Blog Saúde Bucal

Dor de de dente pode causar dor de cabeça?

A dor de dente pode ser um sintoma bastante incomodativo, principalmente quando ocorre por um longo período de tempo. Esse tipo de dor pode não só trazer mal-estar ao seu portador, como também acarretar dificuldades para o desenvolvimento de trabalhos e estudo.

Entretanto, é comum ainda que desordens dentárias que provoquem dor nos dentes acabem dando origem também a dores de cabeça. É comum que a maioria das pessoas não suspeite inicialmente que possa haver alguma relação entre os dois sintomas, o que pode prolongar o incômodo.

Pensando nisso, separamos algumas das principais informações sobre como a dor de dente pode causar dor de cabeça. Confira e descubra tudo sobre o assunto!

Qual a relação entre a dor de cabeça e dor de dente?

Podemos compreender a relação entre a dor de cabeça e os dentes a partir de uma análise anatômica da face. Sob a pele existem diversos músculos que coordenam a chamada mímica facial, o que envolve não só a capacidade de modificarmos nossas expressões, como também nos proporcionam o movimento de abrir e fechar a boca.

O controle desses músculos é realizado pelo sistema nervoso que, a partir de terminações nervosas que permeiam toda a face, coordena os movimentos e sensações táteis da região. Dessa forma, a ocorrência de algumas enfermidades odontológicas pode afetar esses nervos, provocando dores locais ou até mesmo na cabeça.

Assim, é possível dizer que casos de dor de dente não tratados têm o potencial de provocar sintomas fora da boca, como a dor de cabeça. Por isso, é extremamente importante manter visitas periódicas ao dentista.

Quais os principais problemas odontológicos que podem causar dor de cabeça?

Confira a seguir alguns dos problemas odontológicos mais comuns que provocam dor de dente e também podem causar dor de cabeça.

Bruxismo

O bruxismo nada mais é do que o ato de ranger os dentes. Pode ser observado durante o sono e provoca um gradativo desgaste dos dentes, além de poder resultar em dor de cabeça.

Essa condição tende a provocar um desconforto matinal na região da mandíbula, causado pela fadiga da musculatura da face, que acaba resultando em inflamações que podem afetar os nervos. Consequentemente, essa inflamação provoca dor nos dentes e, posteriormente, pode também evoluir para dores de cabeça.

Infecções dentárias

Problemas como gengivites, periodontites ou cáries, além de causarem dor de dente, também podem gerar dores fora da boca. Os processos inflamatórios decorrentes desse tipo de lesão podem afetar as estruturas nervosas e, consequentemente, evoluir para um quadro de dor de cabeça.

Imbricamento dentário

Diferentemente do bruxismo, o chamado imbricamento dentário é evidenciado em indivíduos que pressionam os dentes demasiadamente ao longo do dia. Além de motivar a fadiga da musculatura da face, esse excesso de pressão pode provocar o tensionamento da musculatura do pescoço, o que pode causar um intenso desconforto também nessa região.

Assim, a partir do estresse muscular provocado por esse hábito, é possível que o paciente desenvolva não só dor de dente, como até mesmo enxaquecas, em razão dos processos inflamatórios gerados ou mesmo da compressão de nervos importantes que passem pelas regiões afetadas.

A importância de visitar um dentista

A realização de visitas periódicas a um consultório odontológico é fundamental para a manutenção do bem-estar. Vale frisar que essa manutenção tem um viés não somente estético, mas também da saúde do corpo como um todo.

Nesse sentido, você pôde observar as grandes implicações de alguns problemas nos dentes sobre a dor de cabeça. Dessa forma, em casos de dor de dente, vale a pena reservar um tempo para consultar um odontologista e verificar a ocorrência de alguma desordem dentária.

Gostou de saber mais sobre como a dor de dente pode causar dores de cabeça? Comente abaixo suas principais dúvidas e experiências sobre o assunto!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada