A satisfação do cliente não consiste apenas em pagar um bom preço pela consulta, mas sim o atendimento que é recebido. Nesse contexto, para aumentar o engajamento de pacientes, o diferencial está na maneira de gerenciar a clínica odontológica de modo a identificar as distinções de mercado e proteger os benefícios exclusivos.
De outra parte, o mercado está saturado e cheio de concorrência. Desse modo, atrair clientes não é tarefa fácil, uma vez que não depende apenas de contar com bons profissionais.
É necessário, pois, atentar à fidelização de pessoas, mesmo aquelas que foram ao consultório apenas como visita, de forma a promover o negócio como a melhor escolha. Sob esse ponto de vista, trabalhar com estratégias de satisfação do cliente é tão importante quanto oferecer um atendimento de qualidade.
Neste post apresentaremos alguns exemplos de estratégias para clínicas odontológicas a fim de ajudá-lo a aumentar esse engajamento de pacientes. Então, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
Adote um atendimento humanizado
Todo paciente gosta de se sentir acolhido, ser parte do processo e entender os procedimentos realizados. Na área odontológica não é diferente. Dentro dessa lógica, a humanização no atendimento é fundamental para conquistar clientes e ser reconhecido como profissional. Por sua vez, esse tratamento diferencial e personalizado, baseado no respeito e na atenção, gera benefícios para o paciente e, consequentemente, bons resultados para a clínica.
Tenha uma ferramenta de gestão
Ferramentas de gestão servem para facilitar o trabalho e, por isso, são importantes para gerenciar todo o processo de planejamento e controle de uma clínica odontológica. Os softwares auxiliam nos processos gerenciais e administrativos, uma vez que reduzem custos, controlam processos e planejam como atingir o público específico, que permite uma visão global do negócio.
Além disso, um sistema de agendamento odontológico ajuda o trabalho dos funcionários e maximiza a produtividade, já que é bem mais prático que a forma manual e assim, melhora o fluxo de pacientes. Dessa maneira, possuir um eficiente e atualizado software de agendamento permite mais do que marcar consultas, mas também a prestação de serviço ao cliente superior ao esperado.
Expanda seus serviços
A expansão dos serviços proporciona o aumento de pacientes e reforça a competitividade. Com isso, permite o acréscimo de novas especialidades e possibilita atender às exigências daquela região. Vale ressaltar, que o objetivo em expandir seu negócio é para melhor atender os clientes e potencializar lucros, sem comprometer a qualidade do atendimento ou sobrecarregar as operações.
Treine e especialize-se
Entre os elementos essenciais da gestão de um consultório odontológico para aumentar o engajamento de pacientes, estão a formação profissional e a educação continuada. Dessa maneira, ser reconhecido como um especialista no assunto é uma estratégia importante para atrair mais clientes e conseguir contatos profissionais. Além disso, estar por dentro das novidades do mercado e das pesquisas recentes, garante maior credibilidade do seu trabalho e melhora a imagem da clínica.
Sob esse viés, ressalta-se ainda a importância de treinar os colaboradores, principalmente recepcionistas e atendimento que são o primeiro ponto de contato do cliente. Por isso, é imprescindível que o paciente tenha uma boa impressão do consultório por meio da comunicação e habilidades comportamentais dos profissionais.
Tenha opções financeiras flexíveis
Oferecer aos clientes opções de pagamentos mais convenientes como débito, crédito, cheque e dinheiro é um dos passos fundamentais para o sucesso de clínicas odontológicas. Além disso, os consultórios devem atender planos de saúde e oferecer financiamento especial, com o fim de impedir que a situação financeira interfira na decisão do paciente.
Incentive a indicação de novos pacientes
A fim de incentivar seus clientes a indicarem sua clínica, relacione com seu público por meio de marketing e das redes sociais. Confirmar por WhatsApp a data da próxima consulta, sugerir por e-mail o acesso às páginas de Facebook ou Instagram para ver as novidades, bem como enviar mensagens de felicitações, é essencial para o crescimento da sua base de pacientes.
Partindo desse pressuposto, uma recomendação confiável pode ser a única razão de o paciente procurar sua clínica. Ademais, ter comprometimento com o atendimento e tratar cada cliente de forma personalizada já é um importante instrumento para indicação da sua clínica.
Crie uma cultura empresarial
A cultura empresarial diz respeito à maneira em que o consultório odontológico é administrado. Logo, para que essa cultura seja desenvolvida é necessário que todos os membros da equipe se reúnam e discutam os procedimentos do dia a dia, bem como suas metas a longo prazo.
Essa cultura envolve valores, expectativas, personalidade, estilo de liderança e comunicação interna com os colaboradores. Nesse sentido, qualificação dos funcionários, ambiente físico, decoração e a forma de atendimento, desempenham papel na administração empresarial. Por tudo isso, há maior engajamento de pacientes e consequente aumento da produtividade.
Faça parcerias com outras empresas
Trabalhar com produtos de outras marcas que atendam às expectativas da empresa é importante para oferecer tratamentos e produtos específicos. Sob tal ótica, é interessante fechar parcerias, pois, contribui para aumentar o número de pacientes. Um exemplo disso, são os planos de saúde que incluem descontos oferecidos aos funcionários.
Relacione-se com outros profissionais de diversas especialidades
Manter contato com outros consultórios odontológicos é essencial para aumentar o número de clientes, uma vez que poderão indicar seu trabalho caso o consultório não possua sua especialidade. Assim, não se deve enxergar as demais clínicas odontológicas como concorrentes, já que podem ser oportunidades de negócios.
Fica claro, portanto, a necessidade do engajamento de pacientes no que se refere ao mercado cada vez mais competitivo. Por outro lado, investir em técnicas para atrair clientes tornou-se primordial para garantir o funcionamento de qualquer negócio.
Dessa forma, a fidelização do consumidor é ferramenta indispensável para quem quer ter sucesso em seu ramo empresarial. Logo, investir em instrumentos que forneçam uma experiência excepcional aos seus pacientes impacta de forma significativa nas taxas de retenção e fidelização, bem como contribuem para a maximização de lucros.
Agora que você já sabe as estratégias para aumentar o engajamento de pacientes, continue com a visita no blog e leia nosso artigo sobre como montar um consultório odontológico e fazer a gestão financeira. Vamos lá?