Blog Saúde Bucal

Escova interdental e escova ortodôntica: quais as principais diferenças?

Uma boa higiene dental é fundamental para mantermos a saúde da boca, certo? Para uma limpeza correta e eficiente, contamos com acessórios como a tradicional escova ortodôntica e o fio dental. Porém, em alguns casos específicos, é recomendável empregar e saber como usar escova interdental.

Essa escova foi projetada para ter um alcance maior do que a tradicional e pode ser utilizada em situações como o período de uso do aparelho fixo, por exemplo. Por meio de uma haste mais fina, ela consegue retirar detritos que a escova ortodôntica não alcançaria.

Então, você quer entender melhor como a escova interdental funciona? Separamos aqui algumas das principais informações sobre ela! Continue lendo e entenda as diferenças da escova interdental em relação à convencional.

As principais diferenças entre a escova ortodôntica e a interdental

Ambas são instrumentos que auxiliam na realização de uma higiene bucal adequada. Mas nem sempre é preciso utilizar a escova de dentes interdental, que é indicada para alguns casos mais específicos.

No geral, é recomendada nas situações em que não há como alcançar todos os lugares apenas com as cerdas da escova ortodôntica. Isso porque esse tipo de escova apresenta cerdas cônicas ou cilíndricas. Assim, é mais fácil limpar os pequenos espaços entre os dentes, que podem acumular mais restos de comida em função dos bráquetes de um aparelho fixo, por exemplo.

Além disso, algumas pessoas têm um espaçamento maior entre os dentes, o que pode desencadear a formação de placa bacteriana ou tártaro e até evoluir para um quadro de cárie. Em tais casos, é extremamente sugerido utilizar a escova interdental combinada ao fio dental e à escova ortodôntica.

Aliás, vale ressaltar que, embora essas escovas sejam ferramentas de higiene dental, uma não substitui a outra. E, mesmo que a escova interdental seja projetada para alcançar partes mais estreitas entre os dentes, é importante dizer que ela também não pode ser usada no lugar do fio dental. A escova interdental é um complemento na limpeza, assim não substitui nenhuma das etapas desse processo.

Por tudo isso, a utilização da escova interdental deve ser de acordo com a orientação de um dentista. Somente esse profissional tem a capacidade de avaliar corretamente a necessidade de usar esse tipo de escova de dentes.

A maneira certa de utilizar a escova interdental

A escova interdental deve ser empregada da forma correta, uma vez que o mau uso pode não só promover uma higiene dental ineficiente como também acarretar lesões nas gengivas.

Pela parte externa dos dentes, encoste a escova no começo deles. As cerdas da escova interdental devem ser passadas pelos espaços entre os dentes com uma angulação de, mais ou menos, 45º e com a ponta da escova em direção à gengiva. Ou seja, na arcada inferior, a ponta estará inclinada para baixo, na superior, para cima.

Você vai empurrá-la — sem aplicar força exagerada — para o vão entre os dentes. Quando ela entrar nessa abertura, realize uma vez o movimento de vaivém, mas sem exagerar na força, porque essa escovação deve ser feita com delicadeza, caso contrário, vai machucar a região.

Se houver uma resistência excessiva, pode ser sinal de cerdas muito grossas para o espaço entre seus dentes. Por tal razão, é imprescindível comprar uma apropriada para sua arcada dentária e adequada ao seu tratamento.

A escolha de uma escova adequada

Assim como acontece com as escovas de dentes tradicionais, alguns detalhes da escova interdental devem ser avaliados antes de obter a peça de melhor qualidade, que vai se adequar ao seu tratamento e à condição dentária. Por esse motivo, converse com um especialista, ele é capaz de indicar a opção ideal para seus dentes.

Veja ainda a qualidade do material antes de comprar. Alguns cuidados também são necessários: é importante lavar em água corrente após o uso e trocar depois de três meses ou ao notar cerdas desgastadas.

O aspecto principal, no caso da compra da escova interdental, é a espessura das cerdas. Cada modelo apresenta uma medida, isso é importante para se adequar aos distintos tipos de boca e tratamentos.

Por exemplo, pessoas com espaços mais amplos entre os dentes precisam adquirir peças mais volumosas, pois os modelos de cerdas finas não são capazes de remover os resíduos efetivamente. O contrário acontece em relação a dentes muito próximos, esses necessitam de escovas com cerdas mais finas.

Já referente a quem usa implantes dentários, as medidas de cerdas mais indicadas são acima de 0,5 mm. Contudo, mais uma vez, é indispensável a consulta do dentista, porque a boca de cada pessoa e o tratamento para ela são únicos. Isso também é importante porque, se você utilizar uma escova inadequada para o seu caso, ela pode machucar a gengiva.

Os sangramentos ao utilizar a escova interdental

Inicialmente, podem surgir sangramentos pouco significativos, talvez você nem perceba. É semelhante ao procedimento de aplicar fio dental, no começo são comuns os sangramentos. É normal uma inflamação gengival de pouca intensidade e, ao passar a escova interdental ou o fio dental, os espaços inflamados vão se recuperando e o sangramento diminui até cessar.

Tal condição é considerada uma gengivite devido à concentração de bactérias no local. Contudo, fique atento, se houver grandes quantidades de sangue e/ou isso ocorrer durante muito tempo, consulte o especialista.

Caso apareçam problemas periodontais, a sensibilidade e o sangramento podem ser intensos. Por isso, o emprego da escova interdental deve ser mais suave e mais cuidadoso ainda. Nas situações pós-operatórias, após o implante dentário ou a retirada do siso, por exemplo, pode ser necessário o uso dessa escova, o que também demanda cautela na utilização. A escova interdental, em tais casos, pode evitar infecções, capazes de gerar dor intensa por muito tempo.

Os principais benefícios da escova interdental

Realmente, a escova interdental traz ganhos consideráveis nos níveis de limpeza dos dentes de algumas pessoas. Como dissemos, essa escovação mais eficiente pode evitar a constituição de placa bacteriana e até de tártaro, o que impede também a formação de cáries. Com isso, é possível obter uma boca muito mais limpa e, consequentemente, mais saúde.

Agora você já tem informações importantes sobre como usar escova interdental e o modo de avaliar os detalhes para comprar. Ainda assim, é imprescindível buscar as orientações de um dentista para conhecer outros aspectos mais específicos em relação à configuração dos seus dentes e escolher o tipo de escova interdental mais indicado para você.

Para saber mais sobre cuidados com os dentes, confira como escolher a escova ideal para a higienização.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada