O cuidado com as gengivas é fundamental para quem deseja ter um sorriso bonito e saudável. Diversas técnicas são usadas para atender a essa expectativa do paciente, e uma delas é o preenchimento gengival. Esse procedimento é indicado para corrigir imperfeições estéticas nas papilas dentais, também conhecidas como triângulos negros entre os dentes.
Rápida e efetiva, a técnica recorre ao ácido hialurônico, uma substância segura e de efeito temporário. Além disso, é minimamente invasiva e requer alguns cuidados simples no dia a dia para a recuperação.
Se você deseja saber como funciona o procedimento de preenchimento gengival, continue a leitura deste post!
O que é como funciona o preenchimento gengival?
O preenchimento gengival é um procedimento que recupera a ausência ou a perda da papila gengival (ponta das gengivas) de média e pequena extensão. Esse problema é conhecido como triângulos negros, que são pequenos espaços que aparecem entre os dentes, próximos à gengiva.
As causas disso podem ser diversas, como características anatômicas de cada pessoa, implante dentário, extração dental, mau posicionamento dos dentes ou periodontite em estágio inicial. Para esses casos, a melhor opção é o preenchimento gengival.
A técnica não é invasiva e os resultados podem ser observados imediatamente. Após o bochecho com um agente antisséptico, o dentista anestesia os locais próximos à área de aplicação do ácido hialurônico, dando início à infiltração para cada triângulo negro.
Em locais com espaços negros mais extensos, o profissional pode optar pela aplicação do ácido hialurônico em duas etapas, evitando o excesso. Esse procedimento evita o desconforto e a dor no pós-operatório, e ainda proporciona ao dentista mais controle sobre os resultados estéticos finais.
Após a finalização do procedimento, o profissional indicará o uso de analgésicos para reduzir a dor. O paciente deve retornar ao consultório odontológico em 7 dias, para avaliar a evolução e os resultados.
O preenchimento gengival não necessita de pontos de sutura ou de cortes. Quando é necessária a reaplicação, como nas falhas de gengivas mais extensas, é importante esperar um tempo mínimo de 15 dias entre as aplicações, evitando traumas devido ao ácido hialurônico.
Além disso, é importante lembrar que, com o passar do tempo, o organismo absorve a substância e ela deixa de fazer os efeitos necessários. É importante refazer o procedimento a cada 7 meses ou de acordo com a indicação do profissional.
O que é o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo. Conferindo hidratação, elasticidade e volume, sua presença, principalmente na pele, auxilia a diminuir o surgimento das rugas de expressão — é por essa razão que ele é tão usado na harmonização facial.
Além da função estética, essa substância tem uma função importante na circulação de líquidos entre as células do corpo. No caso do preenchimento gengival, o objetivo principal é aumentar o volume da gengiva próxima à área com formação de espaços escuros entre os dentes. O efeito é o prolongamento das papilas gengivais.
Além disso, o ácido hialurônico pode ser usado para clarear as gengivas que ficam escuras pelo contato com as partes escurecidas de prótese dentária fixa ou dispositivos implantodônticos.
Quem não pode realizar o procedimento?
A análise criteriosa das falhas gengivais que devem ser recuperadas pelo preenchimento é fundamental para que o resultado seja seguro e previsível. É necessário que o dentista avalie a saúde dos tecidos das gengivas antes de realizar o tratamento.
Em algumas situações, a técnica não é recomendada, devendo ser evitada:
- dentes sem contato;
- gengivas inflamadas por fungos ou alergias;
- gengivas infeccionadas, como na periodontite ou gengivite;
- retração gengival extensa;
- perda extensa de papilas gengivais;
- lactantes e gestantes.
Quais são os benefícios do preenchimento gengival?
O preenchimento gengival apresenta diversos benefícios, tanto para a autoestima do paciente quanto para a saúde das gengivas. As principais vantagens dessa técnica pouco invasiva são:
- elimina a gengiva acinzentada pelo metal dos implantes dentários;
- melhora as gengivas em contato com o implante dentário;
- facilita a remoção da placa bacteriana;
- evita o machucado em gengivas;
- melhora a fonação;
- melhora a estética do sorriso.
Quais cuidados devem ser tomados no pós-operatório?
Apesar de ser seguro, efetivo, simples e rápido, é necessário tomar cuidado após o procedimento para garantir a eficácia nos resultados. Veja, a seguir, algumas dicas.
Mantenha a boa higiene bucal
Nos dois primeiros dias, é importante evitar o uso de fio dental. Para compensar o acúmulo de placa bacteriana, uma boa dica é fazer bochechos com antissépticos bucais para manter a região limpa e livre de bactérias. A partir do terceiro dia, você pode usar uma escova com cerdas macias, mas lembre-se de escovar os dentes delicadamente.
Evite alimentos muito duros
Os cuidados com a alimentação são fundamentais para o sucesso da técnica. Para isso, é importante evitar alimentos muito duros, que podem machucar a gengiva. Dê preferência às refeições pastosas nos primeiros dias após o tratamento. Algumas opções incluem sopas, caldos, sorvetes e açaí.
Fique em repouso
Após o preenchimento gengival, é importante permanecer em repouso por pouco tempo. Fique cerca de 2 dias em casa e evite praticar exercícios físicos ou atividades que exigem muito esforço.
Visite o dentista
A consulta regular com um dentista especializado é muito importante. Nas primeiras semanas após o procedimento, o dentista precisa acompanhar o processo de cicatrização e observar se os resultados estão no caminho certo. Além disso, o profissional verifica a necessidade de uma limpeza para retirar a placa bacteriana que pode ter se formado na gengiva.
Agora que você já sabe o que é e como é feito o preenchimento gengival, percebe que a técnica é ideal para quem quer melhorar a autoestima e aumentar o volume das gengivas. No momento de fazer o procedimento, opte por uma clínica odontológica de qualidade e que seja bem-conceituada no mercado, como a Sorridents!
Gostou deste post e quer realizar o procedimento de preenchimento gengival em uma clínica com profissionais especializados e de qualidade? Entre em contato conosco! Será um prazer respondê-lo!