Blog Saúde Bucal

Aparelho transparente? Confira essa tendência!

Um sorriso alinhado e harmônico pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Promove, inclusive, a melhora considerável da autoestima, uma vez que pode influenciar bastante na apresentação pessoal e até mesmo na vida profissional do indivíduo.

Embora nem todos tenham a sorte de nascer com os dentes alinhados, a evolução da ortodontia ao longo dos últimos anos permitiu que os tratamentos de correção dentária pudessem ser cada vez mais acessíveis e eficientes.

Até pouco tempo, muitas pessoas fugiam do aparelho ortodôntico por não existirem opções mais discretas no mercado. Porém, essa realidade mudou com a chegada de alternativas de tratamento bastante discretas e funcionais, como o aparelho transparente.

Pensando no assunto, separamos as principais informações sobre esse tipo de aparelho. Confira essa tendência!

O que é o aparelho transparente?

O funcionamento do aparelho transparente é bastante parecido com o do aparelho fixo convencional. A grande diferença é que os bráquetes (as peças coladas nos dentes e por onde passa o fio metálico) são confeccionados em um material transparente, o que torna seu uso muito mais discreto em relação aos tradicionais bráquetes metálicos.

Geralmente, o material utilizado para a confecção desse modelo de bráquetes é a porcelana monocristalina. Embora seja possível que essa confecção seja feita em outros materiais transparentes, somente a porcelana monocristalina garante a manutenção da transparência e o não amarelamento ao longo de todo o tratamento ortodôntico.

Além disso, é importante citar que esse material possui uma grande resistência, sendo bastante incomum que os bráquetes se quebrem durante o período de uso do aparelho transparente.

Quando o aparelho transparente é indicado?

Por funcionar da mesma forma que o aparelho convencional, as indicações de tratamento para o aparelho transparente são basicamente as mesmas. Pode-se citar como exemplos o alinhamento dentário; a correção de diastemas; o tratamento de mordida aberta, cruzada, profunda ou mesmo o alinhamento mandibular.

Porém, por se tratar de uma opção de tratamento ortodôntico bastante discreta, a utilização de aparelhos transparentes se dá principalmente por aqueles que se preocupam com a estética ao longo do tratamento. Por essa razão, o aparelho transparente é frequentemente utilizado por apresentadores de televisão, atores e pessoas que trabalham com a exposição da imagem.

Quais são as principais vantagens do aparelho transparente?

A principal vantagem do aparelho transparente é a possibilidade de ser praticamente imperceptível a certa distância. Dessa forma, sua utilização é perfeita para aqueles que se sentem velhos demais para usar aparelhos ou que simplesmente querem preservar a estética dental ao longo do período de tratamento estipulado pelo dentista.

Além disso, é possível citar ainda que o aparelho transparente possui as mesmas funcionalidades que o tradicional aparelho metálico. Ou seja, a sua utilização em detrimento da opção metálica não influencia drasticamente no período de tratamento, sobretudo, por já existirem os bráquetes transparentes para aparelhos com o sistema autoligado.

Quais as diferenças entre o aparelho transparente e o aparelho invisível?

É bastante comum que as pessoas confundam o aparelho transparente com o aparelho invisível, outra opção de tratamento ortodôntico disponível no mercado. Porém, as duas opções diferem bastante entre si.

O aparelho invisível consiste numa estrutura translúcida e removível, que é feita a partir de um molde dos dentes do usuário. A partir de um programa de computador, são desenvolvidas várias placas que deverão ser trocadas consecutivamente, de 15 em 15 dias. Dessa forma, os dentes serão alinhados progressivamente, sem que haja necessidade da utilização de estruturas fixas na boca.

Embora essa pareça ser uma opção mais atraente em relação ao aparelho transparente, é necessário pontuar que os tratamentos com o aparelho invisíveis são indicados para casos de desalinhamentos dentários mais simples. Casos mais severos não possuem uma resposta tão eficiente com essa opção, e demandam a utilização do sistema tradicional de bráquetes fixos.

Gostou de saber mais sobre o aparelho transparente? Confira também nosso artigo sobre clareamento dental: antes ou depois de tirar o aparelho ortodôntico?.

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada