Blog Saúde Bucal

Saúde bucal no verão: 4 cuidados indispensáveis nessa época do ano!

O Brasil é um país em que o calor está presente em boa parte do ano, contudo, quando chega o verão, ele se intensifica ainda mais. Com isso, nessa época, as pessoas aumentam o consumo de sorvetes, bebidas geladas e picolés, que podem ser prejudiciais aos dentes.

Por isso, é fundamental conhecer algumas dicas para manter a saúde bucal no verão e se prevenir contra as cáries e a erosão ácida, problemas que surgem com frequência durante essa estação.

Ficou interessado? Quer conhecer alguns cuidados que devem ser tomados com a saúde bucal no verão? Então, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Cuide da hidratação

O primeiro cuidado para curtir o verão e manter a boa saúde bucal é ter atenção com a hidratação, já que a alta temperatura faz com que o corpo perca sais minerais e água por meio do suor. Sem a reposição adequada, o nível de água do organismo diminui, o que provoca a desidratação.

Esse desequilíbrio causa vários problemas, como a diminuição da resistência física e da imunidade. Por consequência, o indivíduo fica mais propenso a desenvolver infecções, como a herpes. Além disso, a falta de água no corpo diminui a produção de saliva, dificultando ações como falar, engolir e mastigar. Por isso, beba bastante água (cerca de 2 litros por dia).

2. Evite alimentos açucarados

Sorvetes, picolés e refrigerantes devem ser consumidos moderadamente, pois o açúcar presente nesses alimentos faz com que a saliva se torne ácida, o que provoca uma desmineralização do dente. Com isso, as cáries podem surgir com uma facilidade maior.

Sendo assim, tente substituir essas guloseimas por frutas como kiwi, pera, coco, morango, manga e maçã. Como são ricas em fibras, elas auxiliam na remoção da placa dental durante a mastigação.

3. Tenha sempre um kit de higiene bucal com você

Durante o verão, é comum que as pessoas fiquem mais tempo na rua durante os dias. Passeios ao ar livre, clubes e praias podem fazer parte da rotina. Portanto, lembre-se de sempre levar com você um creme dental, escova com cerdas macias e uma garrafinha de água.

Além de ajudar a manter o bom hálito, esse hábito evita o surgimento de alguns problemas bucais, como cáries, gengivite e periodontite.

4. Tome cuidado com a acidez

A saúde bucal pode ser prejudicada em decorrência da ingestão de refrigerantes, isotônicos e frutas ácidas uma vez que a acidez presente nessas bebidas pode alterar o pH bucal, deixando a região propícia para o surgimento de sensibilidade, cárie e erosão dentária.

Assim, uma boa opção é limpar os dentes após consumir essas bebidas. Contudo, nesse caso, faça somente um bochecho com água e espere cerca de 30 minutos para escovar os dentes. Isso acontece porque a escovação após a ingestão desgasta a dentição, que já está frágil pelo ácido.

Agora que você já sabe como manter a saúde bucal no verão, lembre-se de beber muita água durante o dia, evitar alimentos com açúcar e escovar os dentes com frequência. Além disso, marque uma consulta com um dentista de confiança para que ele possa tratar eventuais problemas bucais.

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro das nossas publicações? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada