Blog Saúde Bucal

Você sabe como tratar o rosto assimétrico?

O rosto assimétrico é caracterizado por uma desarmonia na face. A diferença entre os lados geralmente é suave, não sendo perceptível pela pessoa. Quando identificada, pode estar relacionada com alguns problemas funcionais, afetando a saúde bucal e a autoestima do paciente.

Mais que uma escolha estética, esse problema também influencia diretamente na rotina do indivíduo em tarefas básicas como dormir, respirar e comer. Por isso, se esse for o seu caso, é importante conhecer alguns tratamentos para melhorar a aparência do rosto.

Se quer saber o que é rosto assimétrico e como tratá-lo, não perca o nosso post. Boa leitura!

O que é o rosto assimétrico?

De modo geral, é possível dizer que todos apresentam alguma assimetria facial. No entanto, o que ocorre é que, em alguns casos, essa diferença é mais visível, gerando incômodo e desconforto para a pessoa.

A diferença entre os lados pode estar nas bochechas, na boca, no nariz ou em outras partes da face. O hábito de dormir e comer sempre do mesmo lado contribui para o rosto assimétrico. Outras razões incluem problemas esqueléticos, musculares, dentários, bruxismo e doenças respiratórias e congênitas.

Com a preocupação em relação à estética facial, pessoas que sofrem com o problema podem ter autoestima baixa e insegurança. Por isso, é essencial conhecer algumas formas de tratamento.

Quais os tratamentos do rosto assimétrico?

Existem diferentes tipos de tratamento que ajudam a melhorar a assimetria do rosto. Veja, a seguir, algumas opções.

Preenchimento facial

O preenchimento facial é um procedimento realizado com a aplicação de ácido hialurônico. Essa substância é produzida naturalmente pelo nosso corpo e ajuda na produção de colágeno. No entanto, ela diminui com o passar dos anos, fazendo com que a face perca contorno e volume.

Ao optar pelo preenchimento facial, é possível disfarçar ossos salientes, tratar olheiras, aumentar o volume dos lábios e afinar o nariz.

Bichectomia

A bichectomia é uma técnica que consiste na retirada parcial da bola de Bichat, uma substância gordurosa que está localizada abaixo das bochechas. O tratamento pode ser feito para a assimetria do rosto quando a causa da diferença entre os lados da face é a gordura acumulada nessa região. Assim, é possível tirar o excesso da parte que é maior.

Aparelho ortodôntico

A Odontologia é a grande aliada na correção do rosto assimétrico, já que, na maioria dos casos, o problema tem relação com alterações dentárias ou bucais. O aparelho ortodôntico é ideal para corrigir as assimetrias dentoalveolares.

Ele também é utilizado em conjunto com a cirurgia ortognática, técnica que tem o objetivo de restabelecer o padrão facial normal. A combinação pode ser usada para diferentes tipos de assimetria facial, melhorando a autoestima do paciente que escolher essa opção.

Agora que você já sabe como melhorar o rosto assimétrico, lembre-se de que é muito importante consultar um dentista especializado para que ele possa analisar o seu caso. Com isso, ele indicará o tratamento mais adequado de acordo com as suas necessidades.

Gostou do post e quer ficar por dentro de assuntos como Odontologia e saúde e bem-estar? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, YouTube e Instagram!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada