Agende a sua avaliação
Ou agende pelos telefones (11) 2672-5700 - Estado de SP 0800 601 1520 - Demais estados

Agende a sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende a sua avaliação

Entenda como evitar manchas nos dentes



Um sorriso escurecido ou amarelado interfere negativamente na aparência, não é mesmo? Algumas manchas nos dentes são inevitáveis por conta do avanço da idade e até por questões genéticas. Porém, com alguns cuidados, é possível prevenir que outros fatores provoquem mais marcas no esmalte dentário.

Mudanças de hábitos, principalmente na alimentação e higienização bucal, já podem fazer aquela diferença na estética do sorriso. Acompanhe nosso post e descubra como evitar as alterações de coloração nos dentes!

Não fume e modere o consumo de álcool

O maior vilão para as manchas nos dentes é o cigarro — a nicotina deixa o sorriso amarelado e escurecido. Outro hábito ruim, como consumo excessivo de bebidas alcoólicas, também pode alterar a tonalidade dos dentes.

Fique longe desses fatores para, além de garantir dentes mais bonitos, manter o organismo mais saudável, já que o álcool e o tabaco podem causar ainda câncer de boca.

Reduza o consumo de alimentos com corantes

Alguns alimentos deixam o sorriso manchado. É o caso do café, chá, vinho, chocolate, beterraba e açaí, cujos pigmentos podem aderir ao esmalte dentário, sendo difícil retirar com a escovação. Por isso, modere o seu consumo e lembre-se de escovar os dentes após comer esses alimentos.

Produtos industrializados com corantes – como catchup, molho de tomate, molho de soja e doces, entre outros – também alteram a coloração dos dentes. Evitar a ingestão desses itens trará benefícios para a saúde em geral, além de deixar o sorriso mais estético.

Outra dica é ficar longe de refrigerantes, pois a bebida pode provocar erosão do esmalte dentário, situação que facilita o surgimento das marcas.

Não exagere na quantidade de creme dental

Para evitar manchas nos dentes, é fundamental ficar de olho na quantidade de creme dental que as crianças utilizam, principalmente as menores. Isso porque elas podem engolir flúor, o que leva à fluorose.


Agende sua avaliação

Se preferir, agende por Telefone: 0800 601 1520


Essa condição tem consequências futuras: pode deixar os dentes permanentes esbranquiçados ou provocar pequenas manchas no esmalte, que só poderão ser eliminadas com o procedimento de clareamento dental.

Para evitar esse problema, é importante sempre utilizar o creme dental recomendado pelo odontopediatra, que também orientará quanto à quantidade adequada do produto que a criança deve utilizar.

Realize a higienização bucal completa

Ser descuidado com a limpeza bucal pode alterar a coloração do esmalte dentário. Por isso, escove os dentes sempre após as refeições e antes de dormir. Você deve fazer todo o processo com calma, escovando suavemente todas as faces dos dentes com uma escova macia e creme dental com flúor.

Tudo isso é importante para remover a placa bacteriana, pois quando o biofilme não é eliminado, fica endurecido e se transforma no tártaro — o que deixa os dentes escurecidos. Essa camada não pode ser retirada com a escovação, somente com o procedimento de raspagem, realizado no consultório do dentista.

Use o fio dental

Uma situação bastante comum é ver o contorno dos dentes mais escuros e isso acontece porque as pessoas não utilizam o fio dental, ou seja, não retiram a placa entre os dentes e próximo à gengiva. Desse modo, o uso de fio ou fita dental é obrigatório para deixar o sorriso mais bonito e evitar outros problemas de saúde bucal, como a gengivite.

Com algumas mudanças de hábitos, dá para evitar as manchas nos dentes. Caso a tonalidade do seu sorriso esteja interferindo na estética, não hesite em procurar um dentista especializado em clareamento dental e fique de bem com a sua aparência!

Quer mais informações sobre o tratamento para clarear os dentes? Entre em contato com a Sorridents e tire todas as suas dúvidas! 

Postado em 17/04/2019.


Compartilhe

Siga-nos no twitter

Siga-nos no twitter