Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

O que fazer para aliviar a dor de dente?


o que fazer para aliviar a dor de dente

Todo mundo já teve dor de dente — isso é fato. Além de todo desconforto que traz consigo, ela ainda costuma aparecer sempre nas piores horas: em uma viagem, no meio de um feriado prolongado ou pelas madrugadas.

As causas são variadas, mas uma das mais comuns é a cárie. A dor chega quando ela já atingiu e desgastou a dentina, que é uma camada mais interna do dente. Além da cárie, problemas como bruxismo, briquismo e gengivite também podem causar dor de dente.

Nessas horas, o que fazer para aliviar a dor? Seja qual for a causa, ir ao dentista o quanto antes é essencial para o tratamento. Enquanto isso, algumas medidas podem ser tomadas em casa para diminuir o incômodo e prevenir essa situação. Veja algumas dicas na postagem de hoje.

Quais são os principais sintomas?

Para entender melhor se a dor que você está sentindo vem mesmo dos dentes, conheça abaixo os sintomas mais comuns!

Dor com mastigação

Se você sente dor sempre que vai mastigar ou movimentar a boca, então é bom acender um sinal de alerta. Esse pode ser um sintoma de cárie ou doença gengival.

Sensibilidade excessiva

Algumas pessoas apresentam mais sensibilidade nos dentes, mas se ela chega a um nível muito drástico, é bom tomar cuidado. Isso pode acontecer porque alguma cárie desgastou camadas de proteção, deixando os dentes mais vulneráveis e suscetíveis à dor.

Sangramento do dente ou gengiva

Esse é outro sinal de que as condições da boca não estão as melhores. Normalmente, um sangramento indica uma higienização ineficiente, o que acaba facilitando a formação da placa bacteriana. É bom ficar atento, pois elas podem se solidificar e liberar toxinas na boca.

Inchaço do dente ou mandíbula

O inchaço do dente ou da mandíbula pode ser o resultado de bruxismo. A disfunção atinge essas pessoas e provoca muita dor nos dentes.

Como aliviar a dor de dente?

Saber os sintomas nem sempre é o suficiente, principalmente quando a dor aperta. Nesse momento, o que queremos mesmo saber são alternativas para aliviar, certo? Conheça algumas abaixo!

Cubos de gelo

O gelo consegue ajudar a diminuir o inchaço causado pela inflamação local. Você pode tanto chupar uma pedra de gelo, deixando-a mais perto do dente afetado, quanto colocar na bochecha, no local inchado.

Para isso, envolva as pedras de gelo em uma toalha e coloque sobre o rosto. Nunca coloque a pedra direto na pele, pois por mais despretensioso que isso pareça, pode queimá-la.

Quem não tiver gelo em casa pode fazer bochecho com água gelada. O princípio do tratamento é o mesmo que com o gelo. A água fria gela o local, diminui o inchaço e ajuda a aliviar a dor.

Vale lembrar que o gelo também ajuda a evitar o processo inflamatório, que é o principal causador da dor. Por isso, pode ser usado quando a dor é ocasionada por trauma ou por procedimento cirúrgico.

Caso você sinta algum desconforto quando toma algo gelado como sorvete ou água gelada, é bom ficar de olho. Isso porque você pode ter algum dente cariado ou mesmo retração gengival e, neste caso, o gelo vai somente agredir mais a polpa dentária.

Alimentos frios

Prefira alimentos frios e moles para aliviar a dor. A comida gelada também ajuda a diminuir o inchaço. Além disso, sopas, caldos e gelatinas são mais fáceis de serem consumidos e não irritam ainda mais o local da inflamação, sendo ótimas alternativas.

Pastas de dente especiais


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Você pode usar pasta de dente antissensibilizante na região e verificar se ela alivia os sintomas. Ela é útil em casos de retração gengival, pois traz muito alívio para a dor de dente. Se o caso de dor for a cárie, então é necessário visitar um dentista para que esse dente seja restaurado.

Analgésicos

Caso haja algum analgésico que você tenha costume de tomar, pode usá-lo para aliviar a dor de dente. Por outro lado, evite medicamentos que você nunca usou, para evitar reações alérgicas.

Ainda assim, o ideal é que o consumo de medicação aconteça apenas com prescrição do dentista, pois assim você se previne da automedicação incorreta.

Fio dental

O uso do fio dental é uma ótima maneira de aliviar a dor, pois ele pode ser o responsável por tirar qualquer alimento que tenha ficado preso nos dentes, deixando a região inflamada. Depois de passar o fio de forma criteriosa, escove os dentes com cuidado.

Própolis

Bochechar com própolis pode ser uma alternativa, pois ele tem componentes cicatrizantes e antibacterianos. Isso significa que ajuda a aliviar a dor e limpar o local inflamado.

Cravo-da-índia

Para fechar, não poderíamos deixar de falar do óleo do cravo-da-índia. Ele tem um grande poder analgésico e antibacteriano, ajudando muito a combater infecções e aliviar a dor. Para usar, coloque duas gotinhas no dente três vezes ao dia.

Como prevenir a situação?

Se você já percebeu o desconforto que uma dor de dente pode trazer, é bem provável que não queria passar mais por isso. Veja abaixo alguns cuidados que você pode adotar.

Invista em uma higienização completa

Investir nos cuidados bucais ainda é a melhor maneira de preservar a boca. Portanto, adote o uso do fio dental com frequência, assim como uma escovação caprichada e o uso de enxaguantes. Essa é a melhor maneira de deixar a boca em dia e evitar o aparecimento de muitos problemas.

Faça visitas periódicas ao dentista

Visitar o dentista com frequência é outra ótima maneira de se preservar. Isso porque ele faz os procedimentos necessários para manter os dentes limpos e protegidos — como a limpeza dentária e aplicação de flúor.

E tem mais: esse profissional pode iniciar tratamentos de reparo antes que a dor apareça de fato, o que alivia muito qualquer tratamento.

Tenha uma dieta equilibrada

A alimentação tem uma interferência direta nos cuidados com os dentes e merece nossa atenção. Portanto, invista em alimentos que protejam os dentes e evite aqueles incrivelmente açucarados. Você vai se agradecer por tomar esse cuidado!

Depois de ter um panorama completo sobre o assunto, procure o quanto antes o dentista para que ele avalie, descubra a causa da dor e comece o tratamento. Só ele poderá eliminar o incômodo totalmente.

Gostou das dicas sobre o que fazer para aliviar a dor de dente? Então você não pode perder várias outras que temos produzido. Siga-nos nas redes sociais e acompanhe tudo! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.

 

 

Postado em 13/06/2016.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter