Você já acordou com a sensação de que sua gengiva estava volumosa? Ou sentiu que ela estava mais vermelha e sensível do que o normal? Esses sintomas podem ser indicativos de gengiva inchada, um problema bucal que pode causar desconforto e, se não tratado adequadamente, pode evoluir para quadros mais graves.
A gengiva inchada, também conhecida como gengivite, é uma inflamação que pode ser causada por uma variedade de fatores, como a placa bacteriana, que é o acúmulo de bactérias e resíduos alimentares nos dentes e nas gengivas.
Vale saber que, quando não removida adequadamente com a escovação e o uso do fio dental, a placa com resíduos pode irritar as gengivas e causar a inflamação.
Neste artigo, vamos explicar as principais causas e os tratamentos para a gengiva inchada, a fim de que você possa eliminar de vez esse problema. Confira!
Quais são as causas da gengiva inchada?
Além da placa bacteriana, o inchaço na gengiva pode ter ligações com outros problemas bucais. Como a região está exposta a resíduos de alimentos ou até mesmo aos efeitos liberados pelo corpo, podem ocorrer irritações. Saiba mais sobre as causas!
Lesões e traumas
Você já se distraiu enquanto escovava os dentes e, sem querer, bateu o objeto em um dente ou na própria gengiva? Mesmo que a dor seja momentânea, as lesões e traumas na gengiva podem causar inflamação e inchaço. Por isso, é fundamental evitar uma escovação muito intensa e forte.
O uso inadequado de palitos de dente, fio dental, mordidas acidentais e outras situações também podem ferir a região da gengiva. Por conta da exposição e da anatomia do local, as lesões gengivais podem ser menores ou terem uma extensão maior.
O tratamento para traumas e machucados dependerá da gravidade do caso, podendo incluir o uso de compressas frias para diminuir o inchaço e analgésicos para aliviar a dor. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia periodontal.
Fumo
Fumar é um fator de risco conhecido para a gengivite, uma vez que o tabaco prejudica a saúde bucal e reduz a capacidade do corpo de combater infecções. A nicotina e outros produtos químicos encontrados no tabaco são fatores que podem irritar as gengivas e causar inflamações.
O tratamento para a gengivite relacionada ao fumo envolve, principalmente, abandonar o hábito do cigarro e melhorar a higiene bucal diária. Em alguns casos, o dentista pode recomendar uma limpeza profissional para remover a placa bacteriana e ajudar a prevenir a progressão da doença.
Aftas
As aftas são pequenas úlceras que se formam na boca, incluindo na gengiva. Elas podem ser causadas por vários fatores, como lesões na boca, estresse e deficiências nutricionais.
O tratamento para aftas geralmente envolve o uso de analgésicos para aliviar a dor e medicamentos tópicos para reduzir a inflamação. Em alguns casos, a mudança na dieta pode ajudar a prevenir o surgimento delas.
Escorbuto
O escorbuto é uma doença causada pela deficiência de vitamina C e pode afetar as gengivas, causando sangramento, inchaço e dor. O tratamento envolve a suplementação de vitamina C e o consumo de alimentos ricos nesse nutriente, como frutas cítricas, morangos e brócolis. Em casos graves, pode ser necessária a intervenção cirúrgica para remover as áreas infectadas da gengiva.
Periodontite
Quando há problemas na gengiva e eles não recebem o tratamento adequado, os sintomas podem evoluir para um quadro de periodontite. Desse modo, a região pode ficar avermelhada, com inchaços e sangramentos.
Vale ressaltar que a periodontite afeta diretamente os dentes, uma vez que pode prejudicar os ossos e ligamentos. O tratamento precoce e a higiene adequada é fundamental para que sua saúde bucal não seja prejudicada.
Má higiene bucal
Além de todas as possíveis causas da gengiva inchada, a higiene inadequada dos dentes também pode resultar em certos incômodos no local. O uso da escova adequada, com a técnica de limpeza completa, evita que os resíduos fiquem presos e causem problemas na gengiva.
O fio dental também é indispensável para proteger a gengiva de problemas. O material chega às extremidades dos dentes, onde a escova não alcança, eliminando o acúmulo de pequenas sujeiras. Todavia, tome cuidado para não machucar a região durante o uso.
A gengiva inchada pode ser causada por diversos fatores, mas a prevenção e o tratamento adequado são essenciais para reduzir o problema. Porém, a dica principal é manter uma boa higiene bucal, como escovar os dentes e usar o fio dental regularmente. Além disso, visitar o dentista com frequência pode ajudar a identificar problemas precocemente e prevenir complicações.
Em caso de dúvidas, conte sempre com um dentista da Sorridents. Agende uma avaliação e cuide mais da sua saúde bucal.
Gostou do texto? Siga-nos nas redes sociais para mais dicas de saúde bucal e novidades sobre tratamentos odontológicos: Facebook, Twitter, YouTube e Instagram.