Blog Saúde Bucal

Quantas vezes ao dia devo escovar os dentes?

Quantas vezes ao dia devo escovar os dentes?

Perguntas sobre o número de escovações diárias recomendadas são muito comuns dentro do universo da odontologia, e variadas são as respostas: escovar 3 vezes por dia; escovar pelo menos antes de dormir; escovar após as refeições. Mas, qual será a melhor opção para se seguir? Qual é a frequência ideal para se escovar os dentes?

Se quiser descobrir a resposta para essas perguntas, acompanhe o post que preparamos!

Importância da escovação

Antes de conseguirmos entender qual é a melhor frequência para a escovação, é importante compreendermos a sua real importância. A escovação é realizada com o objetivo de remover os restos alimentares que ficam aderidos na superfície da boca e dos dentes após as refeições.

Essa sujeira, quando não é removida por algum tempo, forma placas, que se negligenciadas desenvolverão problemas mais sérios, como a cárie e o tártaro. Por isso, é tão importante realizar a escovação após as refeições.

O problema fica ainda maior durante a noite, já que quando dormimos a quantidade de saliva produzida pela boca reduz bastante.

Essa quantidade afeta na proteção dos dentes porque a saliva tem propriedades que auxiliam nessa defesa, portanto quando há menos saliva os dentes ficam mais expostos a problemas. Assim, também é possível perceber que escovar os dentes antes de dormir é uma boa rotina a se estabelecer.

Frequência ideal para se escovar os dentes

A frequência de escovação de 3 vezes ao dia é a mais conhecida e também a mais recomendada pelos dentistas. Entretanto, essa decisão sobre o número de escovações necessárias é algo pessoal e que pode variar de acordo com os hábitos e dieta do paciente.

Na verdade, como a placa bacteriana demora pelo menos 24 horas para maturar, é possível manter uma boca saudável escovando os dentes somente uma vez por dia. O problema é que é complicado com uma única escovação atingir 100% da área dos dentes.

Sendo assim, a escolha pelo número 3 é para justamente aumentar as chances de você conseguir alcançar todos os cantos da sua boca durante a escovação, isso sempre contando com o auxílio do fio dental e enxaguante bucal.

Desse número, reserve 2 vezes para após as refeições principais e 1 para antes de dormir. Dessa forma, certamente sua boca ficará higienizada e saudável.

Outras dicas importantes

Como podemos perceber não há nada mágico no número 3. Você pode eventualmente sentir a necessidade de realizar mais do que 3 escovações no dia. Por exemplo, quando comer doces nos intervalos das refeições.

Não há problemas em exceder o número comum de escovações diárias, desde que isso seja feito da forma correta e sem pressa. De nada adianta escovar os dentes 7 vezes por dia, se todas forem às pressas. Vale mais diminuir a quantidade de escovações e aumentar na qualidade, lembrando que uma boa escovação dura em média de 2 a 3 minutos.

Agora que você já sabe tudo sobre a frequência ideal para se escovar os dentes, aproveite e confira mais um de nossos posts: 3 razões para trocar a escova de dentes com frequência!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Saúde Bucal

6 principais mitos sobre faceta dentária

As facetas de porcelana estão sendo muito utilizadas nas clínicas odontológicas por conta dos excelentes resultados proporcionados nos dentes, da rapidez em que são colocadas

Encontre a Clínica mais perto de você!

Carregando Unidades...

Selecione uma Unidade para carregar as Datas

Nenhum horário disponível para a data selecionada