Blog Saúde Bucal

Conheça 8 benefícios da harmonização orofacial

A harmonização orofacial consiste em um procedimento para realizar pequenas alterações no rosto com a intenção de harmonizar o sorriso da pessoa. O método é efetuado por três especialistas: o cirurgião plástico, o dermatologista e o cirurgião-dentista e juntos eles discutem as etapas e procedimentos empregados, que podem ser: a remoção de gordura, o uso de botox e a aplicação dos ácidos deoxicólico e hialurônico. Desse modo, eles debatem para alcançar o resultado desejado pelo paciente, gerando o máximo de benefícios da harmonização orofacial. 

Com tal cirurgia, a pessoa obtém um sorriso mais simétrico, alinhado e, por consequência, harmonizado com o próprio rosto. Por esse motivo, é comum o procedimento ser feito após um longo uso do aparelho ortodôntico, por exemplo. Logo, o intuito é estético e funcional, uma vez que o sorriso afeta o aspecto da pessoa e como ela se sente.

Se tem interesse no tema, fique com a gente neste conteúdo, pois vamos falar mais sobre os benefícios da harmonização orofacial. Confira!

1. Recuperação da autoestima

A harmonização orofacial não melhora somente o sorriso, ela corrige assimetrias faciais e, com isso, melhora totalmente as proporções do rosto. Dessa maneira, a face completa recebe as vantagens do procedimento e isso faz com que a pessoa se torne mais satisfeita com a sua nova aparência e a autoestima dela vá lá para cima.

2. Melhora da mastigação

A simetria consegue ajustar as arcadas dentárias superior e inferior, de forma que fiquem encaixadas no processo da mordida e mastigação. Isso evita sobrecarga sobre os dentes, por exemplo, em uma mordida e mastigação mais forte de um lado, o que pode gerar um desgaste desigual e problemas funcionais e estéticos. 

3. Melhora da dicção

O motivo dessa melhora é o mesmo do tópico acima. As alterações feitas no rosto dão proporções mais equilibradas a ele, o que, por consequência, ajuda a pessoa a articular com mais eficácia as palavras, algo bem difícil com os dentes desalinhados ou encavalados.

4. Sono de qualidade

Muitas pessoas sofrem com apneia do sono e outros problemas relacionados à respiração. Tais distúrbios incomodam bastante à noite, impedindo os indivíduos de dormir ou os acordando com frequência, o que prejudica, de modo considerável, a qualidade do sono.

O resultado da harmonização orofacial vai diminuir falhas na respiração, pois o procedimento consegue alinhar as vias bucais e nasais na área do rosto. Isso possibilita uma melhora na aspiração e expiração do ar, gerando noites de sono mais tranquilas e uma melhora ao dormir.

5. Redução da dor de cabeça

Um dos problemas que causam a dor de cabeça é o bruxismo. Esse distúrbio consiste na pressão dos dentes superiores contra os inferiores, de modo consciente ou inconsciente (esse último caso ocorre enquanto o indivíduo dorme). Em geral, a pessoa com bruxismo tem dores de cabeça e na articulação da mandíbula.

Nesse caso, a harmonização orofacial consegue fazer o controle desse problema com aplicações da toxina botulínica. A substância integra os processos da cirurgia para auxiliar o equilíbrio facial e a harmonização do sorriso.

6. Contornos faciais equilibrados

Além do básico já citado algumas vezes neste conteúdo, a harmonização orofacial ainda consegue reduzir as linhas de expressão, os sinais de envelhecimento, as olheiras, a flacidez no pescoço, além de elevar a sobrancelha e tratar a pele flácida abaixo do queixo, conhecida como “papada”. O procedimento também pode deixar a face fina e longa, um desejo estético bastante comum entre as mulheres.

7. Aumento do bem-estar

Com uma aparência reformulada e a autoestima lá em cima, a pessoa consegue se sentir melhor consigo mesma, o que eleva a sensação de bem-estar na sua vida. Além da parte estética, a cirurgia implica aspectos funcionais e práticos do dia a dia, como citado em alguns tópicos deste texto. Uma pessoa que consegue se alimentar, se comunicar e dormir sem dificuldades conta com uma vida muito melhor. Por isso, a harmonização orofacial pode ser uma alternativa interessante para muitas pessoas.

8. Operação pouco invasiva

Apesar de ter o nome de cirurgia, esse é um método considerado muito pouco invasivo, sobretudo se comparado a outros, e a recuperação após a harmonização orofacial também não é demorada. Como três especialistas atuam juntos em tal procedimento, eles tentam buscar o resultado desejado com o mínimo possível de técnicas invasivas, a fim de proporcionar menos riscos ao paciente e uma recuperação mais rápida e minimamente dolorosa. Assim, a pessoa sai feliz e recuperada em pouco tempo.

Mas, para isso, é importante ir até clínicas de odontologia confiáveis e capazes de garantir um bom atendimento, e não somente na hora da cirurgia, mas desde o início, do momento em que você entra até depois de se recuperar do procedimento. Assim, a clínica demonstra interesse em você como um ser humano, e não apenas alguém que paga pelos serviços dela.

Nós, da Sorridents, oferecemos um atendimento humanizado em todas as nossas mais de 170 clínicas espalhadas pelo país. Não importa onde no Brasil você esteja, temos uma equipe especializada esperando para dar o suporte necessário a você, da hora que chega na recepção até após a sua recuperação.

Para atendê-lo, temos ainda quatro pilares fundamentais a fim de ajudar a tratar as suas necessidades:

  1. acesso: formas para que todos consigam pagar;
  2. conforto: comodidade nas clínicas para que as pessoas se sintam à vontade nelas, tecnologia para cuidar dos pacientes e experiência de todos os profissionais atuantes nas unidades;
  3. conveniência: você consegue encontrar tudo o que precisa em uma única clínica nossa;
  4. qualidade: independentemente do preço final, todos os procedimentos são de alta qualidade, inclusive os materiais e a tecnologia empregados neles.

Conosco, você vai conseguir aproveitar todos os benefícios da harmonização orofacial, isso porque, em nossas clínicas, você vai encontrar especialistas nas mais diferentes áreas odontológicas, todos referências em suas especialidades.

Se tem interesse nesse e outros temas da odontologia, entre em contato conosco, pois vamos ajudá-lo com certeza! Cuide do seu sorriso com a gente e o mantenha iluminado sempre!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada