Bruxismo

Clínico Geral para atendimento de procedimentos odontológicos

Bruxismo | Evite o desgaste dos dentes e cuide bem do seu sorriso

O bruxismo é uma desordem funcional que leva a pessoa a ranger e apertar os dentes, na maioria das vezes, durante o sono. Esse hábito involuntário pode causar dor, desgaste e amolecimento dos dentes. Algumas vezes, o bruxismo resultar em problemas ósseos, na gengiva ou na articulação da mandíbula.“Se ocorre mais comumente durante o sono, como saber se tenho bruxismo?” Alguns sintomas como dor de cabeça ou nos músculos da mandíbula ao acordar, podem indicar um caso de bruxismo. Outros sinais frequentes são: zumbidos e dores no ouvido, dores no pescoço, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono.

bruxismo

O que causa?

Diversas causas podem estar ligadas ao problema:

• Estresse;

• Ansiedade;

• Apneia;

• Dor de garganta ou de dente.

 

Qual é o tratamento para o bruxismo?

 

O tratamento mais apropriado vai depender da causa do problema e da avaliação do dentista, que poderá sugerir:

 

• Uso de um dispositivo / placa: De resina acrílica e feita sob medida, o aparelho é encaixado na arcada superior, protegendo do atrito com os dentes inferiores.

 

• Meios de relaxamento: Algumas terapias podem aliviar a tensão cotidiana, contribuindo no combate ao estresse, uma das causas do bruxismo.

 

• Redução da “exposição” de um ou mais dentes para igualar a mordida: Essa correção pode ser feita através de restaurações, coroas ou ortodontia.

O bruxismo é um desarranjo na área bucal que tem como característica o ranger dos dentes durante a noite. Se não forem tomadas as providências, o bruxismo pode causar o amolecimento dos dentes, desgastes e, em situações mais sérias, problemas nos ossos, nas gengivas e na articulação da mandíbula, chamada ATM.

 

No artigo de hoje, você poderá entender mais sobre o que é bruxismo, o que causa essa condição, como detectar seus sintomas e como realizar o tratamento para amenizar suas consequências e manter os dentes saudáveis. Continue a leitura!

 

O que é bruxismo

 

A condição do bruxismo consiste em ranger os dentes durante o sono, podendo causar uma série de graves fatores já citados. Essa disfunção pode estar relacionada a diversas causas, entre elas o fator genético, o estresse e problemas como tensão, ansiedade e até depressão. O bruxismo também pode ter relação ao fechamento inadequado da boca.

 

Sintomas

 

Por acontecer durante a noite, o fato de ranger ou apertar os dentes é inconsciente e, portanto, imperceptível nas pessoas que possuem bruxismo. Só é possível perceber que há essa condição se alguém que dormir junto com a pessoa falar sobre o hábito. As visitas regulares ao dentista também podem detectar o aparecimento do bruxismo. O profissional irá avaliar o desgaste dos dentes ou um sinal de esmalte rachado.

 

É comum que algumas pessoas com bruxismo muito intenso ainda apresentem dores no rosto, na cabeça e no pescoço. O dentista também pode avaliar se essas dores são provenientes do bruxismo.

 

Tratamento

 

O tratamento do bruxismo irá depender do fator que está causando o problema. Por exemplo, o dentista poderá avaliar se o caso do paciente pode ser resolvido por meio de terapias de relaxamento, se o caso for causado por estresse. Nessas situações, são indicadas atividades que tranquilizam a mente, como praticar meditação antes de dormir, ouvir músicas relaxantes, ler um livro ou fazer um passeio no parque.

 

Porém, se o caso for diagnosticado como um resultado de uma mordida errada, o dentista pode indicar o tratamento adequado, como restaurações, coroas ou aparelhos ortodônticos. Uma solução que pode atenuar o problema é o uso da famosa plaquinha de bruxismo.

 

Ela é feita sob medida por meio de um molde da boca tirado pelo dentista e deve ser usada todas as noites. Essa placa evita que os dentes inferiores entrem em contato com os superiores, impedindo que o ranger dos dentes aconteça. Mas, essa é uma solução que apenas atenua o sintoma e não trata o bruxismo.

É sempre muito importante consultar um dentista regularmente para verificar a saúde dos dentes, principalmente se houver sintomas como dores de cabeça, na face, nos ouvidos ou nas costas, sensibilidade nos dentes, insônia ou sensação de que a noite de sono não foi reparadora. Quanto mais cedo procurar um profissional adequado, maiores são as chances de reverter o problema e evitar preocupações futuras com os dentes.

E você, sofre ou já sofreu de bruxismo? Como conseguiu se livrar do problema? Deixe seu comentário abaixo!

Agende a sua avaliação
Ou agende pelo telefone 0800 601 1520

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Assine nossa newsletter

e receba conteúdos exclusivos.

Blog Saúde Bucal