Blog Saúde Bucal

Conheça 5 doenças bucais em idosos que são muito comuns

doenças bucais em idosos

Os cuidados com a saúde bucal são importantes desde o surgimento do primeiro dente até a chegada da terceira idade. Entre eles, incluem-se tanto os hábitos alimentares quanto a escovação diária e visitas regulares ao dentista.

O resultado desses cuidados é responsável por prevenir diversas doenças bucais em idosos, bastante comuns nessa faixa etária. Neste post, destacamos as 5 principais doenças bucais na terceira idade. Confira!

1. Lesões da mucosa bucal

Entre as doenças bucais mais comuns em idosos, destacamos as lesões da mucosa bucal, já que nessa faixa etária elas podem surgir devido ao uso de próteses mal adaptadas ou outros fatores, como o consumo de bebidas alcoólicas ou fumo.

Para notar essas lesões, basta ficar em frente ao espelho em um local bem iluminado e verificar na gengiva, língua e palato por lesões e cortes.

2. Xerostomia

Conhecida também como “boca seca”, essa doença consiste na redução da quantidade de saliva, que é comum em quem faz uso de diversos medicamentos ou por quem passou por radioterapia anticancerígena de cabeça e pescoço.

Nesses casos, a participação do dentista é essencial antes e durante os tratamentos oncológicos. O profissional orientará sobre as melhores maneiras de estimular a salivação ou, até mesmo, indicará os tratamentos mais adequados de acordo com cada necessidade.

3. Cáries

Com o envelhecimento, a higienização oral pode ser dificultada pelas alterações bucais. Por isso, o surgimento de cáries nesse período é bastante comum. Ela é caracterizada pelo enfraquecimento da estrutura dental causada pela ação de bactérias, tendo início na raiz do dente com desenvolvimento bem rápido, causando dor e sensibilidade.

Esse problema bucal também é capaz de provocar mau hálito e surgimento de manchas escuras no dente contaminado. Por isso, é muito importante ficar sempre atento à higienização bucal e fazer visitas periódicas ao dentista.

4. Gengivite

A gengivite é uma doença bucal muito comum em idosos, no entanto, pode surgir em qualquer idade. Isso porque ela pode ser ocasionada por inúmeros fatores, como doenças sistêmicas (diabetes, câncer, enfermidades cardíacas) e uso constante de certos medicamentos.

É importante frisar que as doenças nas gengivas são reversíveis em seus primeiros estágios e, por isso, quanto antes forem identificadas, mais rápidas poderão ser curadas.

5. Câncer de boca

câncer de boca é uma das doenças bucais mais comuns em idosos no mundo inteiro. Ele pode atingir lábios, gengiva, língua, ossos maxilares e outras estruturas da boca.

Entre as causas da doença estão o fumo, consumo de bebidas alcoólicas e predisposições genéticas. Para evitar o câncer de boca, é extremamente necessário manter uma boa higiene bucal, ter uma alimentação saudável e fazer sempre o autoexame de boca.

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e, consequentemente, cura da doença.

Os cuidados com os dentes e a ida periódica ao dentista pode evitar doenças bucais em idosos e garantir um sorriso bonito e saudável a vida inteira. Escovar os dentes após todas as refeições, usar fio dental e fazer exames completos são hábitos essenciais para a saúde da boca.

Se você gostou das dicas e quer compartilhar alguma dúvida ou consideração sobre o assunto, deixe um comentário aqui no post!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada