Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Entenda agora o que é ATM e suas principais disfunções



Muitos pacientes quando tentam entender as estruturas que compõem a sua cavidade bucal chegam com esta dúvida à clínica do dentista: o que é ATM?

ATM é a nossa articulação temporomandibular (ATM) é uma região da articulação da sua boca que tem por função ajudar na abertura e fechamento da nossa boca. A ATM é dividida em um compartimento superior e um inferior, separado pelo dico articular. O compartimento superior é limitado superiormente pela fossa mandibular do osso temporal e inferiormente pelo próprio disco articular, onde podem ocorrer disfunções temporomandibulares (D-ATM). Os problemas causam incômodo na região facial, como dificuldades para abrir ou fechar a boca, dor no maxilar e zumbidos no ouvido.

Pensando nisso, explicamos neste post a função da articulação temporomandibular, suas características, os sintomas da disfunção, suas causas e como é o tratamento no consultório odontológico. Ficou interessado? Então, continue a leitura e tire as dúvidas sobre o tema!

AFINAL, O QUE É ATM?

 

Considerada uma das articulações mais complexas do corpo humano, a ATM é principal ligação entre a base do crânio e a mandíbula responsável pelos movimentos da mandíbula. Ou seja, é quem permite a abertura e o fechamento da boca como falamos anteriormente. A área participa da parte escamosa do osso temporal , juntamente com o disco articular dentro da capsula articular, a cabeça e os ligamentos circundantes.

Como ela liga a mandíbula ao osso temporal, isto possibilitará a fala, a mordida, a mastigação e até o ato de engolir. esta articulação tem uma grande responsabilidade e um trabalho árduo para auxiliar o indivíduo a todos o momento E como qualquer parte do nosso corpo pode ser acometida por uma inflamação, caso isso aconteça damos o nome D-ATM. que são disfunções nessa articulação. Os  músculos da mastigação e os componentes dos tecidos adjacentes infeccionam e começam a causar um processo de dor e inflamação. São encontrados 2 tipos comuns de DTM dolorosa: (1) de origem muscular ou dor gerada no músculo e (2) de origem articular ou gerada na articulação

 

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DAS D-ATM?

As D-ATM são alterações inflamatórias da ATM. Sendo assim representam, os problemas relacionados ao funcionamento desse sistema, o qual se relaciona com os ossos, os ligamentos, os músculos e os discos para realizar as funções mastigatórias e da fala.

Com isso, os simples atos de abrir a boca, mastigar, bocejar ou até sorrir tornam-se ações doloridas e difíceis de serem realizadas. Entre os principais sintomas do problema estão:

  • estalo ao abrir ou fechar a boca, com a sensação de desencaixe do maxilar;
  • dores de ouvido;
  • dores de cabeça;
  • pressão atrás dos olhos;
  • travamento dos maxilares;
  • inchaço na lateral do rosto;
  • zumbido no ouvido;
  • maleabilidade dos músculos da mandíbula;
  • alteração no encaixe entre as arcadas dentárias superior e inferior.

Caso você perceba um destes sintomas fique atento a esses sinais e sintomas e caso vocês seja acometido procure um dentista em uma das nossas clinicas da Sorridents sempre temos um clínica próxima a vocês com profissionais que irão te ajudar . Porém, a dúvida que fica agora é o que causa as disfunções temporomandibulares?

 

COMO SURGEM AS D-ATM?

 

Para responder à questão, é preciso afirmar que as causas para as D-ATM são diversas. Geralmente, estão relacionadas a traumas na mandíbula, fatores emocionais (como ansiedade, tensão muscular e estresse), algum deslocamento e até hábitos inadequados, como morder tampas de caneta, roer unhas e ranger os dentes.

Existem, ainda, outras razões que podem ser associadas ao problema, além de fatores de risco que contribuem para o seu surgimento. São eles:

  • problemas nas articulações;
  • artrite na articulação temporomandibular;
  • falta de sono;
  • postura inadequada, que atinge os músculos do rosto e do pescoço;
  • uso excessivo e incorreto de aparelhos ortodônticos.

COMO TRATAR O PROBLEMA?

 

O tratamento para as D-ATM depende do diagnóstico. É o profissional da área odontológica que irá atuar neste tratamento sendo ele ortodontista ou cirurgião bucomaxilofacial (especialista para processo tratamentos da articulação e cirúrgicos que acometem a cavidade oral) –este profissional analisa cada situação, examina o paciente e indica o método mais adequado para cuidar dessa condição.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Porém, em algumas situações, como traumas e tensão causada por estresse, os sinais podem ser amenizados sem indicação de tratamento específico. Caso os sintomas persistam, o especialista deve fazer as recomendações necessárias, que podem ser:

  • usar medicamentos para aliviar as dores;
  • adotar terapias diversas, como fisioterapia nos músculos do maxilar e terapia psicológica;
  • optar pela cirurgia.

Em todo caso, você deve ficar atento em uma à rotina agitada e observar sua qualidade de vida, uma vez que as dores na ATM estão relacionadas, por exemplo, a situações de estresse no cotidiano.

 

POR QUE RELAXAR PODE EVITAR DORES NA ATM?

 

O estresse ativa substâncias que geram tensão muscular no organismo, agindo em sistemas nervoso e o endócrino (glândulas hormonais). Devido a essa carga energética, situações estressantes são uma das principais motivadoras de incômodo na ATM, motivo pelo qual relaxar é um método indicado para combater ou diminuir as dores na região.

 

QUAIS EXERCÍCIOS AJUDAM A INIBIR DORES NA ATM?

Sabendo que a prática de relaxamento diminui o impacto da tensão muscular e, consequentemente, atua para inibir incômodos na ATM, existem alguns exercícios indicados para quem apresenta um grau leve do problema.

FAZER BOCEJOS

O hábito de bocejar é uma forma de estimular os músculos da boca, em movimento de abre e fecha que alonga a região e diminui o mal-estar ocasionado pelas disfunções da articulação. Por isso, recomenda-se incluir o bocejo na sua rotina, podendo repetir essa simples técnica de duas até três vezes ao longo do dia.

ABRIR E FECHAR A BOCA

Você sabe que a massagem é um poderoso ativo relaxante, e não seria diferente com a região facial. Para diminuir o desconforto causado por D-ATM, a indicação é usar os dedos anelar e médio para pressionar suavemente a mandíbula, no sentido horário e em movimentos leves enquanto abre e fecha a boca.

O QUE FAZER PARA PREVENIR AS D-ATM?

Para prevenir as modificações na ATM, é preciso saber se existem predisposições para esse problema, que pode ter causas emocionais que chegaram a ser traumáticas ou se você está passando por um momento de stress. Para fatores como estresse e ansiedade, por exemplo, uma possibilidade é alterar os hábitos do paciente para que ele esteja mais relaxado e confortável no dia a dia.

Por outro lado, a odontologia preventiva consegue identificar possíveis distúrbios, como o apertamento dentário e o hábito de ranger os dentes, associado ao bruxismo. Após avaliar o caso, o dentista verifica se é necessário encaminhar o paciente para um especialista em ATM, identificando a origem do desconforto para recomendar um tratamento eficaz.

POR QUE CONSULTA COM DENTISTA DE CONFIANÇA AJUDA?

O dentista é o profissional capacitado para diagnosticar problemas na articulação temporomandibular, a partir da observação do quadro sintomático e de exames clínicos. Por isso, invista em um especialista de confiança e em um consultório bem equipado para tratar o mal-estar.

A Sorridents, por exemplo, é uma das maiores redes de clínica odontológica do país, tendo expertise em problemas bucais há mais de duas décadas. Tudo isso com o conforto das melhores instalações, a qualidade de dentistas especializados e o melhor custo-benefício nos tratamentos.

Neste post, você entendeu o que é ATM, o que causa as disfunções nessa articulação e quais sinais devem ser observados. Por isso, fique atento a qualquer desconforto na região e procure um profissional se sentir os sintomas como estalo ao abrir ou fechar a boca, sensação de desencaixe do maxilar e dores de ouvido e de cabeça.

O que está esperando para agendar a primeira consulta com dentistas de confiança? Entre em contato com a Sorridents, que possui clínicas em todas as regiões do país, e consulte-se com os melhores profissionais. Agende a avaliação pelo site ou, se preferir, ligue para os telefones (11) 2672-5700 (estado de SP) e 0800 601 1520 (demais estados)!

Postado em 06/05/2020.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter