder materiais muito duros, para que a lente de contato dental não rache ou quebre. Se possível, evite também o consumo excessivo de alimentos que possam manchar os seus dentes.

 

Ficou interessado pela lente de contato dental? Ela pode mudar o seu sorriso completamente, de forma rápida, eficiente e segura. Se você ficou em dúvida sobre alguma questão, deixe aqui o seu comentário!

 

Não se esqueça de esclarecer as suas dúvidas com um profissional que preze pelo bom resultado de suas atividades. Cuide da saúde dos seus dentes, a partir de hábitos adequados relacionados à limpeza e alimentação!

Agende a sua avaliação
Ou agende pelo telefone 0800 601 1520

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Assine nossa newsletter

e receba conteúdos exclusivos.

Blog Saúde Bucal