Blog Saúde Bucal

O que é erosão dentária?

Provavelmente, você já deve saber que, hoje em dia, existem vários probleminhas que afetam a saúde e a estética do seu sorriso, não é verdade?

Nesse mesmo sentido, é possível dizer que um problema que tem se tornado cada vez mais comum se caracteriza por uma erosão que ocorre nos dentes. Entretanto, você sabe o que é erosão dentária e o que ela provoca em você?

Pensando nisso, resolvemos mostrar o que é essa erosão, as principais causas, os tipos existentes e as consequências. Ainda vamos apresentar os sintomas e qual é o melhor tratamento. Se você está interessado no assunto, continue a leitura deste artigo e saiba mais!

O que é erosão dentária?

A erosão dentária se caracteriza pela perda, por meio da ação de ácidos, da camada externa, branquinha, lisa e brilhante dos dentes, chamada de esmalte dentário.

Isso faz com que a camada mais interna, porosa e amarelada, conhecida como dentina, fique exposta e provoque consequências no sorriso.

Quais são as suas causas?

Normalmente, as causas são definidas por um profissional especializado, já que o tratamento é específico e depende disso.

No entanto, é possível dizer que existem dois tipos de erosão com causas distintas. São elas:

  • a erosão extrínseca, que ocorre devido ao consumo excessivo de alimentos muito ácidos, como refrigerantes, frutas cítricas e sucos de frutas, que, inclusive, tornam a boca mais ácida;

  • a erosão intrínseca, relacionada com problemas gástricos, causados até mesmo por problemas psicológicos ou médicos, como bulimia e refluxo.

Quais são os sinais do problema?

Com o desgaste dentário causado pela erosão, mudanças vão acontecer em sua boca e elas serão consideradas os principais sintomas. Vale mencionar que, se você perceber qualquer alteração, deve ir ao dentista para identificar o problema. Assim, os sinais são:

  • dentes amarelados, já que a coloração da dentina é mais amarelada e a erosão causa a sua exposição;

  • coloração mais transparente nas pontas dos dentes localizados na parte frontal da sua arcada dentária;

  • sensibilidade nos dentes, porque o esmalte desgastado deixa a dentina exposta e, como ela é mais porosa, os dentes vão ficar mais sensíveis a situações diversas, como força, ar, toques e consumo de alimentos quentes ou gelados demais.

Quais são as consequências?

Como já foi mencionado, as principais consequências são identificadas na saúde e na estética do seu sorriso.

Além de dentes amarelados, você vai sentir dores agudas e finas devido à hipersensibilidade. As estruturas bucais vão ficar mais opacas e irregulares, e a mastigação pode ser comprometida.

Como tratar?

O tratamento vai ser definido por um profissional capacitado e deve ser feito por meio de procedimentos especializados. Contudo, existem ações que podem ser feitas em casa mesmo e que ajudam a cuidar da erosão.

Ter uma dieta mais equilibrada, consumir em menores quantidades alimentos muito ácidos e diminuir a força durante a escovação dos dentes são alguns exemplos.

É isso aí, agora que você já sabe o que é erosão dentária e tudo que a envolve, fique atento em relação a cada detalhe.

Se perceber algum sinal desses em sua família, vá imediatamente a uma clínica odontológica. Não esqueça que essa é uma maneira de garantir um sorriso muito mais bonito, saudável e, por consequência, mais qualidade de vida.

Se você gostou do nosso post de hoje, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de vários outros assuntos para garantir a saúde e a estética do seu sorriso. Até a próxima!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas

Encontre a Clínica mais perto de você!

Carregando Unidades...

Selecione uma Unidade para carregar as Datas

Nenhum horário disponível para a data selecionada