Blog Saúde Bucal

Preenchimento gengival: entenda como funciona essa técnica!

O cuidado com as gengivas é fundamental para quem deseja ter um sorriso bonito e saudável. Diversas técnicas são usadas para atender a essa expectativa do paciente, e uma delas é o preenchimento gengival. Esse procedimento é indicado para corrigir imperfeições estéticas nas papilas dentais, também conhecidas como triângulos negros entre os dentes.

Rápida e efetiva, a técnica recorre ao ácido hialurônico, uma substância segura e de efeito temporário. Além disso, é minimamente invasiva e requer alguns cuidados simples no dia a dia para a recuperação.

Se você deseja saber como funciona o procedimento de preenchimento gengival, continue a leitura deste post!

O que é como funciona o preenchimento gengival?

O preenchimento gengival é um procedimento que recupera a ausência ou a perda da papila gengival (ponta das gengivas) de média e pequena extensão. Esse problema é conhecido como triângulos negros, que são pequenos espaços que aparecem entre os dentes, próximos à gengiva.

As causas disso podem ser diversas, como características anatômicas de cada pessoa, implante dentário, extração dental, mau posicionamento dos dentes ou periodontite em estágio inicial. Para esses casos, a melhor opção é o preenchimento gengival.

A técnica não é invasiva e os resultados podem ser observados imediatamente. Após o bochecho com um agente antisséptico, o dentista anestesia os locais próximos à área de aplicação do ácido hialurônico, dando início à infiltração para cada triângulo negro.

Em locais com espaços negros mais extensos, o profissional pode optar pela aplicação do ácido hialurônico em duas etapas, evitando o excesso. Esse procedimento evita o desconforto e a dor no pós-operatório, e ainda proporciona ao dentista mais controle sobre os resultados estéticos finais.

Após a finalização do procedimento, o profissional indicará o uso de analgésicos para reduzir a dor. O paciente deve retornar ao consultório odontológico em 7 dias, para avaliar a evolução e os resultados.

O preenchimento gengival não necessita de pontos de sutura ou de cortes. Quando é necessária a reaplicação, como nas falhas de gengivas mais extensas, é importante esperar um tempo mínimo de 15 dias entre as aplicações, evitando traumas devido ao ácido hialurônico.

Além disso, é importante lembrar que, com o passar do tempo, o organismo absorve a substância e ela deixa de fazer os efeitos necessários. É importante refazer o procedimento a cada 7 meses ou de acordo com a indicação do profissional.

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo. Conferindo hidratação, elasticidade e volume, sua presença, principalmente na pele, auxilia a diminuir o surgimento das rugas de expressão — é por essa razão que ele é tão usado na harmonização facial.

Além da função estética, essa substância tem uma função importante na circulação de líquidos entre as células do corpo. No caso do preenchimento gengival, o objetivo principal é aumentar o volume da gengiva próxima à área com formação de espaços escuros entre os dentes. O efeito é o prolongamento das papilas gengivais.

Além disso, o ácido hialurônico pode ser usado para clarear as gengivas que ficam escuras pelo contato com as partes escurecidas de prótese dentária fixa ou dispositivos implantodônticos.

Quem não pode realizar o procedimento?

A análise criteriosa das falhas gengivais que devem ser recuperadas pelo preenchimento é fundamental para que o resultado seja seguro e previsível. É necessário que o dentista avalie a saúde dos tecidos das gengivas antes de realizar o tratamento.

Em algumas situações, a técnica não é recomendada, devendo ser evitada:

  • dentes sem contato;
  • gengivas inflamadas por fungos ou alergias;
  • gengivas infeccionadas, como na periodontite ou gengivite;
  • retração gengival extensa;
  • perda extensa de papilas gengivais;
  • lactantes e gestantes.

Quais são os benefícios do preenchimento gengival?

O preenchimento gengival apresenta diversos benefícios, tanto para a autoestima do paciente quanto para a saúde das gengivas. As principais vantagens dessa técnica pouco invasiva são:

  • elimina a gengiva acinzentada pelo metal dos implantes dentários;
  • melhora as gengivas em contato com o implante dentário;
  • facilita a remoção da placa bacteriana;
  • evita o machucado em gengivas;
  • melhora a fonação;
  • melhora a estética do sorriso.

Quais cuidados devem ser tomados no pós-operatório?

Apesar de ser seguro, efetivo, simples e rápido, é necessário tomar cuidado após o procedimento para garantir a eficácia nos resultados. Veja, a seguir, algumas dicas.

Mantenha a boa higiene bucal

Nos dois primeiros dias, é importante evitar o uso de fio dental. Para compensar o acúmulo de placa bacteriana, uma boa dica é fazer bochechos com antissépticos bucais para manter a região limpa e livre de bactérias. A partir do terceiro dia, você pode usar uma escova com cerdas macias, mas lembre-se de escovar os dentes delicadamente.

Evite alimentos muito duros

Os cuidados com a alimentação são fundamentais para o sucesso da técnica. Para isso, é importante evitar alimentos muito duros, que podem machucar a gengiva. Dê preferência às refeições pastosas nos primeiros dias após o tratamento. Algumas opções incluem sopas, caldos, sorvetes e açaí.

Fique em repouso

Após o preenchimento gengival, é importante permanecer em repouso por pouco tempo. Fique cerca de 2 dias em casa e evite praticar exercícios físicos ou atividades que exigem muito esforço.

Visite o dentista

A consulta regular com um dentista especializado é muito importante. Nas primeiras semanas após o procedimento, o dentista precisa acompanhar o processo de cicatrização e observar se os resultados estão no caminho certo. Além disso, o profissional verifica a necessidade de uma limpeza para retirar a placa bacteriana que pode ter se formado na gengiva.

Agora que você já sabe o que é e como é feito o preenchimento gengival, percebe que a técnica é ideal para quem quer melhorar a autoestima e aumentar o volume das gengivas. No momento de fazer o procedimento, opte por uma clínica odontológica de qualidade e que seja bem-conceituada no mercado, como a Sorridents!

Gostou deste post e quer realizar o procedimento de preenchimento gengival em uma clínica com profissionais especializados e de qualidade? Entre em contato conosco! Será um prazer respondê-lo!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada