Blog Saúde Bucal

Gel para clareamento dental: tire agora as suas dúvidas!

A coloração dos dentes é um importante fator para quem busca um sorriso saudável e bonito, mas causas como a ingestão de bebidas como café e vinho tinto, o fumo, o consumo de alimentos com corantes e a má higiene bucal podem levar ao escurecimento ou manchamento dos dentes. Pensando nisso, este conteúdo mostra como o gel para clareamento dental é uma opção interessante para melhorar a estética da boca. 

A seguir, o texto mostra o que caracteriza e como funciona o gel para clareamento dental, quais são os componentes do produto e como os pacientes podem usá-lo em casa. Ao final, o artigo explica, também, quais são os benefícios da técnica, qual é a diferença entre o clareamento caseiro e o processo realizado em consultório e que consequências estão ligadas ao uso prolongado do gel clareador. 

Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é o gel para clareamento dental? 

Inicialmente, é preciso definir o que é o gel para clareamento dental, muito procurado pelos pacientes em consultórios odontológicos. O produto, indispensável para o processo de clareamento caseiro, é composto por uma substância ácida que, ao entrar em contato com a superfície do dente, modifica sua coloração. 

Como o produto age? 

Você deve estar se perguntando agora sobre o mecanismo de ação do gel de clareamento dental, certo? Para entender como ele age, vale saber que o produto é composto por peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, substâncias que produzem uma reação química quando em contato com os dentes. 

Dessa forma, o composto libera oxigênio, quebrando e dissociando as moléculas do pigmento que escurece a superfície do dente (o esmalte dentário). O resultado do procedimento é a rápida melhora da estética do sorriso, o que impacta positivamente na autoestima e na qualidade de vida do paciente. 

Qual a diferença entre os géis clareadores?

Em relação às substâncias ativas do gel, o uso de carbamida amplia o tempo de tratamento para clarear o dente, principalmente quando comparada ao rápido efeito estético provocado pelo peróxido de hidrogênio. Em compensação, a carbamida tende a provocar um clareamento mais duradouro. 

Como os pacientes usam o gel para clareamento dental?

Antes de entender como usar o gel para clareamento dental, o paciente deve ter consciência de que esse processo deve ser feito sob orientação do dentista, para evitar o desgaste do esmalte dentário e possíveis reações adversas decorrentes da ação química do produto na boca. 

Assim, pacientes supervisionados por dentistas podem recorrer à técnica de clareamento caseiro, aplicando o componente químico na moldeira, que é uma peça que aumenta o contato do produto com a região a ser clareada. 

Os especialistas recomendam o uso da moldeira com substância clareadora nos dentes por um intervalo mínimo de 2 a 4 horas diariamente. Ao todo, o procedimento dura em média até um mês para apresentar resultados positivos. 

Quais são os benefícios do gel? 

Sem dúvidas, o principal benefício do gel clareador, seja composto por peróxido de hidrogênio, seja por carbamida, é auxiliar o paciente no processo de clareamento da dentição. Além disso, o procedimento tem um impacto positivo sobre a saúde bucal, já que motiva o paciente a manter um belo sorriso e cuidar mais da higiene bucal.

Existe algum risco atrelado ao uso de gel para clareamento dental?

Uma dúvida comum entre pacientes é sobre os possíveis riscos relacionados ao uso de gel para clareamento dental. A questão é importante mas, geralmente, o produto não traz riscos à saúde. 

A justificativa é de que o gel possui uma proporção adequada de peróxido de hidrogênio ou carbamida, que conseguem melhorar a aparência do sorriso com segurança, desde que haja colaboração do paciente, utilizando a moldeira com o gel no tempo determinado pelo cirurgião-dentista de sua confiança. 

Como o clareamento dental caseiro se diferencia do que é feito no consultório?

O clareamento dental caseiro é feito com o auxílio de uma moldeira, sobre a qual o paciente coloca um gel clareador. O produto, quando em contato com a superfície dentária, remove os pigmentos escuros e tem um efeito clareador na dentição, que tende a manter a coloração com os cuidados diários de higienização oral. 

Por outro lado, o clareamento dental de consultório usa uma substância clareadora mais concentrada que, quando combinada à exposição ao laser, potencializa os resultados do procedimento. Dessa forma, a técnica dura até 1 hora e necessita de até três sessões, realizadas na clínica odontológica durante um mês. Os efeitos do clareamento realizado em consultório são menos duradouros que os do clareamento caseiro.

Qual é a consequência do uso prolongado do gel? 

Não é à toa que o gel para clareamento dental deve ser ministrado pelo paciente após orientação específica do cirurgião-dentista. O motivo é que esse produto, quando utilizado incorretamente, pode aumentar a sensibilidade dentária, causar desidratação dos dentes e até provocar queimaduras no tecido gengival. 

Para você ter ideia, quando usado em um período superior ao indicado pelo profissional, o gel para clareamento dental pode levar, ainda, à pulpite, uma inflamação dos nervos e dos vasos sanguíneos na região do canal dentário. 

No entanto, o gel para clareamento dental, quando utilizado segundo a indicação do fabricante e conforme a orientação clínica, consegue reduzir o manchamento e escurecimento dos dentes, sendo uma ótima indicação para pacientes que têm um incômodo com a estética do sorriso

Você aprendeu, neste conteúdo, o que é, como usar e por que o gel para clareamento dental reduz o escurecimento da dentição, deixando o sorriso com uma aparência bonita e saudável. No entanto, para não sofrer com imprevistos nesse processo, é essencial contar com a orientação do dentista, profissional que orienta o paciente sobre o correto uso da substância clareadora.

Gostou do texto? Se sim, continue se informando sobre as técnicas que melhoram a estética do sorriso. Saiba, agora, como funciona o clareamento dental e para quem o procedimento é indicado!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Publicações Relacionadas

Dicas

Conheça 8 causas do ressecamento labial

O ressecamento labial, comum em diversas pessoas, é uma sensação incômoda. Ele pode aparecer por diferentes motivos – devido a mudanças climáticas, por exemplo –

Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada