Blog Saúde Bucal

Entenda o que é Bichectomia e por que ela faz tanto sucesso!

A bichectomia é um dos procedimentos mais requisitados nos últimos tempos e não apenas por celebridades. Sucesso nos Estados Unidos, a técnica — que pode ser realizada no consultório do dentista — chegou ao Brasil para conquistar as pessoas que se incomodam com o tamanho e com a aparência das bochechas.

Afinal, o rosto acaba sendo nosso cartão de visitas e, quando estamos felizes com a aparência, isso se reflete na nossa autoestima, afetando a vida pessoal, social e profissional.

Então, se você ainda não sabe o que é bichectomia, leia este post até o fim para entender melhor o que é o procedimento, como ele é realizado e quais são as suas vantagens!

O que é bichectomia?

Na verdade, o nome vem da bola de Bichat, uma estrutura gordurosa localizada nas bochechas e que deixa a face mais redonda. Sua retirada destaca as maçãs do rosto, criando um perfil mais definido ou com a impressão de ser mais magro.

Por exemplo, muitas pessoas, mesmo depois de perder muitos quilos, continuam insatisfeitas com o rosto “cheio”. Enquanto muitas têm um excesso de gordura nas bochechas por razões genéticas, outras optam pela bichectomia apenas para acentuar ainda mais a aparência delicada do rosto ou elevar a autoestima.

Portanto, a bichectomia é indicada para pessoas que têm esse desejo estético de reduzir o volume das bochechas. Contudo, o procedimento é contraindicado para crianças, idosos ou pessoas com algum problema de saúde, como doenças infecciosas ou sistêmicas.

Como o procedimento funciona?

Como qualquer outra intervenção cirúrgica, a bichectomia exige rigorosa avaliação de um cirurgião-dentista ou um cirurgião plástico — principalmente para que não haja uma expectativa irreal sobre o resultado do procedimento e para que o paciente esteja completamente ciente sobre a cirurgia —, que inclui os exames pré-operatórios que ele determinar.

Então, é realizado um procedimento considerado simples, com anestesia local e um pequeno corte (de 1 a 2 cm) por dentro da boca para retirar esse excesso de gordura. Vale ressaltar que o procedimento não causa cicatrizes aparentes, e o pós-operatório é semelhante à extração de um dente do siso.

Nos primeiros dias, deve-se evitar esforço físico, ingestão de alimentos quentes e exposição ao sol. Normalmente, é recomendável que o paciente tenha uma dieta leve e faça compressas de gelo no local, que, provavelmente, ficará inchado por, pelo menos, uma semana.

O tempo de duração da cirurgia é estimado em torno de uma ou duas horas, o que pode variar conforme a experiência do profissional ou outras eventualidades. Mas o resultado só começa a aparecer com a redução do inchaço, após uma ou duas semanas. Muitos médicos fazem sua avaliação final somente depois de seis meses.

Quais as vantagens da bichectomia?

Confira abaixo os principais benefícios que a técnica pode proporcionar.

Melhora da autoestima

Muitas pessoas ficam incomodadas com o formato facial, principalmente pelas bochechas acentuadas. Algumas percebem o aumento desse volume ao sorrir e acabam deixando de exibir um sorriso por ficarem com vergonha da aparência.

Há ainda casos de pacientes que ficam com um rosto mais infantil, mesmo depois de adultos, por conta do volume das bolas de Bichat. Com isso, podem passar por bullying na adolescência.

Desse modo, ao fazer essa intervenção, o paciente passa a gostar mais da própria aparência e pode sorrir sem medo. Com isso, é possível dizer que a cirurgia traz ganhos psicológicos, pois melhora a autoestima e a autoconfiança do paciente.

Resultados rápidos e definitivos

A vantagem é que a bichectomia não deixa cicatrizes aparentes, visto que a incisão é realizada na parte interior da bochecha, uma região que se regenera rapidamente.

Sem contar que os resultados são definitivos e aparecem em poucas semanas após a intervenção cirúrgica.

Harmonização facial

A intervenção deixa as maçãs do rosto mais marcadas e os traços mais delicados, trazendo harmonização e simetria facial, com o diferencial de proporcionar um resultado extremamente natural.

O interessante é que essa é uma cirurgia simples, que você realiza com anestesia local e no consultório do dentista, mas que pode transformar sua aparência.

Estética mais atraente

A bichectomia vai deixar o rosto mais fino, sendo uma alternativa para pessoas que ficam incomodadas com o formato da face mais arredondado e que transmite um aspecto infantil. Dessa maneira, a bichectomia pode deixar a aparência mais atraente, visto que proporciona mais sutileza ao rosto, como um efeito “blush”.

Ganhos terapêuticos

Falamos muito até aqui das vantagens estéticas, mas não podemos deixar de comentar sobre os benefícios terapêuticos da bichectomia. Muita gente, devido às bochechas acentuadas, tem problema na hora da mastigação, já que acabam mordendo essa região, podendo ficar com machucados.

Com a cirurgia, a pessoa pode mastigar com tranquilidade, melhorando sua qualidade de vida e evitando ferimentos nas mucosas bucais.

Quais os riscos e possíveis complicações?

Apesar da simplicidade do procedimento, ele não deixa de ser uma intervenção cirúrgica e, por isso, apresenta riscos de infecção, sangramento etc. Escolher um profissional com experiência e de confiança faz toda a diferença para evitar maiores complicações.

Mesmo que raro, essa é uma intervenção que pode ocasionar lesão de nervos, paralisia facial, assimetria do rosto, entre outros problemas. Por isso, o conhecimento da anatomia da região é fundamental.

Devido a esses fatores, a bichectomia deve ser feita em um hospital ou clínica que apresente todo o aparato necessário para sua realização, e, por ser um procedimento estético, não é comum que os planos de saúde ou convênios liberem a autorização. Vale ressaltar também que o valor do procedimento pode variar muito de acordo com o profissional e o local escolhidos, além da região do país.

Como mostramos neste post, a bichectomia é uma cirurgia indicada para quem fica incomodado com o formato mais arredondado da face, principalmente os pacientes que têm bochechas acentuadas, o que acaba interferindo em cheio na aparência. Os resultados do procedimento trazem ganhos estéticos, deixando a face mais delicada e com as maçãs do rosto mais marcadas.

Gostou de saber como funciona esse procedimento? Ficou com alguma dúvida? É só escrever nos comentários abaixo que, em breve, responderemos!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada