Blog Saúde Bucal

Quais os perigos da mordida aberta?

Quando falamos em problemas de mordida, também conhecidos como oclusais, é comum tratar das dificuldades de encaixe. Para quem não sabe, isso acontece por um posicionamento incorreto das bases ósseas dentárias — um detalhe que pode parecer pouco significativo, mas que pode provocar muita dor de cabeça.

Embora não seja tão comum escutar as pessoas falando da mordida aberta, ela merece atenção, principalmente se considerarmos os danos que ela pode trazer consigo. Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para entender os seus principais sintomas, causas, tratamentos, entre outras informações importantes!

O que é mordida aberta?

Antes de entrarmos nos detalhes dos perigos que esse problema traz, é muito importante que esteja claro do que estamos falando. A mordida aberta é um tipo de maloclusão em que não existe contato entre os dentes superiores e inferiores.

Esse aspecto dá a sensação de que o paciente tem a boca torta ou que ela não fecha completamente. Vale lembrar que a ela pode acontecer de várias maneiras diferentes, como somente em um dos lados da arcada, dos dois lados ou, ainda, apenas com os dentes da frente ou de trás.

Embora seja muito confundida com a mordida cruzada, é fundamental ter em mente que elas são bem diferentes. Também conhecida como mordida invertida, a cruzada tem como principal característica uma má oclusão nos maxilares. Por isso, é muito comum a sensação de boca torta — um reflexo parecido ao da mordida aberta, mas que é provocado por causas distintas. Ela também pode acontecer apenas em um dos lados ou em ambos.

Por que isso acontece?

As causas podem ser muito diversas! Para se ter ideia, a mordida aberta pode acontecer por um problema esquelético, hábitos parafuncionais e fatores genéticos e/ou hereditários.

No entanto, algumas práticas também podem ocasioná-la, como o uso prolongado da chupeta, interposição da língua, sucção dos dedos e mordida de lábio/lápis. Esses exemplos estão entre os mais comuns deles, mas estão longe de serem os únicos responsáveis pelo problema.

Qual é o perigo desse tipo de mordida?

Ainda que muitas pessoas revelem sentir desconforto com os olhares observadores de alguns, os principais danos não são estéticos.

Isso porque a alteração afeta também a respiração, a forma de falar (fonética), e pode também até comprometer a função mastigatória. Esses pontos trazem muito desconforto e podem ser um pouco mais complexos caso o paciente tenha os dois tipos de mordida, ou seja, aberta e cruzada.

Como você pode perceber, os transtornos vão muito além da dificuldade em fechar a boca — e podem, inclusive, trazer muito desgaste para o dia a dia de uma pessoa com o problema.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas ou sinais comuns costumam ser a melhor forma de perceber um quadro específico. Entre os principais podemos citar: zumbido no ouvido, dores de cabeça frequentes, dificuldade na mastigação (assim como interferências da deglutição), comprometimento da fala e fonética, respiração pela boca, além de problemas na articulação temporomandibular (sendo que, neste último caso, é comum o relato de estalos ou ressaltos).

É importante ficar atento, pois nem sempre é fácil perceber o problema. Isso porque os dentes podem estar bem alinhados e posicionados na arcada, e mesmo assim a existência de uma mordida aberta pode comprometer a função mastigatória.

Por isso, repare os sintomas mais comuns e, se desconfiar da possibilidade, não deixe de procurar um especialista. Só ele conseguirá fazer um diagnóstico certeiro e, se necessário, indicará o tratamento mais indicado para você.

Como tratar o problema?

Se você sofre com esse tipo de mordida, não precisa se desesperar! Felizmente, existe tratamento e correção para o caso e, inclusive, é considerado um procedimento simples e com grandes chances de sucesso.

Quando a mordida aberta é provocada por hábitos parafuncionais, como alguns que citamos, o simples fato de detectar precocemente e suspender o comportamento, já pode ser o suficiente para a correção. Se esse não for o caminho mais eficaz para o seu caso, é possível optar pelo aparelho dentário ou odontológico pode ajudar a resolver o problema.

Outra solução comum são as placas de mordida (também conhecidas como ‘bite block’). Elas são feitas de acrílico e usadas por pacientes mais jovens — de 10 a 12 anos. A ideia é recobrir os dentes posteriores e impedir o contato da arcada antagonista. Já em caso de pacientes adultos, o tratamento mais comum envolve o uso de aparelho ortodôntico. Nas situações em que houver o comprometimento fonético, o paciente pode explorar a terapia da fala.

Vale ressaltar que o tempo de duração dos tratamentos pode variar muito porque depende do grau de mordida aberta que o paciente tem. Além disso, as respostas podem ser mais rápidas e eficazes se o diagnóstico for feito de forma precoce.

Caso os métodos mais usuais não sejam suficientes, o paciente ainda pode recorrer a uma cirurgia para correção. Essa alternativa é indicada para alterar os maxilares e, assim, resolver o problema. Por fim, há uma última alternativa com a prótese fixa.

Quais as melhores opções e quanto custa cada uma delas?

A melhor opção de tratamento deve ser definida por um profissional especializado no assunto. Isso porque a consulta e o diagnóstico são indispensáveis para direcionar os pacientes para o tratamento mais indicado em cada caso.

Além disso, como o profissional conhece os procedimentos mais a fundo, ele consegue explicar quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles. O que faz toda a diferença!

De toda forma, um caminho importante é estar atento aos sintomas, pois detectar o problema no início ajuda muito no reparo, além de influenciar no preço da correção, já que tem uma dependência direta no quanto será necessário investir.

Portanto, fique atento aos sintomas da mordida aberta e, se necessário, busque a ajuda de um especialista. Lembre-se que apenas um profissional pode fazer um diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para o problema.

E aí, este conteúdo foi esclarecedor para você? Então que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem informados sobre o assunto?

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada