Blog Saúde Bucal

5 perguntas frequentes sobre tratamentos odontológicos

perguntas frequentes sobre tratamentos odontológicos

Cuidar dos dentes é essencial não só para manter o sorriso bonito, mas também para prevenir uma série de doenças bucais. Atualmente, existem diversos tratamentos odontológicos focados na estética e outros que acabam sendo necessários para manter a região saudável.

Em meio a tantos procedimentos, é normal que algumas dúvidas surjam sobre eles. Por isso, no post de hoje, vamos esclarecê-las para você. Abaixo, você vai obter todas as respostas para as perguntas mais comuns sobre tratamentos dentários. Acompanhe!

1. Todos precisam tirar o dente do siso?

Não. O dente do siso, chamado pelos profissionais de terceiro molar, deve ser retirado em alguns casos.

Por meio de alguns exames, o dentista vai observar se há problemas como o nascimento desse dente na posição errada, o que pode empurrar e atrapalhar os outros; se o siso está incluso ou semi-incluso, ou seja, preso no osso; se há espaço na boca do paciente para manter esses dentes ali, se há cáries ou necessidade de fazer canal ou, entre outros aspectos clínicos que podem exigir a extração do dente.

2. O clareamento dental enfraquece os dentes?

O clareamento dental pode deixar os dentes mais sensíveis por um tempo, mas não enfraquecidos. O ideal é conversar com o dentista e deixar a boca totalmente saudável para o clareamento.

Depois desse procedimento, é importante evitar alguns alimentos para que o dente não escureça, mas fique tranquilo: seus dentes continuarão fortes e agora mais bonitos.

3. Toda dor de dente significa que devo fazer um tratamento de canal?

Não. A pulpite (inflamação da polpa) pode ter diversas causas. O sintomas que indicam tratamento de canal são: dor de dente que dura muitas horas, muita sensibilidade, uma dor latejante no dente em questão e que irradia para os outros dentes e sensibilidade ao mastigar.

4. Como higienizar os dentes corretamente?

O ideal é que você escove os dentes depois de cada refeição. Para escovar corretamente, segure a escova em um ângulo de 45º em relação aos dentes e faça movimentos circulares que devem abranger da gengiva ao topo de cada dente. Na região interna, faça movimentos de vai e vem, passando por toda a arcada dentária.

Ao menos uma vez ao dia, de preferência à noite, passe o fio dental: enrole o fio em seu dedo indicador em uma mão e, na outra enrole dedo médio. Assim, você terá mais firmeza. Passe o fio em todos os dentes, pegando desde sua junção com a gengiva até embaixo.

5. Se tiver que usar aparelho, o modelo metálico é a única escolha?

Não. A tecnologia avançou muito e hoje é possível escolher um modelo de aparelho compatível com suas necessidades e com seu bolso. Além do aparelho metálico, que costuma ser o mais em conta, há o aparelho estético, que tem os braquetes de cor semelhante aos dentes, ficando um pouco mais discreto.

Além disso, também há o modelo lingual, que é colocado por dentro dos dentes, e o alinhador, que é um tipo de aparelho móvel, totalmente transparente e muito discreto. Mas lembre-se de que, para usar qualquer um desses modelos, é preciso conversar com seu dentista.

Cuidar bem dos dentes e saber mais sobre os tratamentos odontológicos disponíveis são atitudes que ajudarão você a manter sua saúde bucal e continuar com um lindo sorriso. Nunca se esqueça de visitar um dentista regularmente e pedir dicas e sugestões para os tratamentos que você tem dúvida.

Gostou do nosso texto? Compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a esclarecer suas dúvidas!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada