Disfunção da ATM

Clínico Geral para atendimento de procedimentos odontológicos

Disfunção da ATM | Diagnóstico preciso para aliviar e eliminar as dores faciais causadas pela D-ATM.

 

A disfunção da articulação temporo mandibular (D-ATM) é um distúrbio na articulação que liga o maxilar ao crânio. A ATM é responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados e, qualquer problema que impossibilite o funcionamento deste sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos, é chamado de D-ATM.

disfunção atm

ATM: Tratamento, Sintomas, Odontologia

 

Ao sentir dores na cabeça ou nas regiões próximas ao pescoço, as pessoas costumam identificá-las como enxaquecas ou condições problemáticas dos músculos. Mas nem sempre é isso. Muitas vezes, tais incômodos podem ser sintomas de uma disfunção da ATM. A denominada articulação temporomandibular se responsabiliza pela conexão entre o osso temporal do crânio e a mandíbula. Ela situa-se na parte da frente das nossas orelhas em relação a lateral da cabeça.

 

ATM odontologia

 

Tal articulação ATM é dotada de flexibilidade e age em relação a possibilidade de mastigação e ao ato de mastigar comidas, além do ato de cantar, falar e, ainda, bocejar. Essa musculatura é responsável pelo controle de quaisquer movimentações do maxilar que produzimos. Portanto, ao passo que existe uma disfunção da ATM, a denominada DTM, inicia-se toda a condição problemática.

 

De acordo com especialistas, trata-se de uma dor que prejudica a função do grupo por diversas razões.

 

São elas:

  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Problemas em relação a desgaste ósseo;
  • Problemas em relação a ligamentos responsáveis pelo sustento de articulações.
  • Má oclusão

Esses fatores podem levar ao bruxismo, ou apertamento dental.

 

ATM sintomas

 

Há uma variedade de sintomas da disfunção da ATM, sendo difícil identificar a condição, justamente por ter semelhança às características comuns de várias patologias como dores de cabeça ou resfriados. Porém, o mais importante é atentar-se aos sintomas apresentados e a frequência com que ocorrem.

 

Alguns sinais que podem ser a indicação da disfunção da ATM surgem como:

 

  • Dor de cabeça frequente, semelhante à enxaqueca;
  • Dor de ouvido, pressão e dores atrás da região dos olhos;
  • Sensação de desencaixe da mandíbula ao fechar ou abrir a boca;
  • Dor ao bocejar, no ato da mastigação ou pela abertura demasiada da boca;
  • Mandíbula que trava, fica presa ou se desloca;
  • Modificação na maneira de encaixe entre os dentes inferiores e superiores (oclusão).

Estes sinais também podem abranger dores de dentes, problemas auditivos, tonturas, dores nos ombros superiores e, inclusive, zumbidos na região dos ouvidos.

 

ATM tratamento

 

As metodologias para a reversão do cenário têm variação de acordo com o problema. Há diversas estratégias modernas para tratar a disfunção da ATM. Uma das técnicas é aplicar a toxina botulínica, quando há problemas dos músculos, com as placas de acetato em situações como o mencionado bruxismo, ou o procedimento cirúrgico, utilizado em último recurso, em casos em que ocorra o deslocamento de discos ou o ato necessário de lubrificar.

 

Entretanto, para compreender a melhor forma de tratamento, é fundamental buscar um profissional dentista o mais rápido possível, para que ele possa fazer a orientação quanto ao método indicado para tratar a disfunção da ATM.

 

Ainda que não tenha cura para a disfunção da ATM, existem possíveis tratamentos que reduzem de forma considerável os sinais mencionados anteriormente.

 

Essas abordagens têm variações conforme a tipologia da dor e o grau de complexidade. Os tratamentos que se destacam por serem menos invasivos são sempre a primeira alternativa.

 

Metodologias de terapia física como o uso de ultrassom, o calor, a eletroestimulação e o laser são possíveis metodologias a serem utilizadas. Placas de mordida e diversos outros sistemas intraorais, ao passo que tenham uma boa indicação, auxiliam muito.

 

Não é difícil que aconteça também a indicação de remédio relaxante de músculos e anti-inflamatórios. Em determinadas situações, à medida que se confirme as dores crônicas dos músculos, é possível fazer a prescrição de medicamentos anticonvulsivantes e antidepressivos, que auxiliam no controle dos desconfortos.

 

Estratégicas de menor convenção como as relacionadas a relaxamentos também auxiliam no controle das tensões musculares de mandíbula. Em determinados casos, a toxina botulínica pode ter o emprego, porém deve haver muita criticidade. O procedimento cirúrgico tem recomendação em média de 4 a 5% das situações.

 

Em caso de dúvidas, é importante consultar o cirurgião-dentista que tenha especialização em disfunção da ATM. Só ele poderá fazer a indicação correta, além de um diagnóstico mais apurado da situação.

 

ATM fisioterapia

 

O intuito de qualquer tratamento que envolva a fisioterapia é promover o equilíbrio muscular que se relaciona a ATM e ao sistema de mastigação, destacando o alívio de dores que são provocadas pela DTM, restabelecendo a funcionalidade do músculo e da amplitude da articulação.

 

O objetivo também é fazer a prevenção do surgimento de sintomas e diversos outros sinais, promovendo a modificação de comportamento do portador da situação, conscientizando-o em relação a sua postura e funcionalidade, de modo a proporcionar uma melhora do quadro da disfunção e, de forma consequente, numa qualidade de vida aprimorada.

 

Ao tratar com fisioterapia, usa-se a mobilização articular intrabucal, que concerne do movimento manual das articulações para que se aumente a amplitude dos mesmos; atividades que potencializam o ato de contrair e que favorecem os músculos, evitando desvios de aberturas e diminuindo, de forma indireta, os estalidos.

 

Com o tratamento, são realizadas também atividades de postura para a correção de desvios aos lados da cabeça, pompagem, e ainda outras formas de recursos que variam com os sinais e níveis de acometimentos de cada indivíduo.

 

O procedimento fisioterapêutico sozinho não promove a solução dos problemas de disfunção da ATM. Por isso, é essencial que o profissional fisioterapeuta tenha uma equipe multidisciplinar que disponibilize o tratamento da disfunção. Procure o dentista.

 

ATM significado

 

ATM é uma abreviatura do significado de “Articulação Temporomandibular”. Ela está situada exatamente em frente ao ouvido, e tem responsabilidades em relação a movimentação que é executada pela região mandibular.

 

A principal indicação de alterações da ATM são os estalidos – como cliques – que de forma geral são acompanhados de dores que se manifestam no rosto, na cabeça, nos dentes, olhos e pescoço, porém o fato delas não se manifestarem, não quer dizer que está tudo bem. Este som estalido, por si só, já quer dizer que existem problemas em relação à ATM.

 

Todas e quaisquer patologias precisam de fatores além de apenas um único para declarar a ocorrência. O fato principal deve ter o acompanhamento dos elementos de contribuição, modificação e perpetuação da patologia.

 

Em situação de disfunção da ATM, crê-se que um elemento fundamental seja a relação entre inaloclusão – que é a inadequação entre mandíbula e os dentes da maxila – tendo o estresse, costumes parafuncionais e determinadas patologias sistêmicas ou de hormônios, como capazes da contribuição, perpetuação e modificação do seu surgimento.

 

Entretanto, entende-se que a ordem dos fatores primários e secundários podem ter alterações, sendo diferenciados pesos em relação ao ato de julgar quem é, exatamente, o elemento que inicia a DTM.

 

ATM tratamento caseiro

 

O relaxamento consegue fazer a ativação de vários músculos do nosso organismo. Por isso, a prática promove uma clareza da mente, memória ampliada, equilíbrio relacionado a emoção e aprimoramento da autoestima e do humor. Além destes benefícios, o alongamento e o relaxamento podem disponibilizar vantagens para aqueles que sofrem da disfunção da ATM, que é uma condição que prejudica a saúde da boca.

 

É extremamente relevante que se visite o dentista para compreender as razões do problema, e sua melhor metodologia para tratá-la. Entretanto, para que se adiante um pouco do alívio de dores e possíveis incômodos, acompanhe algumas dicas de tratamento caseiro da ATM, que melhoram efetivamente a sua qualidade de vida:

 

Fecha e abre

 

Para aqueles que sofrem com a disfunção, é muito complicado o procedimento da movimentação do abre e fecha com a boca. Porém, quando se tem paciência, é possível conseguir o relaxamento e alongamento da mandíbula. Nesse caso, você terá que:

 

  • Sentar em cadeira ou móvel com encosto que mantenha a postura correta e ereta;
  • Colocar a língua na região do céu da boca;
  • Tentar abrir a boca, sendo que a língua deve continuar em mesmo posicionamento;
  • Faça a respiração lenta por segundos e a expiração aos poucos;
  • Fechar a boca, caso não tenha dor, e repetir o processo por 10 vezes.

 

Massagens

 

Receber massagens em dias de muito estresse é excelente. Porém, que tal utilizar essa prática em si mesmo e com frequência? Você terá que:

 

  • Massagear toda a região da maxila, em que existe dores, utilizando a ponta dos dedos com movimentos em círculos;
  • Beliscar de forma suave a área com o dedo indicador e o polegar para que solte a pele muscular por várias vezes;
  • De novo, com o auxílio das mãos, faça um alongamento da mandíbula para baixo; abra devagar a boca para cada uma das laterais.

 

Exercício com as bochechas

 

Essa musculatura que existe nas laterais da face não foram feitas somente para que tenham apertos e beijos. Além de tratar de um elemento auxiliador do ato de mastigar e falar, a bochecha tem utilidade para o relaxamento de diversos músculos e ossos do rosto.

 

Uma atividade muito legal é encher as bochechas e fazer movimentos com o ar dentro da boca, de lateral para lateral. Ao fazer isso, no mínimo, umas 10 vezes, sentirá que a maxila ficará mais leve e solta, sem contar que fará um bem enorme para a saúde de sua pele, proporcionando a elasticidade.

 

Falar em “slow motion”

 

Além do benefício de ter habitualidade natural, o ato de falar faz o movimento de mais de setenta músculos da face, e trata-se de uma atividade excelente para o alongamento e relaxamento da maxila.

 

Por isso, falar de maneira arrastada, como um cenário de filme em câmera lenta, pode ser uma atividade imprescindível para tratar a disfunção da ATM. Desse modo, as dores se reduzirão.

 

Bocejos

 

Os bocejos, além de auxiliarem no oxigênio cerebral, aprimoram a atenção e também são ótimos alongamentos. Portanto, conforme surja a vontade de bocejar, faça-a sem medo e com muita vontade.

 

As informações anteriores foram úteis? Compartilhe sua experiência nos comentários e ajude outras pessoas a tirarem suas dúvidas!

Agende a sua avaliação
Ou agende pelo telefone 0800 601 1520

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Assine nossa newsletter

e receba conteúdos exclusivos.

Blog Saúde Bucal