Blog Saúde Bucal

Como limpar prótese dentária

Preparamos uma leitura especial para você que usa prótese dentária.

Você sabia que muitas pessoas tem dificuldade em realizar a higienização desta peça protética? 

Sim, isso mesmo. A prótese é um elemento fundamental na reabilitação de elementos dentários perdidos e auxilia muitas pessoas quando o dentista avalia a sua necessidade.

 

A Sorridents quer ter sucesso junto com você nesta missão e por isso, separamos algumas dicas de como limpar prótese dentária com eficiência, rapidez e praticidade.

O saber limpar é fundamental para evitar uma série de problemas posteriores que irão acometer a sua cavidade bucal. Por isso, a preocupação com a higiene é fundamental para que o desempenho da dentadura continue impecável. Evitar a formação de placas dentárias e o acúmulo de resíduos vai fazer com que o item tenha uma durabilidade muito maior.

É preciso ter uma arcada funcional, que seja capaz de harmonizar sua oclusão para que sejam resolvidos os desafios do dia a dia, principalmente o da mastigação e deglutição, sendo assim, isso será um dos resultados vitais para que a qualidade de vida do paciente continue em um excelente nível.

A conservação da prótese fará com que você mantenha o hálito puro, e você poderá exibir dentes mais brancos e sorriso com ajuste perfeito.

Apenas para lembrar, uma vez que não seja feita uma higiene adequada, teremos o acúmulo de bactérias nas partes da peça protética, principalmente nas partes com saliências de palato e anatomia entre os dentes, que em contato com a cavidade bucal poderá trazer infecções e inflamações indesejáveis.

Assim como os dentes naturais, as próteses exigem cuidados para a sua boa conservação. Quanto maior a atenção aos detalhes, melhores condições a peça protética vai se apresentar.

Como limpar prótese dentária flexível

Inicialmente….

O primeiro passo para uma  limpeza, é ter os produtos corretos para sua execução. Na Sorridents você será atendido por dentistas especializados em orientá-lo em como fazer essa higienização e quais os produtos mais adequados a serem usados para cada peça protética. O mercado apresenta uma ampla variedade de escovas para a realização desta limpeza, mas será uma tarefa difícil sem orientação.

Desta forma, com as recomendações você poderá usar o produto que lhe será útil para evitar a formação das placas e também vai remover os resíduos mais pegajosos que podem ter ficado presos na sua prótese.

As escovas específicas para limpeza das próteses são um pouco maiores que as convencionais, podendo ser usadas sem dificuldade e tendo a certeza que irão realizar uma limpeza diferenciada, eliminando assim as bactérias que possam estar presentes.

Com a presença de cerdas regulares, estes modelos de escovas são mais eficientes na limpeza e ainda evita que as resinas sejam removidas, danificando a prótese. Desta maneira, o aspecto da prótese continua intacto e sem danos depois da lavagem.

Outros produtos podem ser aplicados neste momento, como os sabonetes glicerinados. Devemos ter cuidado para que os produtos aplicados não deixem gostos ou odores indesejáveis ao paladar da nossa boca. Salientamos que deve-se ter cuidado ao aplicar pastas de dente nas prótese, as mesmas utilizadas para a limpeza dos dentes permanentes, pois elas possuem componentes abrasivos que podem danificar a prótese de forma rápida.

Ao comprar uma pasta específica, siga a orientação do seu dentista para que não ocorra nenhum dano a sua peça protética. 

Frequência

Assim como todas as vezes que ingerimos alimentos, seja nas refeições ou fora delas, devemos ter o costume de escovar os dentes, para as próteses isso não muda. Após ser reabilitado com uma prótese dentária, é fundamental que você seja orientado pelo dentista quais serão os meios para a realização deste procedimento. Nós, da Sorridents, temos excelentes profissionais que estão aptos a lhe receber e orientar quais serão as maneiras corretas para a realização deste limpeza. Isso deve-se repetir em todos os momentos do dia, independente do que foi ingerido, e principalmente após as refeições. 

Entendemos que, na correria do dia a dia, seja um desafio escovar a prótese toda vez que se ingere um alimento. O importante é que, pelo menos, você passe um pouco de água para que os acúmulos não aconteçam. Desta forma, será mais simples fazer a higienização em outro momento.

Antes de iniciar o processo de higienização, verifique se você está em um ambiente propício. Lugares sujos podem gerar ainda mais bactérias em sua prótese, tornando a missão ainda mais complicada.

Use sempre uma toalha para o amortecimento em caso de queda e aplique todos os recursos de forma correta. Segure firme para que não escape e escove todas as superfícies envolvidas.

Higiene bucal

A higienização perfeita é deixar a sua boca limpa da mesma maneira que para a prótese. A cavidade bucal, quando reabilitada, recebe a presença de uma prótese. Após instalada faz parte do sistema desta boca, sendo assim, ambas devem manter-se limpas e bem higienizadas para que nenhuma das partes prejudique a outra. Dessa forma, a proliferação de germes e bactérias é combatida de início, deixando com que a prótese e cavidade bucal sejam expostas a menos riscos infectados por bactérias.  

Precisamos informar que além da prótese, a cavidade bucal como um todo deve ser higienizada com extrema frequência, sendo partes como a língua, a gengiva e o palato ser escovadas. Este tipo de higienização deve ser extremamente consistente e com alta frequência.

Para a realização da limpeza da cavidade bucal existem diversos cremes dentais com suas características específicas para atender o que o paciente deseja. Nesse caso, é possível escolher o modelo de sua preferência.

Finalmente, depois de deixar a boca limpa é que a prótese deve ser encaixada novamente. É importante que todo o procedimento também se repita após as refeições, evitando que a área não fique limpa por um longo período de tempo.

Conservação

Para quem foi reabilitado com próteses móveis é muito importante seguir uma série de cuidados com a higiene também. Dormir com a prótese na boca, por exemplo, pode gerar diversas complicações para a gengiva.

Por isso, fique atento ao modo como se manipula a prótese. A peça protética precisa ser manipulada e higienizada de maneira correta para que prolongue sua vida útil.  

A melhor maneira de se realizar este processo é contando com caixinha acrílica especial, como aquelas que acompanham os aparelhos móveis. Mas existem outros recursos para quem quer guardar o item de uma maneira prática. O pote de vidro também pode ser usado, desde que o recipiente e a prótese estejam totalmente secos após a utilização.

Como limpar próteses fixadas

 

As próteses fixas são um capítulo diferente nesta nossa leitura. As pessoas que foram reabilitadas com essas próteses receberam dentes fixos artificiais e devem cuidar deles praticamente como os elementos verdadeiros. As dicas anteriores não servem para essa nova etapa.

As pontes e coroas devem ser escovadas como se fossem dentes naturais também, deixando com que toda a arcada permaneça limpa. Porém, indicamos que você consulte um dentista em uma de nossas clínicas da Sorridents  para saber mais sobre escovas, cremes e fios dentais específicos para o caso e para aprender a usá-los também de forma adequada, pois esses profissionais lhe ajudarão na melhor maneira de fazer isso. 

Se por acaso ocorrer um movimento errado da escova de dente, poderá gerar lesões na gengiva, o que deixará de proporcionar um encaixe perfeito. Portanto, peça a seu dentista para lhe orientar com uma técnica de escovação mais adequada, evitando assim a ocorrência de lesões. 

Dessa forma, será possível obter uma rotina normal, podendo tratar os dentes implantados como se fossem naturais. Porém, as escovações logo após as refeições também são extremamente indicadas.

Como limpar prótese dentária com bicarbonato

Existem substâncias comumente usadas para a limpeza e desinfecção das manchas nas dentaduras, que é o bicarbonato. 

Mas é importante que não seja feito o uso frequente dessa substância. O bicarbonato pode desgastar o acrílico de forma muito rápida, assim como afetar as resinas e os outros componentes presentes na prótese.

A ideia é realizar a higienização com esta substância (bicarbonato)  por volta de três vezes por semana, garantindo uma limpeza eficiente e prática. Não se esqueça de que as outras etapas da limpeza bucal e a escovação da dentadura terão que continuar sendo realizadas.  

 

Como o bicarbonato deve ser usado na higienização da prótese

A receita é simples, basta mergulhar a prótese em um copo de água gelada com 10 gramas de bicarbonato. Orientamos que, para este procedimento, a dentadura deve ter sido higienizada anteriormente. Em meia hora, será possível obter uma prótese ainda mais resistente e limpa. Ela pode ser colocada novamente na boca depois de ser extremamente lavada com água, garantindo que os resíduos de bicarbonato não estejam presentes.

Como escovar prótese dentária com limão

Se pensarmos no limão como uma fruta que higieniza, pode soar estranho, mas a presença do limão neste tipo de procedimento tem uma base extremamente forte. O fruto, segundo estudos, ajuda a remover as manchas que ficam impregnadas na dentadura, além de agir como poderoso desinfetante.

O procedimento consiste em: espremer o suco do limão em um recipiente, molhar uma escova e seguir a escovação com extrema atenção. O cuidado é fundamental para que o exagero neste procedimento não deixe marcas na dentadura.

Logo após a escovação, é fundamental fazer uma lavagem completa com água limpa e corrente. Todo o suco do limão deve ser removido, pois, além de deixar marcas, o ácido envolvido na operação pode gerar um desgaste ao ficar por muito tempo na prótese.

Como limpar prótese dentária com água sanitária

A água sanitária também pode ser extremamente útil ao limpar prótese dentária. A indicação dos dentistas é usar este elemento em apenas uma higienização por semana, evitando que a solução seja aplicada com grande frequência.

A ideia é misturar água oxigenada ou sanitária em um copo de água, deixando a dentadura de molho por 30 minutos. Ao terminar, é preciso lavar mais uma vez com uma boa quantidade de água, removendo resíduos para que a substância seja removida por completo, evitando assim agredir a mucosa bucal.

Esta ação será responsável por deixar a prótese um pouco mais clara, gerando um sorriso mais bonito. É importante focar neste procedimento para a remoção de pequenos germes, que não se deslocam com outros tipos de lavagem.

Os pacientes também apontam uma mudança no próprio hálito, dizendo que há uma melhora após o uso da água sanitária. Lembramos que a ação também combate o nascimento de tártaros e placas bacterianas que se instalam na cavidade bucal.

A frequência da limpeza, incluindo o uso semanal da água sanitária, é importante para evitar problemas maiores, sendo um deles a chamada gengivite, que cresce a tal ponto que o próprio usuário não consegue mais fazer a higienização sozinho e usar a prótese. A solução, nestes casos, é procurar um dentista para realizar o tratamento adequado para este prognóstico.

Como limpar prótese dentária com água oxigenada

É praticamente o mesmo processo realizado com a água sanitária. Todos os cuidados devem ser repetidos, como a necessidade de se realizar o procedimento em apenas uma higienização por semana. Vale destacar, também, que o uso da água oxigenada não acompanha o da água sanitária. Caso você esteja usando um, pode descartar o outro por algum tempo.

Esse é um conselho importante para que não apareça algum problema relacionado ao desgaste. Fazendo os dois procedimentos, já seriam duas limpezas profundas na mesma semana, o que fatalmente traria consequências à prótese.

Outra dica importante é não exagerar na quantidade de água sanitária (apenas 1 colher de chá do produto). É fundamental que a diluição em água seja completa, evitando futuros problemas.

https://www5.bahiana.edu.br/index.php/odontologia/article/viewFile/683/515

Outro ponto que precisa ser observado é a necessidade de se deixar a solução agir por apenas 30 minutos por semana. Um período maior vai complicar a prótese no momento da lavagem final.

Como tirar manchas de prótese dentária

Para evitar a formação de manchas ou até removê-las da prótese dentária, existe uma série de produtos altamente eficientes.

Um deles é o pó para limpeza de dentaduras. É possível encontrar este item em lojas especializadas ou até em algumas farmácias. Vale a pena pedir uma indicação ao dentista para conseguir o produto.

Após mergulhar a dentadura nesta solução, é preciso esfregar, com muito cuidado, a superfície dos dentes. A dica é abusar dos movimentos circulares, fazendo com que a sujeira saia de modo facilitado.

Na hora de realizar essa limpeza, é fundamental observar os dentes, verificando se a solução está limpando adequadamente.  É normal, por conta da distância, que as manchas começam a se formar principalmente no fundo da arcada. 

Outro caminho é polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio em uma escova. Com um pouquinho de água, algo como duas ou três gotas, é possível obter uma mistura parecida com uma pasta. Use-a com cuidado para efetuar a escovação.

Também são confeccionadas pastilhas próprias para este tipo de procedimento. É encontrada em lojas especializadas e diluída em água, aplicando a dentadura por um período específico. Os resultados também serão excelentes!

Uso do vinagre para limpeza da prótese

 

Como limpar prótese dentária é uma ação que pode envolver diversas opções, uma das mais populares é o vinagre. Basta repetir o mesmo procedimento realizado com o limão.

Porém, é preciso ter muito cuidado com a lavagem final. O vinagre pode deixar manchas amarelas caso a remoção não seja completa.

Por outro lado, esse elemento traz uma consistência muito maior para a dentadura, além de eliminar germes de uma maneira extremamente eficiente.

Algumas pessoas costumam deixar a dentadura repousar no vinagre, mas esta atitude não é indicada pelos profissionais.

A aplicação deve ser feita por meio da escova, em movimentos circulares. Após a escovação, é muito importante fazer uma boa lavagem com água para voltar a usar.

Outros cuidados básicos

Evite deixar a prótese em um ambiente muito seco, pois isso pode prejudicar a estrutura da prótese. Aconselhamos que quando a prótese não estiver na boca, dev -se deixar mergulhada num recipiente com água em temperatura ambiente para que esta parte acrílica da peça não sofra distorções. 

Outra dica importante é evitar o uso de água morna ou quente. Quanto mais gelada, as chances da prótese sofrer alguma deformação diminui consideravelmente. Sendo assim, caso ocorra distorções, poderá comprometer o encaixe dela na sua boca.

Porém, não é só isso que pode deixar a sua prótese desencaixada. Com o passar do tempo, a boca vai mudando e é fundamental checar com um profissional a necessidade da troca. Essa atitude pode gerar uma adaptação muito mais tranquila.

Além da higienização completa e eficiente, não abra mão do uso do fio dental nos dentes permanentes. É importante destacar que o fio dental alcança pontos muito difíceis em relação ao desempenho da escova. Por isso, após fazer a limpeza, aplique o fio, deixando assim seu dentes permanentes ainda mais limpos.

Entendeu como limpar prótese dentária é muito importante para a saúde? Com isso, você não terá somente um sorriso bonito, como também um hálito melhor e uma qualidade de vida inquestionável. Redobre os cuidados com a sua dentadura hoje mesmo! E a qualquer dúvida, nós da Sorridents, estamos aqui para orientá-lo e melhor atendê-lo.

 

Pesquisar

Categorias

E-Books

Redes sociais

Agende a sua avaliação!

 Nome*
 E-mail*
 Telefone*

Agende pelos Telefones

Capitais e Regiões Metropolitanas

(11) 4003-7514

Demais Regiões

0800 729 1714

Publicações Relacionadas

Entre em contato

Você está procurando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua saúde bucal? Então não perca tempo! Venha conhecer a Sorridents, a sua clínica odontológica de confiança.





Encontre a Sorridents mais perto de você!

Finalize seu Agendamento

Pesquise a unidade desejada abaixo. Depois, selecione a clínica escolhida para conferir as datas disponíveis para agendamento.

Carregando Unidades...
Nenhum horário disponível para a data selecionada