Blog Saúde Bucal

O que é erosão dentária?

Provavelmente, você já deve saber que, hoje em dia, existem vários probleminhas que afetam a saúde e a estética do seu sorriso, não é verdade?

Nesse mesmo sentido, é possível dizer que um problema que tem se tornado cada vez mais comum se caracteriza por uma erosão que ocorre nos dentes. Entretanto, você sabe o que é erosão dentária e o que ela provoca em você?

Pensando nisso, resolvemos mostrar o que é essa erosão, as principais causas, os tipos existentes e as consequências. Ainda vamos apresentar os sintomas e qual é o melhor tratamento. Se você está interessado no assunto, continue a leitura deste artigo e saiba mais!

O que é erosão dentária?

A erosão dentária se caracteriza pela perda, por meio da ação de ácidos, da camada externa, branquinha, lisa e brilhante dos dentes, chamada de esmalte dentário.

Isso faz com que a camada mais interna, porosa e amarelada, conhecida como dentina, fique exposta e provoque consequências no sorriso.

Quais são as suas causas?

Normalmente, as causas são definidas por um profissional especializado, já que o tratamento é específico e depende disso.

No entanto, é possível dizer que existem dois tipos de erosão com causas distintas. São elas:

  • a erosão extrínseca, que ocorre devido ao consumo excessivo de alimentos muito ácidos, como refrigerantes, frutas cítricas e sucos de frutas, que, inclusive, tornam a boca mais ácida;

  • a erosão intrínseca, relacionada com problemas gástricos, causados até mesmo por problemas psicológicos ou médicos, como bulimia e refluxo.

Quais são os sinais do problema?

Com o desgaste dentário causado pela erosão, mudanças vão acontecer em sua boca e elas serão consideradas os principais sintomas. Vale mencionar que, se você perceber qualquer alteração, deve ir ao dentista para identificar o problema. Assim, os sinais são:

  • dentes amarelados, já que a coloração da dentina é mais amarelada e a erosão causa a sua exposição;

  • coloração mais transparente nas pontas dos dentes localizados na parte frontal da sua arcada dentária;

  • sensibilidade nos dentes, porque o esmalte desgastado deixa a dentina exposta e, como ela é mais porosa, os dentes vão ficar mais sensíveis a situações diversas, como força, ar, toques e consumo de alimentos quentes ou gelados demais.

Quais são as consequências?

Como já foi mencionado, as principais consequências são identificadas na saúde e na estética do seu sorriso.

Além de dentes amarelados, você vai sentir dores agudas e finas devido à hipersensibilidade. As estruturas bucais vão ficar mais opacas e irregulares, e a mastigação pode ser comprometida.

Como tratar?

O tratamento vai ser definido por um profissional capacitado e deve ser feito por meio de procedimentos especializados. Contudo, existem ações que podem ser feitas em casa mesmo e que ajudam a cuidar da erosão.

Ter uma dieta mais equilibrada, consumir em menores quantidades alimentos muito ácidos e diminuir a força durante a escovação dos dentes são alguns exemplos.

É isso aí, agora que você já sabe o que é erosão dentária e tudo que a envolve, fique atento em relação a cada detalhe.

Se perceber algum sinal desses em sua família, vá imediatamente a uma clínica odontológica. Não esqueça que essa é uma maneira de garantir um sorriso muito mais bonito, saudável e, por consequência, mais qualidade de vida.

Se você gostou do nosso post de hoje, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de vários outros assuntos para garantir a saúde e a estética do seu sorriso. Até a próxima!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada