Ter a própria empresa é o propósito de várias pessoas, porém, poucas delas realmente conseguem superar os desafios e desenvolver uma organização bem-sucedida. Nesse sentido, abrir o negócio a partir de uma marca reconhecida no mercado é bem mais simples do que iniciar do zero.
Assim sendo, o mercado de franquias tem aumentado cada vez mais no Brasil. Atualmente, o setor apresenta um grande número de opções de escolha.
Se por um lado isso é bom, por outro lado, se o empreendedor não procurar por informações, isso pode ocasionar um grande transtorno. Por isso, o diferencial consiste em escolher uma franquia com marca já estabelecida no mercado.
Dessa maneira, sabendo da importância do tema, preparamos este post com 6 vantagens de investir em uma franquia com marca reconhecida. Confira!
1. Empresa testada e aprovada
Os modelos de franquias já são testados, e quando você decide investir em uma empresa que já deu certo, a chance de sucesso é bem maior do que começar tudo do zero.
Entretanto, é fundamental trabalhar muito e seguir o modelo proposto pelo franqueador. Porém, certamente, isso exige menos esforços do que montar uma empresa e criar a própria marca.
No modelo de franquias, o investidor já adquire uma parte de um negócio que já funciona e seu trabalho passa a ser o de dar sequência aos processos para que eles possam se desenvolver de forma sustentável.
2. Suporte completo e constante
Com uma franquia conhecida do mercado, o empreendedor e sua equipe recebem treinamentos para conseguirem se adequar ao padrão da organização, além disso, são apoiados pela franqueadora para se desenvolverem junto com a marca.
Os treinamentos são constantes, o que torna possível que a empresa desenvolva cada dia mais. Outro diferencial importante para o sistema de franchising é quanto ao suporte jurídico e contábil.
Já que os franqueadores têm conhecimento a respeito desses assuntos, e quando não são capazes de oferecer esses serviços, com certeza, saberão direcionar as demandas para empresas que prestam apoio necessário, ajudando na administração do franqueado.
3. Custos reduzidos
Outro importante atrativo de investir em uma franquia com marca reconhecida é a chance de diminuir os custos, tanto nas despesas do dia a dia das operações quanto no que se refere ao investimento inicial.
Quem trabalha com produtos necessita ter um estoque, ele já representa um investimento muito expressivo. Pois, além de precisar comprar mercadorias, é necessário ter um espaço adequado para armazená-las. Isso sem considerar que produtos físicos, principalmente os perecíveis, exigem cuidado no manuseio e um gerenciamento constante.
As franquias desse modelo não precisam se preocupar com essas adversidades, pois o franqueador é responsável por todos esses produtos. Além disso, elas conseguem ter despesas reduzidas com mobiliário, layout, equipamentos e outros elementos que são primordiais para o progresso de uma empresa.
Ademais, é necessário frisar a respeito dos fornecedores que abastecem as unidades da franquia, normalmente são os mesmos, para que seja possível seguir um padrão entre serviços e produtos ofertados. Em vista disso, o volume de compra é alto, o que diminui consideravelmente os custos.
4. Reduzido esforço com marketing
Ter uma marca conhecida significa contar com departamentos de marketing ou publicidade. Desse modo, eles contribuem na divulgação da organização que, naturalmente, se torna conhecida diante o público.
Visto que, constantemente, o marketing da franquia está realizando inovação, elaborando novas apresentações e novos produtos que possam alcançar as vontades e necessidades dos clientes, é preciso salientar, por exemplo, que uma franquia odontológica precisa, progressivamente, alternar planos de melhorias nos seus processos. Assim, elas que poderão conseguir mais pacientes para as clínicas.
Logo, o marketing é dos fatores essenciais para o sucesso de uma instituição. Contudo, criar uma estratégia mercadológica é algo que requer conhecimento e tempo.
Dessa maneira, ao optarem por investir em uma franquia com marca reconhecida, os empreendedores já recebem todo o plano de marketing bem delineado. Sendo assim, tê-lo pronto é um grande diferencial competitivo.
5. Estudo de investimento e cenário financeiro
O estudo do cenário financeiro da organização consiste em uma atividade muito importante, todo empreendedor deve realizar essa ação antes de começar qualquer negócio. Nesse contexto, são exemplificadas várias situações previsíveis de como o negócio pode se comportar em relação às finanças.
Nessa perspectiva, no sistema de franchising, os franqueadores têm condições de aproveitar o histórico dos próprios estabelecimentos e de outras franquias para elaborar o cenário financeiro mais adequado à realidade da organização.
Desse modo, quem deseja investir em uma franquia com marca reconhecida como sua primeira empresa, deve fazer somente um plano financeiro pessoal. Posto que todos os possíveis cenários serão avaliados pelo franqueador.
6. Maior segurança
Geralmente, os riscos relacionados à compra de uma franquia com marca já reconhecida no mercado são reduzidos. Isso porque o histórico comercial da organização pode ser previamente avaliado pelo investidor, que depois poderá ou não decidir por sua aquisição. Por terem uma maior experiência prática, franquias mais conhecidas tendem apresentar certas adaptações a determinados mercados.
É fundamental lembrar que, é preciso realizar uma pesquisa sobre a franquia que deseja investir, com o objetivo de levantar todas as informações pertinentes para a abertura do negócio e, consequentemente, para o progresso da organização.
Embora muitos empresários tenham dinheiro suficiente para investir na criação de um negócio, isso não quer dizer que ele conseguirá obter sucesso. Dessa forma, formatos como franquias costumam ofertar mais segurança aos empreendedores iniciantes.
Nessa lógica, investir em uma clínica odontológica com marca conhecida pelo público garante grandes vantagens competitivas para a sua empresa. Por exemplo, a Sorridents é uma das maiores redes de clínica odontológica da América Latina. Com seus modelos de franquias, hoje, a rede é formada por 179 clínicas espalhadas por todo o Brasil.
Portanto, ao preferir uma franquia com marca reconhecida, os seus pacientes já terão conhecimento sobre os serviços oferecidos pelo seu consultório. Dessa forma, esse modelo de negócio coloca seu empreendimento na frente de outros do mesmo segmento.
Nosso artigo foi esclarecedor e útil para você? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações a respeito? Então, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.