Para muitas pessoas, ter dentes sem manchas é um sinônimo de autoestima e qualidade de vida, concorda? Mas, em busca de um sorriso harmônico, alguns pacientes, sem a orientação personalizada de um cirurgião-dentista, recorrem a técnicas alternativas para deixar a dentição mais uniforme e acabam comprometendo a saúde bucal com substâncias abrasivas.
Para esclarecer as dúvidas, este conteúdo explica se o açafrão clareia os dentes, mostrando como é feito o uso de produtos naturais na saúde bucal e as principais qualidades do açafrão — condimento muito usual na culinária europeia e asiática — para o organismo. Ao final, o artigo informa que procedimentos de clareamento dentário são seguros e recomendados por especialistas.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Como é feito o uso de produtos naturais na saúde bucal?
Alguns produtos naturais são usados em tratamentos odontológicos devido à ação antifúngica (evita inflamações e infecções causadas por fungos), antimicrobiana (trata doenças de origem bacteriana) e antineoplásica (inibe o surgimento do câncer), conforme esta pesquisa.
No entanto, embora ervas e compostos naturais sejam uma alternativa para alguns tratamentos bucais, o uso desses produtos deve ser orientado por um cirurgião-dentista, após protocolos seguros e pesquisas científicas sobre os efeitos colaterais da terapia.
Em nenhum caso, o paciente deve experimentar soluções alternativas por conta própria, podendo causar sérios danos à estrutura dentária, ao tecido gengival e à mucosa da boca.
Quais são as propriedades do açafrão?
Conhecido cientificamente como crocus sativus, o açafrão é uma planta usada em preparos culinários desde a Antiguidade, especialmente na região do Mediterrâneo e do Sul da Ásia, onde a especiaria é servida em risotos, caldos, aves e massas.
O açafrão também contém propriedades medicinais, entre as quais destacam-se a ação antioxidante, antibacteriana, anti-inflamatória e digestiva. Mas não há estudos conclusivos sobre o uso dessa raiz para melhorar a saúde bucal ou evitar graves problemas no sorriso.
É seguro usar açafrão para clarear os dentes?
Muitas pessoas se perguntam sobre a eficiência e a segurança ao usar açafrão para clarear os dentes. Na verdade, não existem evidências científicas que comprovem a associação entre o pó dessa raiz, misturado ao creme dental ou na composição do óleo de coco, e o clareamento dentário.
Ao mesmo tempo, o uso do açafrão para clareamento dental pode ser desastroso para o paciente. Ao utilizar o produto natural indevidamente, a pessoa pode desgastar o esmalte do dente, deixando a parte interna da dentição exposta a agentes patológicos.
Antes de pensar em usar o açafrão ou qualquer substância colorida nos dentes, vale esta regra: evite o contato da boca com alimentos e bebidas que sujem qualquer tecido branco, pois há muita chance de os produtos mancharem, também, a dentição.
É possível clarear os dentes com produtos naturais?
Há técnicas disponíveis no mercado odontológico para realizar o clareamento correto e seguro da dentição, mas esse efeito não é conseguido por meio de produtos naturais.
O motivo é que ervas e outros compostos da natureza podem remover a camada de proteção do dente, chamada de dentina, comprometendo não apenas a parte estética, mas também as funções da dentição.
Por isso, antes de pensar em clarear os dentes com produtos naturais ou técnicas alternativas que você encontra na internet, consulte o seu cirurgião-dentista de preferência para saber qual é a recomendação clínica adequada para o seu quadro.
Que alternativas seguras são indicadas para clarear os dentes?
Neste momento, você sabe que não é indicado usar o açafrão e outros compostos naturais para clarear os dentes. Mas quais são os clareamentos dentários disponíveis atualmente nas clínicas odontológicas? Confira!
Clareamento em consultório
O clareamento dentário em consultório, como a expressão pode sugerir, é uma técnica realizada pelo cirurgião-dentista para remover as manchas e deixar o aspecto da dentição mais uniforme.
O diferencial do procedimento é que ele ocorre integralmente na clínica, onde o profissional utiliza uma proporção de gel clareador, protegendo a mucosa da boca e a gengiva e aplicando a substância diretamente nos dentes danificados.
Gel clareador
Por sua vez, o clareamento dentário com gel clareador requer a aplicação de uma moldeira flexível, que é confeccionada de forma personalizada para o paciente. O método depende da orientação profissional para moldar as placas e acompanhar o processo.
Diferentemente do clareamento em consultório, essa técnica deve ser seguida pelo paciente, que utiliza as moldeiras em casa, conforme orientação do cirurgião-dentista, encaixando as placas com gel clareador sobre os dentes.
Contudo, é preciso redobrar os cuidados com esse procedimento, pois quando usado por tempo excessivo, o gel clareador pode causar manchas, pulpite (inflamação na parte interna do dente), sangramento na gengiva, aumento da sensibilidade dental e queimaduras.
Clareamento com LED
Por fim, o clareamento dentário com LED utiliza tecnologia de ponta para remover as manchas e deixar o sorriso mais harmônico, motivo pelo qual é um dos procedimentos mais procurados em clínicas odontológicas hoje.
A técnica, que usa a exposição à luz para ativar o gel clareador na dentição, é conhecida pela eficiência, rapidez e segurança, reduzindo riscos como a alta sensibilidade e o sangramento na gengiva, sem alterar o visível resultado estético.
Por que consultar um dentista sobre métodos para clarear os dentes?
Você já sabe, mas não custa lembrar que o cirurgião-dentista é o único profissional da saúde qualificado para examinar, diagnosticar e tratar condições bucais. Na clínica odontológica, o especialista consegue avaliar se existem doenças que comprometem a estrutura dentária e os tecidos da boca, recomendando técnicas confiáveis para a pessoa ficar com um sorriso saudável.
Neste conteúdo, você descobriu que é falsa a informação de que o açafrão clareia os dentes. Na verdade, a raiz, bastante usada na culinária mediterrânea e indiana, contém uma série de benefícios para o corpo humano. No entanto, quando misturada ao creme dental ou óleo de coco e colocada em contato com a dentição, a planta pode causar sérios riscos à saúde bucal.
O artigo foi realmente útil para você? Caso seja do seu interesse, continue se informando sobre técnicas que mantêm o sorriso mais bonito. Veja, agora, qual é o tipo de clareamento dental mais adequado para o seu caso!