Blog Saúde Bucal

Dentista pode aplicar toxina botulínica? Descubra agora!

É comum que os pacientes, hoje em dia, queiram fazer procedimentos estéticos para aliviar as rugas e as linhas de expressão no rosto, mas as pessoas costumam ter muitas dúvidas sobre os métodos utilizados no consultório odontológico para retardar o envelhecimento. Pensando nisso, este texto explica por que o dentista pode aplicar toxina botulínica, mais conhecida como Botox®.

Adiante, você entende quais são os resultados dessa toxina — que é produzida por uma bactéria (Clostridium botulinum) e pode ser aplicada na região da face para diminuir as marcas de expressão — no corpo humano. Ao final, você ainda confere por que investir em um dentista bem qualificado para aplicar esse tipo de técnica. Continue a leitura!

Quais são os resultados da aplicação dessa toxina?

Em contato com o corpo humano, a toxina botulínica funciona como um bloqueador neuromuscular, impedindo que os neurônios transmitam estímulos para os músculos. Dessa forma, a técnica impacta parcial ou totalmente o mecanismo de contração muscular, causando um efeito rejuvenescedor no paciente.

É importante ressaltar que os resultados da aplicação de toxina botulínica são temporários, já que o corpo recupera, após algumas semanas, a contração muscular e os estímulos gerados entre os neurônios e os músculos. O produto é contraindicado para pessoas que têm alergia a essa toxina, mas os adultos de todas as idades, em geral, estão liberados para investir no procedimento.

Dentistas podem aplicar a toxina botulínica nos pacientes?

Muita gente se pergunta se os consultórios odontológicos podem realizar procedimentos com a toxina botulínica. Para responder à questão, podemos afirmar que a aplicação dessa toxina pode ser feita por uma série de profissionais, como os dermatologistas, os cirurgiões plásticos e cirurgiões-dentistas especializados nessa intervenção estética.

O que o Conselho de Odontologia afirma sobre o assunto?

O Conselho Federal de Odontologia, conforme resolução interna (CFO-198/2019) e legislação nacional (Lei 5.081/66) afirma que procedimentos estéticos com aplicação da toxina botulínica podem ser legalmente realizados por cirurgiões-dentistas, desde que os profissionais se especializem na área de harmonização orofacial.

Nesse sentido, ainda que a aplicação de Botox® ocorresse nos consultórios odontológicos há anos, para corrigir problemas funcionais como o bruxismo (ação de morder involuntariamente os dentes) e a Disfunção Temporomandibular, agora esse método pode ser aplicado por dentistas com finalidade puramente estética.

Por que buscar um profissional bem qualificado para fazer a aplicação?

Buscar um dentista bem qualificado é uma dica que vale não apenas para os procedimentos estéticos, mas também para as intervenções funcionais na boca, uma vez que o profissional com especialização em alguma área da ciência odontológica consegue examinar, diagnosticar e tratar o problema com precisão.

Este texto explicou por que dentista pode aplicar toxina botulínica, com o intuito de amenizar as marcas de expressão e melhorar a autoestima e a qualidade de vida do paciente. Para ter êxito no procedimento, é preciso contar com a ajuda de um profissional experiente.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e aprenda mais sobre procedimentos estéticos realizados por dentistas! Veja, agora, quais são os usos da toxina botulínica na odontologia.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada