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Poucos pacientes na clínica? Descubra os motivos!

Alguns fatores que caracterizam uma clínica odontológica de sucesso são bom faturamento, imagem sólida no mercado e, claro, um alto volume de agendamentos. Manter um monitoramento constante da movimentação de pacientes no consultório é um cuidado importante para garantir que o desempenho do seu negócio está satisfatório.

Caso identifique que a clínica tem poucos pacientes, alerta vermelho! É preciso trabalhar para reverter esse quadro e otimizar seus resultados.

Para isso, o primeiro passo é descobrir os motivos da baixa frequência. Entre os problemas possíveis estão atrasos constantes nas consultas e a ausência de um atendimento de qualidade para o acompanhamento das pessoas em suas marcações. É possível também que seu marketing não esteja funcionando como deveria ou que seu consultório não esteja antenado com as tendências de mercado.

Você está com esse problema na sua clínica e quer reverter o quadro? Então, continue a leitura para saber mais sobre os motivos e descobrir o que fazer!

Atrasos constantes

Um dos motivos que pode estar afastando os pacientes do seu consultório odontológico é o atraso constante nas consultas. Grande parte das pessoas não se importa em aguardar alguns minutos para ser atendido. No entanto, esperar horas além do horário agendado de forma constante é algo que incomoda — e que pode impactar na fidelização dos seus pacientes.

Para evitar esse problema, tenha atenção aos agendamentos, garantindo um horário confortável para cada consulta. Procure não se estender demais com cada paciente e tenha atenção com encaixes para não prejudicar as pessoas que têm consultas marcadas. 

Falta de acompanhamento das marcações

Outro fator que prejudica o fluxo de pacientes na clínica é a falta de acompanhamento na marcação de consultas. Muitos consultórios fazem as marcações, mas não lembram, por exemplo, o paciente da consulta na véspera. Com isso, a pessoa pode se esquecer de que tinha algo marcado (principalmente se agendou com muita antecedência) e não comparece, deixando o horário do dentista vago.

Evite a redução de fluxo de pacientes na clínica acompanhando de perto os agendamentos. Crie a cultura de sempre confirmar a marcação com os pacientes, lembrando, na véspera, do compromisso por meio de telefonemas ou até mensagens de WhatsApp. Dessa forma, você evita esquecimentos e ainda pode aproveitar os horários vagos para realizar encaixes ou para se dedicar a tarefas burocráticas.

Má qualidade do atendimento ao cliente

Outro motivo que leva à redução de pacientes no consultório odontológico é a falta de qualidade no atendimento ao cliente. Muitos colaboradores não têm a preparação adequada para lidar com o público. Com isso, cometem erros graves, como não usar a linguagem adequada para falar com as pessoas, demorar a dar retorno sobre os agendamentos ou, simplesmente, passar informações incorretas para as pessoas que entram em contato com a clínica. 

Aumente a quantidade de pacientes atendidos no seu consultório apostando na humanização do atendimento. Trate cada pessoa como se fosse única, com atenção ao seu histórico com a clínica. Apenas dessa forma é possível fidelizar e se certificar de que não apenas todos retornarão para novos atendimentos como, também, recomendarão a empresa para sua rede de contatos.

Marketing deficiente 

Tem poucos pacientes e não consegue reverter o cenário? A culpa pode ser do seu marketing! Não são poucos os consultórios que não fazem investimento em divulgação ou, então, focam no público-alvo errado.

A senha para ter mais gente frequentando sua clínica é conhecer bem o perfil dos clientes que deseja atrair e, também, dos seus atuais pacientes. Com essas informações em mãos, invista em estratégias de marketing direcionadas e em canais diversos, como redes sociais e WhatsApp. Dessa forma, você sabe que as pessoas vão sempre se lembrar da sua clínica. 

Equipamentos e práticas defasadas

Se a quantidade de pacientes que frequenta sua clínica está aquém do que você espera, a culpa pode estar na infraestrutura do espaço e/ou nos tratamentos oferecidos. Em um cenário em que a concorrência no mercado de odontologia está cada vez mais acirrada, quando o consultório não tem equipamentos de primeira linha, os pacientes preferem migrar para outra clínica com infraestrutura mais moderna.

O mesmo vale para os tratamentos. Para manter a fidelização de pacientes em dia, certifique-se de que seu consultório oferece os mais modernos procedimentos do mercado, como piercing dental, prótese etc. Para atingir os melhores resultados, atualização constante é primordial.

Problemas com os valores dos tratamentos

Outro ponto que costuma afastar os pacientes de um consultório odontológico é a prática de não informar de antemão o valor estimado de um tratamento/consulta. É claro que certos procedimentos podem sofrer alterações, mas transparência é fundamental na relação com o cliente. 

Por mais desconfortável que seja, é muito importante conversar com os pacientes sobre os custos de um procedimento já na primeira consulta. Isso mostra para eles que sua clínica é honesta e, ainda, permite que se planejem financeiramente para arcar com o investimento.

Feedback não considerado

Não tem nada pior do que oferecer um feedback para uma empresa e ela ignorar as observações feitas. Quando isso acontece, é natural que o cliente procure a concorrência e não volte mais. O mesmo vale para uma clínica odontológica. 

Se o dentista não escuta o que seus pacientes têm a dizer, ele não só fica sem saber os pontos fracos do seu consultório como, também, aumenta as chances de perder seus clientes para os concorrentes. Evite ficar com poucos pacientes ouvindo as demandas e implementando as melhorias necessárias no dia a dia.

Agora que você conheceu alguns motivos que levam sua clínica a ter poucos pacientes, é hora de virar o jogo e não só conquistar novos clientes como, também, fidelizar aqueles que já fizeram algum tratamento/consulta no seu consultório odontológico. 

Entre as estratégias indispensáveis de fidelização de clientes estão: 

  • ter atenção ao seu atendimento, sempre primando pela humanização;
  • garantir a melhor experiência já no primeiro contato com sua clínica odontológica;
  • criar um ambiente agradável;
  • escutar as demandas e o feedback dos pacientes;
  • investir em atendimento personalizado, considerando o perfil de cada pessoa.

Agora que você já sabe o que fazer, basta colocar as dicas em prática e nunca mais ter poucos pacientes na sua clínica!

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