Blog Saúde Bucal

5 dicas de saúde bucal que você precisa conhecer agora!

5 DICAS DE SAÚDE BUCAL QUE VOCÊ PRECISA CONHECER AGORA!

Sabemos que a maioria das pessoas cuida do corpo e da aparência. Mas e no caso da saúde bucal? Você se preocupa em manter os dentes saudáveis? Vai ao dentista com regularidade? Faz a escovação com a frequência certa? Evita comer doces?

Seja por falta de tempo, seja por achar que os problemas bucais são simples de resolver, o fato é que muita gente descuida da saúde dos dentes. No entanto, com medidas simples na rotina você garante um sorriso bonito e livre de doenças. Quer ficar por dentro de 6 dicas de saúde bucal? Então, confira nosso post!

1. Consuma alimentos ricos em fibras

As fibras dos alimentos não fazem bem apenas para a nossa digestão, auxiliam também na saúde dos dentes. Ingerir refeições com mais fibras significa que o alimento será mastigado por mais tempo, ajudando na retirada de todas as impurezas aderidas ao dente. Portanto, inclua frutas, verduras, raízes, cereais e outros alimentos fibrosos em seu cardápio.

2. Use o fio dental

As pessoas têm certa resistência para usar o fio dental. Algumas não têm paciência para passá-lo entre os dentes, outras o acham desnecessário. Porém, uma das dicas de saúde bucal é incorporar esse hábito, porque ele é extremamente importante para um sorriso bonito.

A nossa escova de dente, por mais macia e tecnológica que seja, não consegue alcançar alguns locais da boca, principalmente os espaços entre os dentes. Restos de comida ficam entre um dente e outro e somente o fio dental consegue removê-los de maneira eficiente.

Então, não tenha pressa na escovação e passe o fio dental entre todos os dentes pelo menos uma vez ao dia. Essa é uma medida que vai evitar a cárie e a gengivite.

Para toda a família

Esse cuidado vale para toda a família, por isso inclua o fio dental na limpeza bucal do seu filho. Os dentes das crianças menores devem ser limpos com esse item por um adulto. Já, no caso das maiores, os pais podem ensinar como usar e supervisionar a higienização.

Você encontra, em farmácias, tipos de fios voltados para o público infantil, que são coloridos e têm sabores agradáveis.

3. Evite comer doces

Moderar o consumo de doces traz benefícios para a saúde em geral: ajuda na perda de peso, previne o diabetes e melhora a saúde bucal. Esses alimentos, apesar de irresistíveis, são um prato cheio para as bactérias que formam a cárie. Assim, quanto mais doces você consome, maior será a proliferação de bactérias.

Ninguém precisa se privar do chocolate ou do sorvete, mas a dica é consumir com moderação. Você pode estipular que essas tentações só serão consumidas nos finais de semana, por exemplo. E, sempre que possível, lembre-se de fazer a escovação após comer doces para retirar o açúcar da boca.

Doces e crianças

Os pais devem ter atenção maior com as crianças, pois elas não se lembram de fazer a higienização bucal. Além disso, tendem a exagerar com as guloseimas, principalmente aquelas que ficam mais grudadas entre os dentes.

Então fique atento quando seu filho consumir doces para que seja feita a limpeza bucal na sequência.

4. Escove os dentes sempre após as refeições

Você acordou, escovou os dentes, tomou o seu café da manhã e foi direto para o trabalho. Parece familiar? No entanto, o que há de errado nessa rotina? Faltou voltar ao banheiro após a refeição e escovar os dentes novamente para retirar os restos de comida.

Uma das principais dicas de saúde bucal é escovar os dentes sempre depois de comer qualquer coisa. Mesmo aquele lanche da tarde, nem que seja só uma fruta, exige a limpeza dos dentes na sequência. Os alimentos contêm açúcares, que viram fonte de alimento para bactérias que lesionam os dentes.

Para uma boa higienização bucal, você deve utilizar uma escova de cerdas macias. Faça movimentos circulares em todas as faces dos dentes para retirar os restinhos de comida. Utilize um creme dental com flúor, mineral que protege contra as cáries.

Creme dental para as crianças

No caso das crianças menores, é importante que utilizem um creme dental com flúor, porém é preciso atenção. Isso porque elas não sabem cuspir e a ingestão da substância pode provocar a fluorose. Essa condição acarreta manchas brancas nos dentes permanentes e exige tratamento.

A recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria é o uso de pasta com concentração de flúor entre 1000 e 1100 ppm. O cuidado deve estar na quantidade de creme dental: para crianças até 3 anos o equivalente a um grão de arroz cru; para as maiores (3 a 7 anos), o equivalente a um grão de ervilha cru. Em caso de dúvida, sempre peça orientações ao odontopediatra.

5. Tenha cuidado com as próteses

Quando se fala em dicas de saúde bucal, não dá para deixar de lado as próteses móveis. As pessoas que fazem uso dessa peça, como é o caso da maioria dos idosos, devem estar atentas com sua higienização. Assim, evitam o mau hálito e outros problemas bucais. A limpeza deve ser diária, com uma escova de cerdas macias e sabão neutro. Você pode também utilizar soluções efervescentes próprias para a limpeza desse produto.

Mas nunca utilize água quente, pois a prótese pode se deformar, causando problemas no encaixe. Outro cuidado é não deixar a prótese ressecar. Então, ao retirá-la, principalmente para dormir, coloque-a em um recipiente com água. Para garantir que a peça esteja sempre em boas condições e bem ajustada, não deixe de visitar o dentista com regularidade.

6. Visite o dentista regularmente

Você faz os exames de rotina, como o de sangue e o cardíaco, tudo no tempo certo e segue as orientações médicas? Mas e o dentista? Há quanto tempo você não vai a uma consulta? Esse profissional deve ser visitado por toda a família, pelo menos, a cada 6 meses.

Dessa forma, você consegue evitar danos maiores, como a formação de uma cárie, a necessidade de fazer uma obturação ou canal, ou mesmo a perda de um dente. O mau hálito também é algo que causa muito incômodo e pode ser resolvido facilmente caso o problema seja bucal.

Cuidar da aparência e da beleza nunca foi tão importante quanto nos tempos atuais. Porém, é preciso ter em mente que um rosto bonito também se faz com dentes saudáveis. Seguindo essas dicas de saúde bucal você certamente cuidará muito bem do seu sorriso.

Agora que você já viu como manter os dentes sempre saudáveis, vai gostar de saber como cuidar da saúde bucal para ter um sorriso perfeito!

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada