Blog Saúde Bucal

Quais os exercícios para diminuir a tensão na mandíbula?

Quais os exercícios para diminuir a tensão na mandíbula?

A articulação da mandíbula, também chamada de articulação temporomandibular (ATM), tem uma estrutura semelhante àquela dos ombros. Isso ajuda os músculos da região a controlarem os movimentos, como abrir e fechar a boca, mastigar e bocejar. Algumas situações, no entanto, podem gerar uma pressão nessa região temporariamente e exercícios para diminuir a tensão na mandíbula ajudam a resolver o problema.

Neste artigo, vamos examinar as principais causas que levam ao enrijecimento da mandíbula. Trouxemos, ainda, dicas para se prevenir e aliviar as dores na ATM. Vamos lá?

O que causa as dores na ATM?

Estresse e ansiedade são as causas mais comuns de tensão muscular que acomete o indivíduo. Normalmente, você pode cerrar a mandíbula ou trincar os dentes sem perceber, tanto durante o dia quanto à noite. Com o tempo, isso pode fazer com que os músculos fiquem contraídos, com sua funções sobrecarregadas, provocando o tensionamento da região ATM e até desencadear um problema chamado bruxismo

Quando tencionamos pelo stress,ansiedade ou outra fadiga psicológica nosso corpo temos resultados que também resulta na dor de ATM, por exemplo, quando tencionamos o pescoço, toda a musculatura que é correlacionada e leva a estafa dos músculos relacionados a ATM causando dor. 

Estresse e ansiedade também podem fazer com que você cerre os punhos e pressione-os contra o rosto, levanto à tensão dos músculos do ombro, do pescoço e da mandíbula. O problema pode ocorrer também como consequência de alguma lesão, de inflamações ou de doenças autoimunes, como artrite reumatoide.

Os sintomas da tensão da ATM variam de acordo com a causa e a gravidade da condição. Eles podem incluir:

  • dor  e  sensibilidade na mandíbula, na bochechas, orelha, no rosto e no pescoço;
  • dificuldade em mastigar e/ ou abrir a mandíbula;
  • um som de estalo ou clique ao mover a mandíbula;
  • cansaço no rosto e peso na face;
  • olheiras;
  • dores de cabeça.

Quais são os 7 exercícios para diminuir a tensão na mandíbula?

Em casos mais leves, é possível aliviar a tensão da mandíbula com exercícios e alongamentos específicos para a região. Abaixo, elencamos 7 práticas que você pode tentar em casa.

1. Movimento de abre e fecha

Como aquecimento, repita pequenos movimentos de abertura e fechamento da boca lentamente, moderadamente. A abertura da boca deve respeitar o limite de cada um, neste momento não deve forçar a abertura ao máximo.  Em seguida, coloque 3 dedos atrás dos dentes inferiores da frente. Puxe a mandíbula lenta e delicadamente para baixo até sentir um leve desconforto. Mantenha a abertura por 30 segundos e volte lentamente a mandíbula à posição inicial. Lembre-se que o problema já está instalado, já tem inflamação na musculatura por isso tem dor, então todos os movimentos devem ser leves e moderados respeitando os limites. 

No início, repita esse movimento, pelo menos, 3 vezes ao dia até conseguir chegar a 12 repetições.

2. Alongamento da ATM

Esse exercício ajuda a alongar os músculos da mandíbula e do pescoço. Pressione a língua no céu da boca sem tocar os dentes superiores. Em seguida, aplique uma pressão suave da língua na região enquanto tenta abrir lentamente a boca o máximo que puder. Feito isso, feche-a lentamente. Tente repetir o movimento,pelo menos, 3 vezes ao dia, até  chegar a 10 vezes.

3. Alongamento do sorriso

Sorrir pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, aliviando a tensão em todo o corpo. Com esse alongamento específico, você vai relaxar os músculos faciais, o pescoço e a mandíbula superior e inferior. Tente abrir o maior sorriso que puder sem que isso provoque tensão ou dor na região e, enquanto sorri, vá abrindo lentamente a mandíbula. Inspire profundamente pela boca e expire ao fechar a boca. Faça até 10 repetições.

4. Massagem

Massagear a região da mandíbula pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo, reduzindo a tensão muscular. Você pode tentar fazer esse exercício abrindo a boca enquanto realiza movimentos circulares na região próxima ao ouvido, área em que as articulações temporomandibulares estão localizadas. Tente realizar essa massagem várias vezes ao dia, inclusive antes de dormir.

5. Movimento de bochechas

Os músculos da bochecha são importantes para a mastigação e a fala e também auxiliam no relaxamento de ossos e de outras musculaturas da face. Um exercício que ajuda a melhorar a elasticidade da pele e aliviar dores na ATM é inflar as bochechas, movimentando o ar armazenado de um lado para o outro da boca. Faça, pelo menos, 10 repetições ou mantenha o movimento até sentir a mandíbula mais solta e leve.

6. Fala lenta

Tente falar por alguns minutos de forma arrastada como se estivesse em câmera lenta, alongando e relaxando os músculos da face e a mandíbula. Esse exercício também promove melhoria na dicção e torna a sua fala no ritmo normal ainda mais clara. Repita o exercício diariamente.

7. Bocejo

Esse é um alongamento involuntário que também contribui para a oxigenação do cérebro e para a melhora da atenção. Sempre que surgir o desejo de bocejar, abra sua boca sem medo, deixando que o movimento aconteça naturalmente.

Para potencializar os resultados, o ideal é que você pratique esses exercícios diariamente. Comece devagar e vá aumentando o número de repetições à medida que pegar o jeito e que o desconforto inicial for diminuindo, mas não exagere. O alongamento excessivo da mandíbula pode levar a um efeito rebote, aumentando a tensão da região, com aumento da dor e estalos.

Fazer compressa com bolsas de água morna ao deitar ajuda também na recuperação muscular. Consulte sempre um dentista para pedir orientações ele poderá receitar anti inflamatório e relaxante muscular para ajudar na recuperação. 

Como prevenir o problema?

Algumas pessoas apresentam uma predisposição à tensão na mandíbula, mas a prevenção é a melhor solução para evitar esse e outros problemas bucais. Se você quer fugir dos incômodos e das dores na ATM, adote as seguintes medidas:

  • reduza o estresse e a ansiedade: exercícios de respiração, meditação, ioga e atividades de baixo impacto, como caminhada e dança, promovem o relaxamento muscular;
  • tenha uma boa noite de sono;
  • evite alimentos que exijam uma mastigação mais intensa, como caramelos, nozes e carnes;
  • inclua, na dieta, alimentos de consistência mais macia, como purês, iogurtes e sucos. Eles causam menos pressão na região e ajudam a acelerar o tempo de recuperação;
  • evite mascar chicletes;
  • deixe o consumo de bebidas estimulantes, como taurina e cafeína, apenas para o período diurno, pois elas podem provocar tensão muscular.

Por que você deve visitar o dentista?

Você viu que são muitas as causas que podem provocar a tensão na mandíbula, por isso é importante procurar umprofissional especializado para o diagnóstico correto. O dentista vai poder realizar exames que podem ajudar a definir a origem da inflamação ou mesmo anormalidades na região bucal que afetam a ATM.

Procure imediatamente o consultório odontológico quando apresentar um dos seguintes sintomas:

  • dor  intensa na mandíbula que piora durante a mastigação;
  • estalo ao abrir a boca seguido de travamento; 
  • dificuldade em abrir a boca, mastigar  ou engolir;
  • dores e peso nas  bochechas;
  • dores de cabeça constantes que inferem nas atividades diárias.

Dores na ATM são comuns e interferem na fala, na mastigação e no sono das pessoas. Exercícios para diminuir a tensão na mandíbula e medidas simples, como mudanças na alimentação, podem ajudar a resolver o problema. Não se esqueça de procurar ajuda especializada, no entanto, caso os sintomas se agravarem ou comecem a prejudicar sua rotina pois o dentista pode te ajudar com medicamentos aliados a exercícios. .

O que está esperando para agendar a primeira consulta com dentistas de confiança? Entre em contato com a Sorridents, que possui clínicas em todas as regiões do país, e consulte-se com os melhores profissionais. Agende a avaliação pelo site ou, se preferir, ligue para os telefones (11) 2672-5700 (estado de SP) e 0800 601 1520 (demais estados)!

Agora, confira também nosso artigo especial sobre os principais sintomas da ATM

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada