Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

5 indícios de que seu filho precisa usar aparelho ortodôntico



Você sabia que usar aparelho ortodôntico é um método que ajuda a manter um sorriso saudável e esteticamente bonito para toda a vida? Normalmente, ele é colocado por uma pessoa que apresenta sinais ainda na infância ou na adolescência. Entretanto, a cada dia é possível identificar mais situações em que o procedimento está sendo utilizado por adultos, sempre no intuito de ter saúde na região bucal, beleza e bem-estar.

Por isso, vamos apresentar, neste artigo, quais são os principais indícios de que o seu filho precisa usar aparelho. É importante mencionar que isso também pode ser um critério de avaliação para outros membros da família. Todavia, é imprescindível que cada um dos processos seja realizado com a orientação de um profissional, incluindo o acompanhamento do tratamento. Saiba mais!

1. Dentes afastados

O primeiro indício visual de que o seu filho precisa usar aparelho é a presença de dentes afastados, especialmente na parte frontal do sorriso (já que compromete a estética).

O problema, que também é conhecido por diastema, pode ser causado por fatores diferentes, incluindo a diferença de tamanho entre cada um, a ausência de dentes na boca e uma anormalidade do tecido que vai do lábio até a gengiva (também chamada de freio labial). No entanto, por mais que pareça uma situação difícil de ser resolvida, o uso do aparelho ortodôntico atua com eficácia e rapidez.

2. Alterações na mordida

A ausência do encaixe perfeito da arcada dentária superior com a inferior é mais um sinal de que a pessoa precisa usar aparelho ortodôntico. Nesse caso, o problema é na mordida e existem situações diferentes relacionadas a isso. As principais são:

  • mordida aberta, causada pela falta de contato entre as arcadas, resultando em um espaço entre as linhas do dente e dificuldade em mastigar;

  • mordida profunda, que acontece quando os dentes da frente da arcada superior cobrem os dentes da frente da arcada inferior;

  • e mordida cruzada, também chamada de sobremordida, caracterizada pela presença do encaixe dos dentes inferiores por cima dos superiores.

3. Dentes tortos


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Também chamados de dentes apinhados, a presença de dentes tortos é um dos fatores que mais fazem com que uma pessoa procure um profissional. Supervisíveis e capazes de comprometer toda a estética dental, eles podem surgir em qualquer região bucal e causar incômodos ao mastigar.

Visualmente, o dente apinhado se caracteriza por estar sobreposto, deitado ou alinhado. Uma boa opção para identificar um probleminha menos perceptível é passar o fio dental. Se ele agarrar ou passar com dificuldade, significa que os dentes estão muito juntos e a situação precisa ser analisada e tratada.

4. Respiração bucal

Naturalmente, o ideal é que a respiração ocorra pelo nariz. Entretanto, existem pessoas que também respiram pela boca e isso pode ser um problema. Se não houver resfriados, congestão nasal e gripes, a respiração bucal pode ser sinônimo da má posição dos ossos da face.

O problema, aliado a procedimentos médicos específicos, pode ser facilmente resolvido com o aparelho ortodôntico, já que ele possibilita que a pessoa respire normalmente.

5. Desvio na linha mediana

Por fim, a presença de um desvio vertical entre os dentes incisivos frontais também é um sinal. Em pequena escala, pode até ser que isso não cause incômodos, mas, de uma forma mais ampla, pode afetar, totalmente, a estética de um sorriso e causar distúrbios na função mastigatória.

Vale mencionar, ainda, que o problema é identificado por meio de uma linha imaginária e vertical feita na parte central de fotografias e sorrisos.

Viu quais são alguns dos principais indícios de que seu filho precisa usar aparelho ortodôntico? Então aproveite as informações e trate o problema o mais rápido possível. É válido destacar a importância do acompanhamento de um profissional para identificar as necessidades reais do aparelho e realizar os procedimentos mais adequados. Entre em contato conosco e marque já uma avaliação!

Postado em 12/06/2018.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter