Blog Saúde Bucal

Cores para aparelho: 9 dicas para escolher as ideais para você

Você já deve saber que existem vários tipos de cor das borrachinhas do aparelho ortodôntico, não é mesmo? Mas o que pouca gente sabe é que a escolha desse artifício é capaz de expressar os gostos pessoais e a personalidade das pessoas. Além de oferecer mais harmonia ao seu sorriso e complementar o seu visual!

Realmente, existe uma diversidade de borrachinhas coloridas (também chamadas de ligaduras elásticas) que envolvem os bráquetes, uma parte metálica do aparelho dentário. O material deve ser trocado periodicamente, já que pressiona o fio e contribui para o movimento dos dentes. E, a cada troca, é uma oportunidade de escolher novas cores!

Neste post, apresentamos algumas dicas para que você faça escolhas mais adequadas das borrachinhas odontológicas. Ficou curioso com o tema, não é? Então, continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o procedimento funcional e estético!

Como escolher a cor das borrachinhas do aparelho?

Tratamentos ortodônticos são indicados, geralmente, para corrigir desvios no crescimento, no desenvolvimento e no alinhamento da dentição. No caso do aparelho odontológico fixo, são colocadas estruturadas metálicas na boca, que precisam ser presas com uma borracha específica de cor escolhida pelo paciente.

Para facilitar a escolha da cor das borrachinhas, você pode aproveitar datas especiais, pensar na sua personalidade, preferir tons mais escuros em relação a mais claros e, lógico, analisar suas características físicas!

1. Aproveite as datas comemorativas

Em datas especiais, é muito válido apostar em cores que representam as comemorações. Como a vermelho no Natal, roxo e laranja no Halloween, verde e amarelo na Copa do Mundo, prata e dourado no Réveillon. Também tem as cores representativas do time de futebol que você torce e os tons da sua escola de samba preferida no Carnaval.

Além de colocar o seu sorriso em clima de festa, essa é uma maneira de demonstrar empolgação e alegria com o evento. E ainda é válido mencionar que não é regra usar somente uma cor nas borrachinhas dos bráquetes!

2. Faça combinações entre cores harmônicas

Outra forma de escolher bem as cores das borrachas odontológicas é combinar os tons. A ideia é que, a partir de diferentes tonalidades, você demonstre a sua personalidade, podendo também representar uma data marcante.

Por outro lado, é recomendável o paciente ter cuidado ao fazer a combinação de cores da borrachinha. Para conseguir um impacto positivo sobre a estética do rosto, o ideal é que se tente harmonizar as cores escolhidas, especialmente quando são duas ou mais tonalidades distintas e contrastantes entre si.

3. Teste combinações em aplicativos

Você deve estar pensando nas combinações possíveis e harmônicas entre as cores, não é mesmo? Além do poder da criatividade, saiba que existem aplicativos — disponíveis para download em lojas virtuais para aparelho celular — que ajudam a escolher uma escala cromática adequada para as borrachinhas ortodônticas.

O aplicativo BraceMate, por exemplo, é uma opção gratuita, disponível tanto para o sistema Android quanto para o iOS. Nesse software, você consegue ter acesso a combinações pré-definidas, que mostram as tonalidades mais harmônicas para o seu perfil. Por outro lado, você pode inovar e testar várias tonalidades, criando simulações coloridas no app.

4. Evite tons muito claros

Apesar de ser a escolha de grande parte das pessoas que buscam disfarçar o uso de aparelhos, as cores muito claras (como branco, azul-bebê, rosa-bebê e amarelo-bebê) podem se tornar inimigas de alguém que quer um sorriso discreto. Isso porque tons como esses são capazes de manchar facilmente.

Inclusive, podem absorver a pigmentação de alimentos com cores naturais muito fortes ou adição de corantes. Refrigerante, molho de tomate industrializado, vinho, suco de uva integral, beterraba, cúrcuma, café, salgadinhos, urucum e páprica são alguns exemplos.

Por isso, se você é uma pessoa que não abre mão de consumir esses alimentos, o ideal é evitar os tons muito claros. Se, mesmo assim, você optar por eles, busque sempre escovar os dentes após a refeição e tente usar um canudo para beber líquidos pigmentados.

5. Escolha a cor de acordo com a sua personalidade

Outra dica é combinar a cor do aparelho de acordo com os seus gostos e a sua personalidade. Você pode criar, por exemplo, uma harmonia para o rosto usando borrachinhas em tons clássicos e primários, uma vez que mais cor no aparelho pode causar uma sobrecarga visual.

Agora, se você tem um estilo mais neutro, é válido apostar tanto em tons mais clássicos quanto mais coloridos (para dar uma levantada no seu visual). Leve em consideração, também, o seu estilo de vida e a sua profissão. Existem situações que exigem uma imagem mais séria, assim como outras ocasiões que oferecem mais liberdade visual.

6. Use o seu guarda-roupa como inspiração

Olhar o seu guarda-roupa é uma estratégia interessante para ter ideia sobre a sua personalidade, gostos e preferências estéticas. Pense que o aparelho fixo faz parte da rotina, tornando-se, praticamente, um acessório ou peça que compõe o seu visual. Então, reveja quais são as cores predominantes das suas roupas, com as quais pode combinar a borracha.

7. Prefira a opção mais clássica

É comum que a grande oferta de cores de borracha odontológica cause dúvidas e ansiedade aos pacientes. Por isso, se mesmo com tantas dicas válidas você ficar indeciso ou com medo no consultório do dentista, não hesite em apostar nas cores clássicas! No geral, elas se adaptam muito bem de acordo com o estilo de vida da pessoa.

8. Analise suas características físicas

Acredite: até as suas cores naturais podem influenciar na sua escolha! Normalmente, tons de rosa, laranja, turquesa, verde e azul-escuro evidenciam mais a beleza de pessoas com olhos, cor de cabelo e tom de pele mais escuros.

Já os tons de vermelho, verde-escuro, azul-petróleo, magenta e vinho, por exemplo, contrastam melhor e criam uma harmonia com pessoas de olhos, cabelo e tom de pele mais claros.

9. Aposte em tons escuros para eventos formais

Por fim, uma dica importantíssima para não perder o tom em eventos formais: aposte, sempre que possível, em cores escuras para essas ocasiões. Preto, vinho, azul-marinho e roxo são ofertas bem-vindas para valorizar o sorriso. Sabe por quê? Podemos afirmar que, em geral, elas imprimem um visual atrativo ao seu aparelho ortodôntico.

Ao mesmo tempo, essas cores são perfeitas para uso no trabalho e em ocasiões mais formais, porque são associadas ao temperamento discreto, adequando-se à formalidade do evento, ainda que guarde um traço de versatilidade em outros lugares.

No entanto, vale um alerta. Você deve contar, sempre, com o acompanhamento do ortodontista para trocar qualquer peça do seu aparelho dentário. O cirurgião-dentista é o profissional indicado para fazer o diagnóstico adequado, sugerir um tratamento específico para corrigir disfunções e acompanhar os avanços clínicos do paciente.

Neste post, você descobriu quais são as melhores dicas para escolher a cor das borrachinhas do aparelho ortodôntico. Nesse momento de troca de borrachinha, a recomendação é levar em consideração o gosto pessoal, datas comemorativas e, claro, as características físicas, chegando a uma coloração que ressalte a beleza do seu sorriso!

Gostou do texto de hoje, não é mesmo? Então, tenha acesso a outros materiais interessantes sobre saúde bucal e dicas para manter o seu sorriso harmônico. Siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada