Hoje em dia, sabe-se que a perda óssea bucal é um problema diretamente relacionado aos ossos e aos seus ligamentos. Essa região é de extrema importância para garantir a resistência dos dentes, uma vez que são os ligamentos que fixam a raiz dental ao ossos e, por isso, permitem a estruturação bucal e a mobilidade dos dentes nos tratamentos ortodônticos.
Com base nessas informações, resolvemos mostrar no artigo de hoje o que realmente é a perda óssea bucal, quais as suas causas, consequências e como o tratamento é feito. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é a perda óssea bucal?
A perda óssea nada mais é do que um problema caracterizado pelo desgaste do osso alveolar. Embora seja mais comum de acontecer em idosos, também existe a possibilidade de ele atingir pacientes mais jovens, principalmente aqueles que não praticam corretamente a higiene oral e, por esse motivo, acabam desenvolvendo a periodontite.
Quais são as principais causas do problema?
O principal fator que causa a perda óssea bucal é a diminuição da densidade do tecido ósseo que promove a sustentação dos dentes. Isso pode ser causado por fatores relacionados à falta de uma alimentação equilibrada e uma higienização inadequada, que geram um enfraquecimento da região óssea do dente.
A situação pode ser agravada ainda pelas doenças periodontais, que provocam infecções próximas à gengiva e causam dor local, sangramento e mau hálito.
Quais são as consequências?
Por se tratar da perda da densidade de toda a região periodontal, a perda óssea pode provocar a mobilidade dos dentes, uma vez que a sustentação do elemento dentário fica mais frágil.
Além disso, também é possível citar como consequências:
-
a deficiência da função mastigatória;
-
a diminuição do osso ao redor dos dentes, que causa a retração da gengiva;
-
a perda da papila dentária;
-
a exposição da raiz dos dentes;
-
a sensibilidade;
-
o mau hálito.
Em casos mais graves, também existe a possibilidade de ocorrer a perda dos dentes.
Quando procurar um dentista?
Os sinais da perda óssea bucal são bastante visíveis e, ao serem notados, o paciente deve imediatamente procurar um profissional.
Os sinais mais claros são:
-
espaços entre os dentes;
-
movimentação dentária;
-
sangramento da gengiva;
-
alongamento dos dentes;
-
sensibilidade dentária;
-
acúmulo de restos alimentares em locais que antes não havia.
Quanto mais cedo for feita a avaliação do caso, maiores serão as possibilidades de tratamento e de recuperação do problema.
Como é o tratamento para a perda óssea bucal?
Quando o dentista diagnostica o problema de perda óssea, é importante saber a gravidade do caso para iniciar o tratamento mais eficaz. Em perdas menores, a terapia envolve acompanhamento radiográfico e clínico, além da descontaminação da área radicular.
Em perdas significativamente maiores, são necessários processos específicos, que recuperam ou formam uma nova estrutura óssea.
Pronto! Agora que você já viu o que é a perda óssea bucal, o que a provoca e como ela é tratada, fique atento aos sinais e procure um profissional. Não se esqueça de que promover uma higiene adequada e utilizar diariamente o fio dental ajuda a prevenir esse e outros problemas.
E se você gostou deste artigo, entre em contato com a gente e fique por dentro das facilidades que oferecemos para o seu tratamento odontológico!